Skip to main content
Fontes termais de água mineral
1 de 1
  • Estados:
    Flórida

Este antigo sumidouro transformado em piscina natural com propriedades de cura é um tesouro de achados arqueológicos e, segundo crenças passadas, a Fonte da Juventude.

Quer saber onde é possível relaxar banhando-se em uma fonte termal de águas minerais nas quais arqueólogos encontraram ossos de um homem de 11.000 anos, uma preguiça-gigante e um tigre de dentes de sabre? Na Flórida, é claro.

As Warm Mineral Springs (Fontes termais de água mineral) em North Port, Flórida, são um sumidouro natural formado pelo desmoronamento de uma caverna subterrânea há mais de 30.000 anos. A fonte de água principal é uma passagem situada a mais de 60 metros abaixo da superfície, responsável por bombear diariamente cerca de 76 milhões de litros de águas termais mineralizadas. Sob grande pressão, a água geotérmica é aquecida a 97 graus, mas resfria para cerca de 85 graus em diversas pequenas cavernas abaixo da superfície da água.

Túmulos antigos e a Fonte da Juventude

Ao explorar as águas na década de 1950, o arqueólogo William Royal descobriu evidências de ossos e artefatos de pelo menos sete pessoas, além de um pedaço de madeira parcialmente queimado com 10.000 anos de idade, segundo a datação por carbono. De início, a comunidade arqueológica rejeitou seu trabalho, pois pesquisas anteriores fixaram a chegada de humanos à Flórida há apenas 7.000 anos; entretanto, após estudos posteriores, suas descobertas passaram a ser amplamente aceitas. Tempos depois, durante uma escavação, foi encontrado um corpo enterrado entre estalactites que se supõe ser o achado intencional mais antigo da América do Norte em termos de restos mortais.

Na década de 1960, o local das fontes termais foi transformado em spa para tratamento da saúde e, até hoje, atrai muitos aos poderes restauradores de suas magníficas águas minerais. Na verdade, acredita-se piamente ser esta a lendária Fonte da Juventude que o conquistador espanhol Ponce de Leon procurou com tanto ardor na Flórida quando morreu. Hoje, as fontes termais permanecem abertas como spa natural, apesar da criação de dispositivos para proteção do lugar devido à sua importância arqueológica.

O que você deve saber antes de ir

Localizados a pouco mais de um quilômetro e meio ao norte da U.S. 41. Pegue a Interstate 75 rumo à Saída 191, River Road. Pegue a 41 para Ortiz Blvd e siga pela Ortiz até a San Servando Ave. O spa fica aberto diariamente das 9h às 17h. A entrada para um dia custa US$ 20 para adultos não residentes e US$ 15 para moradores locais. Há também serviços de spa disponíveis mediante reserva com antecedência. Gostaríamos de preveni-lo que as fontes exalam um forte odor de enxofre.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações

Tópicos relacionados: