- Estados:
- Pensilvânia
Filadélfia, Pensilvânia: O berço da democracia norte-americana... e a lendária cheesesteak
A cantora e compositora francesa, Laetitia Sheriff, está a viajar pelos EUA na senda da música, da história e da cultura. Filadélfia, na Pensilvânia, é o lugar onde começou a modernização da América, por isso, foi o destino final adequado nesta viagem.
Filadélfia é o lugar onde os Pais Fundadores dos Estados Unidos se encontraram; onde, em 1776, assinaram a Declaração de Independência; e, em 1787, a Constituição.
"Vagueando por Filadélfia, pode-se sentir a sua importância histórica", explica Laetitia. "As ruas são perfeitas para um passeio à tarde, explorando locais icónicos como a casa de Betsy Ross, criadora da primeira bandeira americana, e as belas ruas de paralelepípedos do Beco de Elfreth.
Filadélfia tem uma lista de estreias ilustres: tem o primeiro hospital, o primeiro teatro, o primeiro jornal diário, o primeiro computador e até primeiro jardim zoológico dos Estados Unidos. Esta precocidade está de acordo com o espírito pioneiro em que foi fundada por William Penn, que, tendo experimentado a perseguição religiosa, queria que a cidade fosse um lugar tolerante e sem medo de fazer as coisas de maneira diferente. O nome deriva inclusive das palavras do grego antigo irmão (adelphós) e amado (philos).
Hoje em dia, a tolerância e a inovação ainda são visíveis em toda a parte, desde o grande Sino da Liberdade da cidade, um símbolo emblemático da independência americana, até à jóia criada pela comunidade: os Jardins Mágicos.

O Cheesesteak de Filadélfia
Junto com o Sino da Liberdade e a série dos filmes "Rocky", o Cheesesteak de Filadélfia é uma das coisas mais conhecidas desta cidade da Pensilvânia.
Um cheesesteak é um pãozinho longo, de preferência um suave pão italiano, recheado com carne de vaca salteada e queijo derretido. Outras coberturas podem incluir cebolas fritas, cogumelos, ketchup, mostarda e pimentos quentes ou doces.
O cheesesteak foi inventado em 1930 por Pat Olivieri, um vendedor de cachorros-quentes. A lenda diz que foi um motorista de táxi que primeiro pediu a variante e, tendo provado, disse a Olivieri para deixar os cachorros-quentes para trás e se concentrar em sanduíches de bife.
Hoje o cheesesteak tornou-se uma atração por si só, com vários locais de renome abertos 24 horas por dia para os visitantes experimentarem esta iguaria.

A não perder: um resumo dos nossos locais favoritos em Filadélfia
"Filadélfia tem tudo", diz Laetitia. "Da história icónica, à cultura e música. Tem uma identidade única, esculpida aqui na costa leste da América, apenas à espera dos visitantes para ser explorada.
Assim, para ajudá-lo nessa exploração, aqui está uma seleção do que mais se destaca na cidade.
- Os Jardins Mágicos da Filadélfia foram criados por Isaiah e Julia Zagar como parte de um movimento para revitalizar o bairro da South Street. Trabalhando com outros membros da comunidade, eles transformaram o espaço num paraíso para artistas, dando origem ao termo "Renascimento de South Street". O Magic Gardens é um sítio onde se vêem belos mosaicos feitos de objetos encontrados, um labirinto de esculturas ao ar livre e galerias internas e, como Laetitia diz, "não se consegue resistir à atração da energia do lugar".
- A Declaração da Independência e a Constituição dos EUA foram ambas assinadas no Salão da Independência de Filadélfia, de modo que este monumento nacional é o lugar onde começou a história atual dos EUA. Aqui, pode-se visitar o salão em si, bem como o Museu Benjamin Franklin e o mundialmente famoso Liberty Bell - Sino da Liberdade, tocado, na época, por abolicionistas da escravatura e defensores do sufrágio feminino.
- O Milkboy Cafe é um bar, restaurante, espaço de música, um estúdio de gravação mundialmente famoso e, como Laetitia descobriu, o local perfeito para ultrapassar o jet lag. Localizado na esquina da 11ª com a Chestnut Street, o Milkboy abre às 7 da manhã e não fecha as portas até que a música chegue ao fim. Satisfaz todos os gostos, com três serviços de refeição por dia e petiscos pelo meio.
- Nesta cidade, cada parede é uma tela potencial. "Adorei os enormes murais no centro da cidade", disse Laetitia. Na verdade, foi o projeto Mural Arts Philadelphia que transformou Filadélfia numa das maiores galerias de arte do mundo. Criou mais de 3.600 murais urbanos desde 1984, unindo artistas e comunidades locais. Explore-os por conta própria ou com uma visita guiada.
- O Reading Terminal Market foi fundado em 1893 e está localizado num prédio que se tornou um marco histórico nacional. E ninguém passa fome lá dentro. O difícil é escolher entre a enorme variedade de produtos e alimentos disponíveis: carnes de todo o tipo, mariscos, queijos, produtos locais de padaria e pastelaria, etc.

Trilha sonora da cidade
Criámos uma trilha sonora inspirada localmente para acompanhar sua visita a Filadélfia.
- O óbvio para começar é com "Streets of Philadelphia" (1994), de Bruce Springsteen, escrito para o filme "Philadelphia" de 1993.
- Bill Haley and the Comets lançaram "Rock Around the Clock" em 1954, que rapidamente se tornou um dos discos mais importantes da história do rock'n'roll.
- As The Clara Ward Singers fizeram o sucesso de Clara Mae Ward como cantora gospel, que lançou uma série de singles pop, incluindo "Lean on Me" de 1972.
- Experimente uma balada emocional do grupo R&B, Boyz II Men: "End of the Road" (1994) é um sítio tão bom como qualquer outro para começar.
- O sucesso de Sarah McLachlan "I Will Remember You" (1995) foi escrito por Séamus Egan, nascido em Filadélfia.
- "Is This Love?” (2005) pelo grupo indie-rock de Filadélfia, Clap Your Hands Say Yeah¨• O tema do Rocky: "Gonna Fly Now", de Bill Conti, é outra música icónica para a cidade, que destaca as etapas do Museu de Arte de Filadélfia.
- Nenhuma playlist de Filadélfia estaria completa sem uma música do lendário músico de jazz John Coltrane. "Psalm" (1964), do álbum A Love Supreme, é um excelente exemplo.

Tópicos relacionados:

Mais experiências nas proximidades
Explorar mais

Experiência
Philadelphia's Magic Gardens

Experiência
Shofuso Japanese House and Garden

Experiência
As pedras sonoras do Ringing Rocks Park

Experiência
Três bairros LGBT imperdíveis na Costa Leste

Destino
Filadélfia

Destino
Brandywine e Valley Forge

Destino
Gettysburg

Destino
Pittsburgh

Experiência