Skip to main content
Fenelon Place Elevator (Elevador Fenelon Place)
1 de 1

Este funicular curto e íngreme em Dubuque, Iowa, vai levá-lo de volta ao século XIX.

Saindo para um passeio em Dubuque, Iowa, e está exausto demais para subir a colina perto de Fenelon Place? Graças ao Fenelon Place Elevator, autointitulado como a ferrovia mais curta e mais íngreme do mundo, você não precisa se esforçar.

Não é de se surpreender que a pequena ferrovia tenha sido originalmente construída pelo rico empresário J. K Graves em 1882. Sua casa estava localizada no topo da colina, e o banco onde ele trabalhava ficava no sopé da colina. Ele achava o trajeto simplesmente intolerável, já que atrapalhava sua rotina preferida de almoçar e cochilar. Então, ele construiu o chamado elevador (na verdade é um funicular) para seu próprio uso particular. A versão original da ferrovia inclinada usava um carro de madeira que subia e descia a colina por meio de um guindaste movido a vapor, mas essa versão do elevador queimou apenas dois anos depois de ter sido construída.

Vista do interior do elevador
Ver mais

Seguindo adiante lentamente

Graves reconstruiu o elevador e, percebendo o interesse local pelo passeio, abriu o veículo ao público por cinco centavos o passeio. A curta viagem é de apenas 90 metros até o topo da colina.

Depois de outro incêndio em 1893, mais uma vez o veículo foi destruído, e um pequeno grupo de moradores locais formou a Fenelon Place Elevator Company, e eles começaram a trabalhar como supervisores do trem com o consentimento de Graves. O local foi expandido ao longo dos anos, e foram feitos acréscimos à casa do operador, que incluíam um pequeno apartamento no topo, onde os moradores locais iam para jogar cartas.

O Fenelon Place Elevator ainda opera todos os anos de abril a novembro e é preservado como um marco histórico nacional. Infelizmente, o preço aumentou para $ 3 para uma viagem de ida e volta. Embora seja difícil afirmar que esta é a ferrovia mais curta ou mais íngreme do mundo, esta pode ser a maneira mais rápida de se sentir como uma pessoa rica do século XIX.

Saiba antes de ir

A entrada é paga no topo da inclinação. Você pode embarcar na parte debaixo e pagar no topo. A partir de dezembro de 2018, a entrada para a viagem de ida e volta custará $ 3 para adultos e $ 1,50 para crianças. A atração está aberta de 1º de abril a 30 de novembro.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações
Explorar mais