Skip to main content
Balões no Albuquerque International Balloon Fiesta

Novo México

As fantasias alçam voo no Albuquerque International Balloon Fiesta

1 de 1
  • Estados:
    Novo México

Observando as centenas de balões de ar quente coloridos tomando o céu azul, você vai entender por que a cidade de Albuquerque, no Novo México, é considerada a "capital mundial do balonismo".

Durante nove dias, no mês de outubro, o Albuquerque International Balloon Fiesta toma os céus com cerca de 600 balões e equipes de todo o mundo. Desde a primeira edição, em 1972, o Balloon Fiesta tornou-se tão popular que sua organização afirma que esse é o maior evento internacional anual dos EUA, além de ser um dos eventos mais fotografados no mundo inteiro. Ao cair da noite, o belo pôr do sol ilumina o cenário incrível da região sudoeste do estado, das acidentadas Sandia Mountains (Montanhas Sandia) até os planaltos ao longe no oeste, o que deixa a paisagem ainda mais atrativa para as fotos.

Planejamento das atividades com balões

Como o festival atrai cerca de 1 milhão de visitantes ao campo de lançamento, você precisará organizar a viagem em detalhes. A programação dos dias é variada, e há muitas atrações e atividades, como lançamentos em massa pela manhã, competições de balões, entalhamento com motosserra, exposição de carros, balões iluminados à noite, shows de fogos de artifício e muitas outras opções de entretenimento.

Todas as manhãs são mágicas. Os espectadores caminham nas proximidades dos 32 hectares do campo de lançamento, conversando com os pilotos dos balões e suas equipes, inclusive ajudando com o lançamento. Use diversas camadas de roupas – as temperaturas são mais baixas pela manhã, mas geralmente sobem até o meio-dia. Você pode manter as mãos aquecidas com um burrito quentinho temperado com pimenta verde, uma iguaria local.

A animação aumenta quando os "Zebras", com suas camisetas listradas de preto e branco, começam a soprar seus apitos, anunciando a decolagem dos balões. O lançamento de todos os balões leva até duas horas, e os espectadores acompanham seus favoritos enquanto eles atravessam o Rio Grande Valley (Vale do Rio Grande).

 

Um mundo de fantasias surge com os balões de ar quente

Um mundo de fantasias surge com os balões de ar quente
Ver mais

Dias de feitos e corridas

Os eventos do Fiesta continuam durante todo o dia, com competições que avaliam a precisão no voo, como Key Grab (os pilotos lutam para apanhar um molho de chaves no alto de um poste com 9 metros de altura), Blackjack (lançamento de marcadores em cartões imensos espalhados pelo chão) e Hula Hoops (lançamento de argola dos balões, em direção a garrafas com mais de 6 metros de altura). Enquanto isso, as crianças podem aprender sobre a história e a ciência do balonismo no Balloon Discovery Center (Centro de Descobertas de Balões).

Os competidores disputam quem chega mais longe saindo de Albuquerque. Muitas vezes, eles chegam a permanecer no ar por três noites e voam mais de 300 km.

As sessões noturnas contam com balões iluminados que criam vistas maravilhosas. Os pilotos acendem os queimadores, mas os balões permanecem no solo, brilhando na escuridão. Para completar a festa, há apresentações de música ao vivo e shows de fogos de artifício.

O som estrondoso dos queimadores toma o ar durante o lançamento pela manhã

O som estrondoso dos queimadores toma o ar durante o lançamento pela manhã
Ver mais
Mais informações

Experiências nas alturas

Está sem tempo para passear de balão? Ainda assim é possível admirar as vistas panorâmicas do Sandia Peak Aerial Tramway (Bondinho do Pico Sandia), subindo cerca de 3 mil metros para observar os mais de 260 hectares do Novo México. Você ainda por aproveitar para comer no Sandiago, na base do pico.

Quer chegar ainda mais perto da ação? Qualquer pessoa pode se voluntariar para acompanhar as equipes e ajudar a preparar e lançar os balões, seguindo-os até os pontos de aterrissagem. Cerca de 10% dos voluntários do festival são de fora dos EUA, e essas atividades não requerem experiência. Para se inscrever, visite o site do festival.

Como diz a oração dos balonistas, "que os ventos sejam suaves e que o sol os aqueça".

O brilho dos balões ao anoitecer toma o festival

O brilho dos balões ao anoitecer toma o festival
Ver mais
Mais informações
Explorar mais