Skip to main content
Uma apresentação de blues ao vivo no Gip's Place, um bar em Bessemer, Alabama
1 de 1
  • Estados:
    Alabama

Mesclando os sons de rock, country, blues e de outros gêneros, o Alabama possui uma identidade musical própria.

Há uma rica história a explorar. Comece no Muscle Shoals, onde alguns dos maiores sucessos de rhythm & blues e de rock foram criados e, depois, siga em busca de talentos mais impressionantes na costa do golfo do Alabama. Ao chegar na estrada, planeje paradas em estúdios de gravação, bares rústicos na praia e casas de apresentação musical luxuosas. A atmosfera pode mudar, mas a ligação com a música excelente está sempre viva no Alabama.

Muscle Shoals: revisitando as raízes musicais do Alabama

Sua primeira parada deve ser o Muscle Shoals Sound Studio, um estúdio de gravação musical que se tornou rapidamente um fenômeno internacional no final da década de 1960. Conhecido como centro de artistas de blues, rock e pop, como Rod Stewart, Paul Simon, Boy Dylan, os Rolling Stones e Lynyrd Skynyrd nos anos 60 e 70, as paredes estão cobertas com fotografias retrô, discos de ouro e prêmios. Dá para sentir a importância desse estúdio para definir os sons de artistas lendários e emergentes na época. Mas esse não é o único estúdio da cidade. Visite o FAME Studio, a igualmente popular fábrica de estrelas que trouxe ao mundo músicos do calibre de Wilson Pickett, Aretha Franklin, Otis Redding e muitos mais. Ambos os estúdios ainda gravam ativamente e oferecem excursões públicas. Para um mergulho mais fundo nas raízes musicais do Alabama, visite Alabama Music Hall of Fame (Galeria Musical da Fama do Alabama), em Tuscumbia, onde é possível explorar lembranças e exposições enquanto aprecia os sons emanados por um jukebox de três metros de altura. Amantes do blues devem fazer uma parada em Florence para ver as lembranças e exposições em homenagem ao famoso criador do blues no W.C. Handy Birthplace, Museum & Library (Local de nascimento, Museu e Biblioteca de W.C. Handy).

Exposições sobre bastidores no Muscle Shoals Sound Studio

Exposições sobre bastidores no Muscle Shoals Sound Studio
Ver mais
Departamento de Turismo do Alabama

Cenário musical de Birmingham

Birmingham também tem sua parcela de pontos populares. Encontre a entrada secreta no restaurante Hot Diggity Dogs e use a senha especial para obter acesso no The Marble Ring, um pequeno bar de luxo no bairro descolado de Avondale, Birmingham. Ao degustar coquetéis especiais, aprecie o jazz da década de 1920 e a elegante atmosfera de refúgio. É uma experiência especial e reconstituição da era proibicionista dos EUA. Se estiver procurando um local casual, passe no Avondale Brewing Co. nas proximidades. No menu, estão a cerveja artesanal da casa e um mergulho no folclore de Birmingham (quem não gosta de uma boa história?). A casa conta com uma cervejaria, bar e espaço externo para apresentações, criando um espaço colaborativo conhecido por ser divertido e ter cervejas artesanais inesquecíveis com uma história para contar. Não deixe de provar a Miss Fancy, uma ale belga batizada em homenagem à amada elefanta do Birmingham Zoo (Zoológico de Birmingham). Na época da proibição, os cuidadores alimentavam Miss Fancy com cerveja (estocada na prefeitura) para confortar seu estômago doente.

Passeio pelo centro de Birmingham, um lugar badalado para arte pública, bebidas artesanais e música ao vivo

Passeio pelo centro de Birmingham, um lugar badalado para arte pública, bebidas artesanais e música ao vivo
Ver mais

Lenda da música country de Montgomery

Não é possível mencionar Alabama sem falar de Hank Williams, astro de música country dos EUA e contador de histórias. Ele é o cantor responsável por sucessos celebrados, como "Hey Good Lookin'", "Your Cheatin' Heart" e "I'm So Lonesome I Could Cry". Seu início de carreira ocorreu em Montgomery e é lá que está enterrado. Os visitantes podem conhecer sobre seu profundo impacto na música country no Hank Williams Museum (Museu Hank Williams). Por sorte, também fica a meia quadra de distância do Sous La Terre, o clube underground único de blues e jazz da cidade.

Estátua de Hank Williams na área externa do museu dedidaco à lenda da música country em Montgomery

Estátua de Hank Williams na área externa do museu dedidaco à lenda da música country em Montgomery
Ver mais
Departamento de Turismo do Alabama
Mais informações

Como chegar

Voe para o Aeroporto Internacional Birmingham-Shuttlesworth (BHM) e alugue um carro, explore Birmingham, viaje em direção ao norte por 189 km até Muscle Shoals, a aproximadamente duas horas de distância, ou siga por 156 km ao sul para Montgomery.