Skip to main content
Descanso na trilha em direção ao Mount Katahdin

Maine

Explorando o oeste de Maine: joias ao ar livre e a estrada aberta

Por: Allan Fallow

1 de 1
  • Estados:
    Maine

No mapa dos EUA, o estado do Maine parece um polegar verde gigante se projetando ao Oceano Atlântico a partir do canto nordeste do país.

Considerado o estado dos pinheiros, o Maine deveria estar no topo da lista de quem gosta de natureza. Você não sabe o que é paz de espírito até estar no topo de uma montanha do Maine, com o vento agitando as suas roupas, ou até estar a bordo de canoa, remando em um pântano tranquilo com apenas a água que escorre pelo remo quebrando o silêncio.

Rota para o Maine

As rodovias interestaduais que saem de Boston, em Massachusetts, levam muitas turistas em direção à costa sul do Maine, mas esse estado reserva muito mais do que o seu litoral. Partindo de carro do oeste, você conhecerá outro lado do Maine. Em vez de pegar a Interstate 95 a nordeste de Boston, saia de Boston em direção ao norte, seguindo pela Interstate 93 por cerca de 270 quilômetros, até a White Mountain National Forest (Floresta Nacional White Mountain) em New Hampshire. Na sequência, siga para o leste pela U.S. Route 2, em direção ao Maine.

A estrada U.S. Route 2 leva você à cidade de Bethel, no Maine, uma cidade típica da Nova Inglaterra, com seu prado de aldeia e uma praça central. Entrando no estado um pouco ao norte da Route 16, você passa pelo agitado rio Androscoggin e por florestas que parecem intermináveis, em direção às vilas de Oquossoc e Rangeley à beira do lago.

O Mount Katahdin, no norte do Maine, encontra-se no extremo norte da Appalachian Trail

O Mount Katahdin, no norte do Maine, encontra-se no extremo norte da Appalachian Trail
Ver mais
Mais informações

Vistas impressionantes nas montanhas

Não perca as impressionantes vistas panorâmicas do alto da Bald Mountain (Montanha Bald) ou do Mount Aziscohos (Monte Aziscohos), que apresenta uma subida mais desafiadora. Se quiser conhecer dois picos em um único dia, dirija-se à Montanha Saddleback e embarque na Appalachian National Scenic Trail (Trilha Panorâmica Nacional dos Apalaches), seguindo por mais 2,25 quilômetros a nordeste, até chegar à Montanha Horn. Quando seus músculos estiverem doloridos ao pôr do sol, você saberá que o dia valeu a pena. Aproveite para passar tempo suficiente no Maine para fazer passeios de canoa ou caiaque no lago Rangeley, avistar águias na South Bog Conservation Area (Área de Conservação South Bog) ou ouvir o canto comovente das mobelhas, algo inesquecível.

Tico-tico-dos-pântano no Maine

Tico-tico-dos-pântano no Maine
Ver mais
Mais informações

Encontro com animais selvagens

Seguindo para o leste, é possível avistar uma série de picos com mais de 1.200 metros de altura, do conforto do seu carro, enquanto percorre os 67 quilômetros que ligam Rangeley a Stratton e Kingfield na Route 16. Nesse trecho da estrada, principalmente ao amanhecer ou ao anoitecer, é possível avistar alces. Preste atenção, pois também é possível encontrar perus, veados, coiotes, castores, martins-pescadores, pica-paus, pardais-de-garganta-branca, lontras e, vez ou outra, ursos-negros.

É comum encontrar alces e outros animais selvagens durante explorações pelo Maine

É comum encontrar alces e outros animais selvagens durante explorações pelo Maine
Ver mais
Mais informações

Excursões que seguem o caminho trilhado por Henry David Thoreau

Para complementar o passeio pelo estado, você pode fazer a excursão guiada Thoreau, oferecida pelo New England Outdoor Center (Centro de Natureza da Nova Inglaterra), localizado em Millinocket, cerca de 115 quilômetros ao norte de Bangor. Henry David Thoreau escreveu a obra The Maine Woods, um livro sobre três passeios desafiadores que ele fez pelas florestas da região em meados do século XIX. O percurso será muito mais fácil do que a saga pela água e pela terra que o autor descreve. Você pode escolher opções com duração de um a três dias, e sempre contará com guias certificados do Maine. O ponto alto das viagens mais longas é a subida do Mount Katahdin, um trajeto com duração de 7 a 11 horas, que escala os 1.605 metros do monte que é a joia da coroa do Baxter State Park (Parque Estadual Baxter), uma área de 848 quilômetros quadrados.

Pescaria no Kidney Pond, no Baxter State Park

Pescaria no Kidney Pond, no Baxter State Park
Ver mais

Jornada pela Appalachian Trail

Como Katahdin fica no extremo norte dos 3.516 quilômetros da Appalachian Trail (Trilha dos Apalaches), nos meses de agosto e setembro, é possível encontrar praticantes de caminhadas de longa distância na região das montanhas. São pessoas obstinadas a completar a jornada de 5 milhões de passos do trecho da Appalachian Trail que vai do Maine à Georgia. Você pode perguntar o "nome de trilha" dessas pessoas e se surpreender com as respostas. Eles adoram quando você se oferece para dividir seus sanduíches. Como você está prestes a descobrir, um dia repleto de atividades em meio à natureza do Maine pode deixar qualquer um com fome.

Vista do alto do Mount Katahdin

Vista do alto do Mount Katahdin
Ver mais

Explorar mais

O histórico trem da Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad ganha a montanha

Destino

Durango