Skip to main content
Monhegan Island e Manana Island, a cerca de 16 quilômetros da costa do Maine

Maine

Exploração da Monhegan Island, próximo à costa do Maine

1 de 4
Vista de casas à beira-mar no litoral da Monhegan Island

Maine

Exploração da Monhegan Island, próximo à costa do Maine

2 de 4
Pesqueiros de lagostas ancorados no Monhegan Harbor

Maine

Exploração da Monhegan Island, próximo à costa do Maine

3 de 4
Litoral rochoso da Monhegan Island, no Maine

Maine

Exploração da Monhegan Island, próximo à costa do Maine

4 de 4
  • Estados:
    Maine

A 16 quilômetros da costa, a pequena Monhegan Island é uma miniatura do Maine, um retrato de 283 hectares com tudo o que caracteriza esse trecho do litoral como o grande leste.

No lado leste, os imensos penhascos do cabo encontram o agitado Oceano Atlântico. No lado oeste da vila, é possível fazer caminhadas de 27 quilômetros de extensão por trilhas arborizadas que cruzam a ilha. Apenas 60 pessoas vivem na região. Não há carros nem estradas pavimentadas na ilha. Até o ano de 1984, também não havia energia elétrica na região. Por outro lado, a ilha é tranquila e abriga muitos artistas.

Um antigo paraíso para os artistas

A Monhegan Island entrou para o mapa quando John Smith, governador da Virgínia, visitou a região em 1614. No entanto, a ilha só passou a receber atenção do mundo das artes em 1858, quando o pintor Aaron Draper Shattuck a visitou.

Nos anos seguintes, artistas como Edward Hopper, Robert Henri e Jamie Wyeth também aproveitaram a iluminação incrível e as paisagens acidentadas da ilha. Graças a um movimento de preservação encabeçado por Thomas Edison Jr. no início dos anos 50, dois terços de Monhegan permanecem inexplorados. Os visitantes chegam ao local de balsa e desembarcam em uma bela vila costeira, onde se concentram praticamente todos os habitantes da ilha, com galerias, a esquadra de pesca de lagostas, os mercados, os restaurantes e os hotéis. Tudo está a poucos minutos de caminhada, inclusive cerca de 20 estúdios que permanecem abertos ao público durante o verão, entre os meses de junho e setembro.

Island Inn na Monhegan Island

Island Inn na Monhegan Island
Ver mais

Exploração na ilha

Retire o mapa da trilha em qualquer estabelecimento da cidade e parta para a floresta. Siga em direção ao nordeste, passando pelo antigo lado de gelo, em direção a Cathedral Woods, onde altos abetos e pinheiros criam um clima que o naturalista Henry David Thoreau teria amado, com passagens repletas de musgo, samambaias e flores silvestres. Na sequência, siga para o sul pelo litoral, até Burnt Head, que conta com alguns dos penhascos mais altos do Maine, com 49 metros de altitude, que ficam repletos de aves marinhas no verão. Nos pontos mais baixos ao longo da costa, é possível ver uma série de focas brincando nas rochas, principalmente quando a maré está a meio caminho. Siga a iluminação do Monhegan Island Light (Farol da Ilha Monhegan), que orienta marinheiros desde 1824, para voltar à cidade. Logo ao lado do farol encontra-se a casa do zelador. Hoje, o lugar abriga o Monhegan Museum (Museu Monhegan), que apresenta todos os aspectos da vida na ilha e obras relacionadas a elas, criadas por artistas como Rockwell Kent e Edward Hopper, entre outros.

De volta à cidade, a Island Inn, construída na virada do século, impera na paisagem, do alto de um penhasco, bem próximo ao porto. Construída entre os anos de 1816 e 1910, esse é o maior e mais confortável hotel de Monhegan, com 34 quatros com decoração típica do Maine, mobília antiga, pisos de madeira pintados e camas confortáveis. Como não há TVs nem telefones no estabelecimento, você pode se dirigir à varanda do hotel para se divertir assistindo ao pôr do sol na água, com o litoral do Maine ao fundo. Agora você sabe por que todos os artistas que mencionamos visitaram e permaneceram no local.

Litoral da Monhegan Island

Litoral da Monhegan Island
Ver mais
Mais informações
Explorar mais