Skip to main content
Boston Hidden Garden

Massachusetts

Excursão pelos jardins ocultos de Boston

Por: Emily H. Bratcher

Via Tsuji/Flickr
1 de 1
  • Estados:
    Massachusetts

Boston, Massachusetts, uma das mais antigas cidades dos Estados Unidos, é conhecida por suas notórias histórias e fanáticos fãs de beisebol.

No entanto, um clima de mistério envolve esta cidade do nordeste dos EUA: muita gente não sabe que Boston oculta espetaculares jardins, sendo alguns deles parte de magníficas casas e escondidos por trás de altos muros no pitoresco bairro de Beacon Hill. Durante todo um dia, uma vez por ano (terceira quinta-feira de maio), os portões se abrem e todos são convidados a participar da Hidden Gardens Tour.

O bairro de Beacon Hill é sem dúvida um dos bairros mais fotografados de Boston, especialmente a Acorn Street.

Com suas inúmeras calçadas de tijolos, ruas de paralelepípedos, lâmpadas a gás e casas germinadas em estilo Federal, este canto da cidade é particularmente encantador. Os encantos da era colonial deste bairro atraíram todo um elenco de famosos moradores dos EUA, dentre eles a escritora Louisa May Alcott, o senador norte-americano Edward Kennedy e a atriz Uma Thurman.

Mas nem sempre os espaços que compõem as áreas ao redor de muitas das históricas residências do local foram os belíssimos jardins dos dias de hoje. No século 19, eram usados como banheiros externos, lavanderias e lixões. Mas tudo mudou quando, em 1928, moradores de Beacon Hill se reuniram para formar o Hill Garden Club, um grupo dedicado a usar a jardinagem urbana para embelezar seus quintais.

O bairro de Beacon Hill abriga dezenas de jardins secretos em Boston.

O bairro de Beacon Hill abriga dezenas de jardins secretos em Boston.
Ver mais
Amy Wilson

Mas nem sempre os espaços que compõem as áreas ao redor de muitas das históricas residências do local foram os belíssimos jardins dos dias de hoje.

 No século 19, eram usados como banheiros externos, lavanderias e lixões. Mas tudo mudou quando, em 1928, moradores de Beacon Hill se reuniram para formar o Hill Garden Club, um grupo dedicado a usar a jardinagem urbana para embelezar seus quintais.

Os passeios pelos jardins foram um dos primeiros projetos do clube, tradição essa que perdura até os dias de hoje. Segundo Amy Wilson, presidente de comunicações do clube, "Beacon Hill é famoso por sua arquitetura histórica, calçadas de tijolos e encantadores sobrados, mas poucos conhecem os jardins por trás de seus muros".

Em sua 86º edição anual, realizada em 21 de maio de 2015, os participantes pagaram para passear pelo pitoresco bairro e 12 de seus jardins privados; o valor angariado de cerca de US$ 60.000 foi distribuído entre estufas, escolas públicas e instituições de caridade da cidade.

Uma vez por ano, os jardins de Beacon Hill são abertos ao público durante a Hidden Gardens Tour.

Uma vez por ano, os jardins de Beacon Hill são abertos ao público durante a Hidden Gardens Tour.
Ver mais
Amy Wilson

Os jardins exibidos no passeio anual pertencem a associados do Beacon Hill Garden Club.

Todos os anos, a liderança do clube seleciona uma combinação interessante de 12 jardins de seus associados que podem ser explorados durante as excursões em Beacon Hill. "Todos os jardins são singulares e refletem o estilo do proprietário. Geralmente, a entrada no jardim é feita pela casa e isso proporciona uma incrível oportunidade de vivenciar e constatar como nossos jardins são extensões de nossos lares", afirmou Wilson. Ela informou ainda que a edição de 2015 trouxe uma emoção especial, com a exibição de cinco novos jardins.

Se sua viagem a Boston não coincidir com a edição anual da Hidden Gardens Tour, a sugestão de Leslie Adam, presidente do Beacon Hill Garden Club, é visitar o Public Garden e o Boston Common. Outra sugestão de Adam é visitar o Rose Kennedy Greenway, conhecido como "um incrível jardim urbano". "O espaço é lindo e enorme", acrescenta ela. "Há atrações para todos os gostos." Localizado a nordeste de Beacon Hill, o espaço, que é a conversão de uma rodovia suspensa em parques e jardins, recebeu o nome de Rose Kennedy, mãe do 35º presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, e se estende por cerca de 2,5 quilômetros. Um passeio pelo Rose Kennedy Greenway revelará belíssimas fontes, exibições de arte pública cativantes e até mesmo uma seleção de food trucks caso queira fazer um lanche.

Se não puder fazer sua visita durante a Hidden Gardens Tour, conheça alguns dos inúmeros espaços verdes públicos de Boston, como o Rose Kennedy Greenway.

Se não puder fazer sua visita durante a Hidden Gardens Tour, conheça alguns dos inúmeros espaços verdes públicos de Boston, como o Rose Kennedy Greenway.
Ver mais
Kindra Cline/Massachusetts Office of Travel & Tourism

Explorar mais

O histórico trem da Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad ganha a montanha

Destino

Durango