Skip to main content
Excursão pelas microcervejarias de Missoula

Montana

Excursão pelas microcervejarias de Missoula

Por: Jenny Willden

1 de 1
  • Estados:
    Montana

Imagine a cena: sentar-se gloriosamente em meio à abundância da região.

As montanhas encontram o céu e os rios serpenteiam em meio a paisagens exuberantes. E lá está você, descansando, bebendo uma cerveja artesanal preparada na região. É isso que te espera em Missoula, cidade localizada na região oeste de Montana. Desde a década de 80, as cervejarias artesanais tornaram-se uma febre na cidade, e oito delas surgiram ao longo dos anos. Esse é um dos motivos que confere a Montana o segundo lugar na lista EUA de estados com mais cervejarias artesanais per capita. Mas esse é só o último movimento dessa região que está sempre se renovando. A tribo Salish foi o primeiro povo a ocupar a região, conhecida originalmente como "Nemissoolatakoo". Mais tarde, a cidade ganhou um nome mais curto e mais simples, "Missoula". Após a chegada dos europeus, a cidade passou por diferentes ciclos, desde a exploração madeireira até base militar. O local também foi um polo da agricultura, chegando a receber o apelido de "cidade jardim", devido à qualidade do solo e aos inúmeros jardins que se encontram na região. Hoje, trata-se de um destino imperdível para quem gosta de cerveja. Para quem quer conhecer rótulos locais enquanto estiver em Montana, este guia ajudará a conhecer as microcervejarias de Missoula.

Eventos que celebram a cerveja de Missoula

A Missoula Craft Beer Week (Semana da Cerveja Artesanal de Missoula) atrai uma multidão todos os anos. Realizado em abril, a semana conta com uma série de eventos relacionados à bebida, desde a escolha de um estabelecimento para servir diversos rótulos de um mesmo produtor e jantares harmonizados até corridas, aulas de ioga e passeios de bicicleta.

Dentre os demais eventos que acontecem todos os anos, temos o Bacon & Brew Fest (Festival do Bacon e da Cerveja), em abril, o Garden City Brewfest (Festival da Cerveja na Cidade Jardim), em maio, e o Montana Brewers Fall Rendezvous (Encontro de Outono dos Fabricantes de Cerveja de Montana), em setembro. Também há eventos quase todos os dias na Draught Works Brewery, como apresentações de música ao vivo, noites dedicadas a um rótulo específico e dias de cerveja liberada a preços acessíveis.

As cervejarias mais conhecidas de Missoula

Bayern Brewing, Inc.

A Bayern Brewing pode ser considerada a pioneira na evolução das microcervejarias de Missoula. A Bayern começou produzindo cervejas ao autêntico estilo da Bavária, em 1987, seguindo a Reinheitsgebot – lei alemã que regula os ingredientes e a produção da cerveja. O proprietário e a operação são locais, o que garante cervejas produzidas com base nas raízes da região.

Big Sky Brewing Co.

Em 1995, um pequeno grupo vindo de Michigan abriu a Big Sky Brewing, especializada em cervejas de estilo inglês. Aproveite para visitar a cervejaria e fazer degustações gratuitas. Uma das opções disponíveis é a adorada e suave ale escura da casa, a Moose Drool. Mas a Big Sky não se resume à degustação de ótimas cervejas. Além de ser uma das cervejarias mais conhecidas de Montana, a Big Sky gera muitos empregos, e a expansão de seus negócios contribui consideravelmente para a economia e a comunidade de Missoula.

Tamarack Brewing Company

A empresa surgiu na cidade de Lakeside, também em Montana, e migrou para Missoula em 2007, fabricando pouco mais de 45 mil litros de cerveja em seu primeiro ano na cidade. Hoje, a Tamarack opera um restaurante e pub esportivo em um estabelecimento de dois andares no centro de Missoula. Não deixe de provar os pães de cerveja, principalmente os sanduíches de pão sírio, feitos com ales da Tamarack.

Outras cervejas que valem a visita

Flathead Lake Brewing Co.

Visite esse pub de três andares para saborear 16 cervejas, coquetéis preparados com cervejas e pratos elaborados com produtos locais.

KettleHouse Brewing Co.

Especializada em rótulos premiados de cervejas artesanais enlatadas, a KettleHouse usa cevada cultivada no estado de Montana e água do aquífero de Missoula para produzir bebidas de ótima qualidade. E essa cerveja só é encontrada na região oeste de Montana.

Imagine Nation Brewing Co.

A Imagine Nation produz rótulos em pequenos lotes e de acordo com a estação. As cervejas são vendidas principalmente na região, e essa é a primeira empresa a combinar uma microcervejaria com um centro de transformação comunitário para empoderar empresas locais. Para a sorte de quem visita outras regiões do país, há muitas ótimas cervejarias para visitar pelo estado. Confira mais destinos da Trilha da cerveja artesanal pela região Oeste dos EUA.

Tópicos relacionados:

Explorar mais
Preparação para andar de caiaque no rio Yellowstone

Destino

Billings