Skip to main content
El Capitan eleva-se sob um brilhante céu azul no Yosemite National Park.

Califórnia

Escalada da formação rochosa El Capitan do Yosemite National Park, no estado da Califórnia

1 de 1
  • Estados:
    Califórnia

Onde muitos viam um paredão, Kevin Jorgeson viu possibilidades.

Pouco mais de um ano atrás, esse atleta do norte da Califórnia e seu amigo, Tommy Caldwell, tornaram-se as primeiras pessoas do mundo a praticar escalada livre no Dawn Wall, um penhasco praticamente vertical com 914 metros de altura (3 mil pés), na formação rochosa El Capitan do Yosemite National Park (Parque Nacional de Yosemite), na Califórnia.

Os dois acharam que a escalada seria mais uma aventura anônima. "Não tínhamos nem pensado que isso chamaria atenção. Essa era a última das nossas preocupações", diz Kevin. Mas a subida de 19 dias chamou atenção nas mídias sociais. O número de seguidores no Instagram de Kevin explodiu e diversos veículos de comunicação, do The New York Times à NBC, passaram a noticiar a empreitada. "Acho que o fato de a escalada ter levado mais de duas semanas provavelmente foi um aspecto muito importante", ele afirma. "É muito fácil se esquecer das manchetes que noticiam conquistas, mas acho que seguir uma jornada ao longo de duas semanas em um lugar icônico como Yosemite em uma época em que o mundo está cheio de notícias ruins trouxe a distração de que as pessoas precisavam."

Desde a escalada do Dawn Wall, uma tarefa árdua que incluiu 11 tentativas para ultrapassar um trecho extremamente difícil, Kevin aproveitou a fama, participando no programa Good Morning America, atuando como mestre de cerimônias de um evento da NASCAR e fazendo o primeiro arremesso em um jogo do San Francisco Giants.

Ele também não deixou as escaladas para trás e está estudando outra rota na El Capitan. Ele a batizou de New Dawn. O atleta de 31 anos também voltou a praticar rafting, esporte que ele adorava quando era mais novo, com a intenção de unir o útil ao agradável e encontrar rotas de escalada inexploradas, com acesso por água. Sua primeira expedição será no rio Eel, no norte da Califórnia.

 Neste e nos próximos anos, Kevin com certeza continuará subindo até onde seus sonhos o levarem.

Explorar mais

O histórico trem da Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad ganha a montanha

Destino

Durango