Skip to main content
Vista aérea do centro de Portland, no Oregon.

Oregon

Dicas sobre o Oregon: um guia sobre Portland e as Multnomah Falls

Por: Robert Reid

1 de 1
  • Estados:
    Oregon

Nos últimos anos, pessoas do mundo todo se encantaram com a cidade de Portland, com estúdios de tatuagem que utilizam produtos veganos, donuts com conceitos incomuns e moradores vestidos de Darth Vader pedalando monociclos enquanto tocam gaita de fole.

Portland gosta de se divertir, e a interação com seus simpáticos e excêntricos moradores nos bairros tranquilos da cidade é mais atrativa do que os museus e as atrações mais tradicionais. Nesses bairros tranquilos você tem grandes chances de se deparar com cafés coados com técnicas especiais, microcervejarias ou refeições rápidas em food trucks gourmet. Mesmo assim, muitos dos 600 mil habitantes da cidade afirmam que o melhor de Portland é a natureza que rodeia a cidade. Apenas 25 quilômetros a leste encontramos o desfiladeiro do rio Columbia, que esculpe uma fronteira impressionante entre o Oregon e Washington. As trilhas em zigue-zague levam a cachoeiras como as Multnomah Falls. Seguindo por estradas sinuosas por cerca de 120 quilômetros em direção ao oeste, você chegará à costa do estado, com sua infinidade de falésias e dunas.

Comece sua viagem por Portland

Em comparação à imensa metrópole de Seattle, no estado de Washington, 280 quilômetros ao norte, Portland tem ares de cidade grande. O serpenteante rio Willamette divide a cidade nas porções leste e oeste.

Começando pelo oeste, temos o centro da cidade e regiões históricas como o Pearl District e Chinatown, com a Cascade Mountains (Cordilheira das Cascatas) como plano de fundo. A porção oeste da cidade também conta com o Forest Park, com cerca de 130 quilômetros de trilhas para caminhadas, clareiras e estradas em uma das maiores florestas urbanas do país, além do oásis fabuloso do Portland Japanese Garden (Jardim Japonês de Portland), com vista para o Mount Hood (Monte Hood), vulcão encoberto de neve a leste. No centro da cidade, a livraria Powell's City of Books ocupa um quarteirão inteiro e é um dos ícones mais queridos de Portland.

No entanto, o epicentro da vida de Portland encontra-se a leste do rio. Na região sudeste da cidade, é possível participar de aulas para conhecer os diferentes métodos de preparo do Stumptown's Tasting Bar, o estabelecimento de torra de café mais famoso da cidade, ou comer uma donut com cobertura de bacon ou cereal colorido no Voodoo Doughnuts. Os bares de bairros como Hawthorne e o distrito das artes de Alberta sempre expõem obras de arte únicas e itens de lojas independentes, além de receber apresentações de música ao vivo com frequência.

Mesas ao ar livre na Mississippi Avenue, em Portland, Oregon

Mesas ao ar livre na Mississippi Avenue, em Portland, Oregon.
Ver mais

Visite as cataratas

Saindo de Portland, a Interstate Highway 84 leva ao rio Columbia, atravessando seu estreito desfiladeiro. A melhor forma de se chegar à região é de carro, pois as opções de transporte público para esse destino são extremamente limitadas.

A apenas cerca de meia hora da cidade, é possível encontrar inúmeras trilhas ideais para caminhadas com duração de um dia. A mais popular é a trilha das Multnomah Falls (Cataratas Multnomah), a segunda cachoeira mais alta dos Estados Unidos. Para chegar à cachoeira de 189 metros de altura com dois níveis, é necessário seguir por uma trilha pavimentada e íngreme com 2 quilômetros de extensão, atravessando uma ponte onde é possível sentir os respingos da queda d'água, um cenário ótimo para suas fotografias. Programe-se para chegar cedo ao local. As vagas do estacionamento do chalé construído em 1925 na base das cataratas se esgotam rapidamente aos fins de semana. As cataratas permanecem abertas para visitação durante todo o ano.

Há mais espaço, belezas igualmente encantadoras e outras opções de trilhas próximo ao rio Columbia, como os trajetos com menos de 4 quilômetros que levam até bem próximo das Latourell Falls (Cataratas de Latourell) ou até a área para piquenique às margens das Elowah Falls (Cataratas de Elowah). Não deixe de visitar a cidade de Hood River às margens do rio, famosa pelo windsurfe e pelas fazendas onde os próprios visitantes podem colher frutas silvestres, na região conhecida como Fruit Loop. Para desfrutar de uma refeição completa, visite o pFriem e prove cervejas de influência belga, pratos preparados com alimentos produzidos localmente e vistas para o rio Columbia e o rio White Salmon.

A beleza das Multnomah Falls

A beleza das Multnomah Falls
Ver mais

Viagem para a região vinícola do Oregon

Ao sul de Portland, as colinas férteis e bucólicas do Willamette River Valley (Vale do Rio Willamette) são um paraíso para quem ama vinhos, com mais de 500 vinícolas. De carro, siga as placas em direção à Penner-Ash Wine Cellars, à Árdiri e às outras vinícolas das estradas secundárias, repletas de paisagens tomadas pelos vinhedos. É possível fazer degustações em praticamente todas as vinícolas, em ambientes ao ar livre com vistas para a Cascade Mountains e seu cume encoberto de neve.

Saindo de Portland, tome a Interstate Highway 5 em direção ao sul e pegue a saída para a Highway 99W em Tigard para chegar a cidades como McMinnville, a cerca de 64 quilômetros do centro da cidade.

Região vinícola do Oregon

Região vinícola do Oregon
Ver mais

Caminhada pelas praias do Oregon

O litoral do Oregon é uma das joias do estado e está a apenas uma hora e meia de carro de Portland. A maioria dos visitantes se dirige a cidades litorâneas como Seaside e Cannon Beach para saborear pratos de frutos do mar deliciosos e hospedar-se em bangalôs perto da areia. Para fugir de lugares muito cheios, siga para as praias ao sul de Cannon Beach.

Um dos destaques da região é o Ecola State Park (Parque Estadual Ecola), com sua praia com as falésias como plano de fundo, suas enseadas e suas piscinas naturais. Vale a pena pagar taxa de entrada de US$ 5 para veículos e seguir as trilhas pela floresta de coníferas para chegar a esse destino. Como o estacionamento é pequeno, programe-se para chegar cedo ao local nos fins de semana de calor.

A melhor forma para chegar à região é de carro, mas o ônibus NorthWest Point leva a Cannon Beach ou Seaside.

Cannon Beach, Oregon

Cannon Beach, Oregon
Ver mais

Clima típico

A média de precipitação anual em Portland é de 890 mm, e o tempo permanece firme por apenas 68 dias por ano. Não se preocupe. Há dias de tempo firme, sem chuva, até mesmo no inverno. A melhor época do ano para evitar as chuvas é de junho a setembro, com mínimas de 23 °C e máximas de 27 °C.

Mas, se chover, adote a solução comum para os habitantes locais: no Oregon, ninguém deixa um pouco de chuva atrapalhar seus planos ao ar livre.

Hawthorne Bridge sobre o rio Willamette

Hawthorne Bridge sobre o rio Willamette
Ver mais

Explorar mais

O histórico trem da Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad ganha a montanha

Destino

Durango