Skip to main content
Descubra as vinícolas da Virgínia Central

Virgínia

Descubra as vinícolas da Virgínia Central

Por: Charlie Dunn

1 de 1
  • Estados:
    Virgínia

Se você adora a idéia de passear em vinhedos com um copo de vinho local na mão enquanto cercado por morretes ondulantes, então a região vinícola de Virgínia será uma fantástica viagem de final de semana se partir de Washington, D.C.

Depois de muitas tentativas fracassadas, incluindo as do famoso primeiro morador da propriedade rural de Monticello, Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos, nas últimas décadas a Virgínia cresceu muito como produtor de vinhos finos. Os vinhos produzidos aqui normalmente têm mais em comum com os vinhos europeus do que com seus primos do Novo Mundo, da Califórnia ou mesmo do hemisfério sul. Por enquanto, as variedades bordeaux, em especial o cabernet franc, se mostraram melhores para a fabricação de vinhos tintos, embora algumas uvas incomuns, como a tannat e a toriga, sejam promissoras. A viognier da variedade Rhône produz o famoso vinho branco da Virgínia, e a versão da Horton Vineyard é a mais renomada delas. E com justiça.

Região de Shenandoah

Reserve vários dias para conhecer os vinhos e as vinícolas que cercam a pequena cidade de Charlottesville, Virgínia, a âncora de Monticello, a região produtora de vinho do estado. Você pode chegar lá de carro em cerca de duas horas e meia se partir de Washington, D.C., mas daí se furtaria da oportunidade de absorver as belas vistas montanhesas do Parque Nacional de Shenandoah. Por isso, faça um desvio e pegue a entrada de Thornton Gap do parque e siga ao sul pela Skyline Drive.

Uma das estradas clássicas da Costa Leste dos EUA, a Skyline Drive oferece muitas oportunidades para parar, esticar as pernas e admirar as incríveis vistas ao longo da estrada montanhesa de 170 quilômetros que corta pelo parque. O parque é um local maravilhoso para todo tipo de recreação ao ar livre, incluindo caminhar, escalar pedras, pescar, acampar e até fazer cavalgadas.

A Skyline Drive não faz parte do caminho de Washington, D.C. para Charlottesville, mas para aqueles que pegam esse desvio são recompensados com vistas espetaculares do Shenandoah National Park.

A Skyline Drive não faz parte do caminho de Washington, D.C. para Charlottesville, mas para aqueles que pegam esse desvio são recompensados com vistas espetaculares do Shenandoah National Park.
Ver mais
Adam Fagen/Flickr

Região vinícola de Monticello

A região de vinícolas de Monticello ladeia a borda leste do Parque Nacional de Shenandoah, e assim que você sai do parque, as videiras parecem chamar seu nome.

Charlottesville é um excelente ponto de partida para uma excursão rumo à Rota dos Vinhos de Monticello, que conduzirá você a alguns dos mais renomados vinhedos da região. Todas as vinícolas localizadas na trilha estão abertas aos visitantes e oferecem salas de degustação. Além disso, muitas têm também charmosos restaurantes onde se pode saborear a culinária local.

O Jefferson Vineyards e o Barboursville Vineyards, dois pioneiros que oferecem vinhos excelentes e têm raízes históricas que remontam às primeiras tentativas de plantar vinhedos na região, deve aparecer na lista de qualquer pessoa. Além disso, planeje uma visita ao Blenheim Vineyards, que pertence ao roqueiro Dave Matthews, e à Trump Winery, de Donald Trump. E se gostaria de degustar sua taça de vinho com todo o conforto, planeje passar algumas horas no Veritas Vineyard, que fica a cerca de 40 quilômetros ao oeste de Charlottesville e oferece degustações sentadas e belas dependências.

Antes de começar seu tour pelas vinícolas da região, baixe uma brochura da Rota dos Vinhos de Monticello ou retire uma no Centro de Visitantes de Charlottesville. Você também pode fazer reservas para vários passeios guiados pelas vinícolas onde poderá provar os vinhos da região sem ter que se preocupar com dirigir.

Caso queira fazer um intervalo entre uma degustação e outra, pense em visitar alguns dos muitos pomares e fazendas que cercam Charlottesville. Você pode pegar uma garrafa de cidra, um pedaço de queijo e frutas frescas e desfrutar de um piquenique com as deslumbrantes montanhas Blue Ridge como pano de fundo. Ou então programe-se para passear pelas dependências de Monticello, que foi designada como Patrimônio Mundial da UNESCO por conta da importância simbólica e arquitetônica da residência que o presidente Jefferson projetou com tanto cuidado.

O estado de Monticello, antiga residência do presidente Thomas Jefferson, é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Pela manhã, faça passeios pelos lindos jardins e mansões.

O estado de Monticello, antiga residência do presidente Thomas Jefferson, é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Pela manhã, faça passeios pelos lindos jardins e mansões.
Ver mais
Charlottesville Albemarle Convention & Visitors Bureau
Explorar mais
Monumento do United States Air Force Memorial

Destino

Arlington