Skip to main content
Cam James, um artista de hip hop de Atlanta, explora cidade

Georgia

Descobrindo sua voz: Cam James fala sobre o hip hop em Atlanta, Georgia

1 de 1
  • Estados:
    Georgia

Conheça o rapper de Atlanta que utiliza suas letras para interagir com as pessoas.

 Cam James fala sobre restaurantes veganos, como ganhar dinheiro no mercado musical e tudo o que há para saber mais sobre Atlanta.

Que tal nos falar da cidade que o inspira e à sua música?

Minha música fala especificamente de relacionamentos, amor e do meu estado de espírito: todos esses três elementos têm uma conexão direta com Atlanta. Não consigo pensar em nenhum outro lugar capaz de misturar cultura afro-americana , mulheres ambiciosas e oportunidades para transformar uma visão em realidade. Todo mundo aqui pega pesado no batente, todos querem melhorar o tempo todo. Se você não tem essa pegada, então está no ramo errado.

Vista do horizonte de Atlanta

Vista do horizonte de Atlanta
Ver mais

Você pode nos dizer quais são os seus espaços preferidos para tocar em Atlanta e por quê?

Aisle 5 é uma das minhas favoritas por causa da montagem superprofissional do som e das luzes. É uma coisa de outro mundo. O Music Room vem logo em seguida por conta do ambiente de intimidade. Gosto de ficar bem próximo dos meus fãs; isso me ajuda a sentir toda a vibração deles e interagir de um jeito muito verdadeiro. Caminhe por Lenox num sábado e divirta-se durante horas. Devo ser o único rapper vegetariano do pedaço, então curto lugares como o Soul Vegetarian No. 2 para saborear alguns dos melhores pratos da cidade.

Como você começou a fazer música?

Meu pai colocava para mim gravações de soul dos anos 70/80, R&B dos anos 90 e rap de todas as épocas. Minha mãe toca piano e compõe. Misture isso com minha facilidade em decorar letras e o gosto por cantar em público e o resultado foram algumas composições próprias.

Li uma porção de livros quando garoto, o que me fez dominar as palavras e as técnicas de escrever. Em 2010, venci o primeiro concurso anual de palavras faladas da Georgia, e essa foi a primeira vez que ganhei dinheiro com meus talentos. Após ser recrutado por um grupo de rap da universidade, comecei a ver potencial profissional em mim mesmo. Eu era bom no que fazia.

Cam James gravando uma música em Atlanta

Cam James gravando uma música em Atlanta
Ver mais

O que o atraiu ao tipo de música específico que você compõe?

Com o rap a gente pode inovar o tempo todo. Nenhuma outra forma de arte lírica é tão flexível em termos estruturais ou nos permite demonstrar com tanta facilidade nosso senso de humor e talento para compor do que o rap.

O que você espera passar para as pessoas com sua música?

O desejo de ver as pessoas extraindo uma história da minha música que as inspirasse e ficasse na memória, algo com o qual pudessem se relacionar. Minha música não tem falsas pretensões, ela me representa integralmente. Se ninguém tocá-la por aí, é hora de repensar as ideias.

Por que sua cidade é um excelente lugar para tocar o tipo de música que você faz?

Atlanta é o melhor lugar para fazer rap. Aqui não apenas nasceram inúmeras lendas do hip hop (OutKast foram meus heróis pessoais na infância), mas a cidade toda apoia de forma frenética os artistas que se apresentam ao vivo. Independentemente do seu nível de talento ou da sua situação profissional, é possível construir uma base de fãs aqui. Os artistas se ajudam e sempre colaboram uns com os outros. As pessoas caminhando pelas ruas se aproximam para ouvir a música ao vivo, então pode crer que o tempo todo você conquistará novos fãs. Aqui é o coração da inovação e de novas misturas de gêneros, ou seja, tudo o que você tem a fazer é encontrar sua voz.

O que você mais gosta em Atlanta e por quê?

Aqui, há algo para todos. Se você é um turista em visita aos EUA pela primeira vez, residente de outro lugar do país ou morador de longa data, a cidade jamais deixará de surpreendê-lo com novas formas de interagir e curtir a vida. Moro aqui há dez anos e ainda não conheço nem sequer metade da cidade. Nossos parques são icônicos, a vida noturna e as atrações fazem cada segundo perdido no trânsito valer a pena, por mais intenso que ele seja, e a variedade de lanchonetes nunca terminam. Há um motivo pelo qual a música, o cinema e as entidades corporativas se encontram todos os anos nesta cidade. Nenhum outro lugar consegue superar o A.

Arte de rua celebrando o cenário local de Atlanta

Arte de rua celebrando o cenário local de Atlanta
Ver mais
Mais informações

Para se inspirar ainda mais com o hip hop , clique aqui.