Skip to main content
Vista de Everglades, o "rio de grama" da Flórida

Flórida

De Miami a Everglades: da cidade à região de Sawgrass

Por: Valerie Conners

1 de 1
  • Estados:
    Flórida

A área mais intocada da Flórida fica em Everglades, uma zona úmida subtropical conhecida como "rio de grama".

Mais de 607.000 hectares de Everglades, área que se estende por 160 quilômetros do lago Okeechobee ao extremo sul do estado, são protegidos e fazem parte de um parque nacional localizado a menos de uma hora de carro de Miami. Embora seja possível fazer a viagem em um dia, você pode pernoitar na região para curtir mais aventuras.

De Miami a Everglades

Para chegar a Everglades, saindo de Miami, siga a oeste pela Tamiami Trail, também conhecida como U.S. Highway 41. Você passará pelos subúrbios remotos de Miami antes de chegar à região pantanosa e pouco desenvolvida. No caminho, há uma reserva e um cassino pertencentes à tribo Miccosukee de índios seminole, que também oferecem passeios de aerobarco pela região.

A vasta área que abrange o Everglades National Park (Parque Nacional Everglades) fica ao sul da Tamiami Trail. Siga por 65 quilômetros ao longo da trilha para chegar ao Shark Valley Visitor Center (Centro de Visitantes de Shark Valley), que apresenta exposições educativas e um vídeo sobre o parque, além de contar com uma loja de presentes. A Shark Valley Tram Tours oferece visitas guiadas e aluguel de bicicletas, e também conta com uma loja de presentes.

Passeio de aerobarco por Everglades

Passeio de aerobarco por Everglades
Ver mais

Almoço com a tribo Miccosukee

Antes de visitar o parque, faça uma refeição casual no Miccosukee Restaurant, mantido pela tribo indígena Miccosukee e localizado a 160 metros da Shark Valley Loop Road. O salão de refeições oferece aos clientes uma vista privilegiada dos pântanos e um estreito canal navegável adjacente. O menu inclui pratos tradicionais do povo nativo, como pão frito, pernas de rã fritas e peixe-gato.

Visite Shark Valley

Após o almoço, siga para as pradarias de Shark Valley e preste atenção para avistar os animais selvagens da região, como jacarés, crocodilos, raposas-cinzentas e lontras. Uma estrada com 24 quilômetros de extensão circunda o Shark Valley. Para explorar as plantas e os animais que a habitam, faça um passeio de bonde conduzido por um naturalista, alugue uma bicicleta ou percorra o trajeto pé. Mas, atenção: em qualquer época do ano, devido ao sol quente da Flórida, o clima pode estar quente e úmido. No meio da estrada, há uma torre de observação onde é possível aproveitar a sombra e admirar a vista panorâmica da região. Tenha seus binóculos à mão e tente avistar os jacarés e pássaros que vivem no pântano.

Exploração na Big Cypress National Preserve

Depois de observar o pântano e os animais selvagens de Shark Valley, retorne à Tamiami Trail e siga em direção ao oeste, até a cidade de Everglades. Mas, primeiro, faça um desvio para conhecer a imensidão e a calmaria da Big Cypress National Preserve (Reserva Nacional Big Cypress). Vire à esquerda na Loop Road, um trecho com 43 quilômetros de extensão.

A estrada, que é parte pavimentada, parte não, oferece fácil acesso de carro por algumas das paisagens mais espetaculares de Everglades. Observe as gigantes árvores ciprestes cobertas de barba de velho e os pântanos cheios de garças, íbis e pelicanos. À beira da estrada também é possível encontrar jacarés dormindo. Como poucos carros percorrem esse trajeto, você pode parar quantas vezes quiser para tirar fotos, mas tenha cuidado para não perturbar os animais selvagens.

Árvores ciprestes agigantam-se sobre Everglades

Árvores ciprestes agigantam-se sobre Everglades
Ver mais
Corey Warren
Mais informações

Passe a noite na cidade de Everglades

Volte à Tamiami Trail e continue seguindo para o oeste, em direção à cidade de Everglades e à entrada oeste do parque. Na cidade, que conta com apenas 400 habitantes e encontra-se em meio a tranquilos canais sinuosos, passe a noite no discreto e confortável Everglades City Motel.

Aproveite para relaxar com uma bebida e um aperitivo de peixe defumado ao pôr do sol no famoso Rod and Gun Club, com vista para um belo canal de águas cintilante. À noite, jante no moderno Camellia Street Grill, um dos destinos mais procurados do rio. Faça o seu pedido no balcão e saboreie-o em um pátio ao ar livre com decoração inusitada e luzes cintilantes penduradas nas árvores. O lugar também promove apresentações de música ao vivo e dança.

Com as energias recarregadas pela manhã, saia do hotel e siga por 2,2 quilômetros, até o Gulf Coast Visitor Center (Centro de Visitantes da Costa do Golfo), onde você pode reservar um passeio de barco pelo arquipélago Ten Thousand Islands, que compõe a costa ao redor.

Íbis e garças-azuis sobrevoam Everglades

Íbis e garças-azuis sobrevoam Everglades
Ver mais

Praia, lojas e luxo em Naples

Após o passeio de barco, retorne a Miami ou siga por 60 quilômetros para o noroeste, em direção à luxuosa cidade litorânea de Naples. Os visitantes podem encontrar acomodações econômicas em uma excelente localização à beira-mar no Cove Inn on Naples Bay. Passe a tarde relaxando nas areias macias ou aproveite para mergulhar nas águas calmas do Golfo do México. Você também pode fazer um cruzeiro ao pôr do sol e admirar as mansões às margens dos canais de Naples antes de assistir ao mergulho do sol nas águas do golfo. Antes de saborear o jantar com um criativo prato italiano no Osteria Tulia, aproveite para ver as vitrines das galerias e butiques ao longo da Fifth Avenue.

Saindo de Naples, siga por cerca de 200 quilômetros em direção a leste, pela Interstate Highway 75, para retornar a Miami. A rodovia é a rota mais rápida de volta para o horizonte cintilante e as praias de areia branca da cidade.

Pôr do sol no Golfo do México visto da praia de Naples

Pôr do sol no Golfo do México visto da praia de Naples
Ver mais
Mais informações

Explorar mais

O histórico trem da Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad ganha a montanha

Destino

Durango