Skip to main content
A cultura caubói de Oklahoma e o National Cowboy and Western Heritage Museum

Oklahoma

A cultura caubói de Oklahoma e o National Cowboy and Western Heritage Museum

Por: Shayla Martin

1 de 1
  • Estados:
    Oklahoma

Mergulhe na cultura caubói e tipicamente americana de Oklahoma.

O caubói é um dos maiores símbolos da cultura do Oeste dos Estados Unidos, tendo surgido há mais de dois séculos. Esse herói folclórico continua vivo em Oklahoma, onde os visitantes podem descobrir como o humilde pastor de gado e trabalhador rural tornou-se essa figura icônica que tomou a cultura pop em livros, poemas, músicas e filmes. E não há lugar melhor para mergulhar nesse fenômeno cultural do Velho Oeste do que o National Cowboy & Western Heritage Museum (Museu Nacional de Tradições Caubói e do Oeste), em Oklahoma City.

Cultura caubói em Oklahoma

A força dos pioneiros permanece viva em Oklahoma, apelidado de estado dos adiantados depois que milhões de pessoas  se dirigiram à região central de Oklahoma, antecipando-se à permissão de reserva de terras. A natureza aventureira desses novos residentes, combinada às culturas e tradições dos povos nativos que ocupavam a área anteriormente, reforça a tradição caubói que se encontra pelo estado hoje.

Quem visita Oklahoma podem divertir-se com atividades clássicas dos caubóis, como laçar e pastorear rebanhos de gado, andar a cavalo e saborear refeições à beira de uma fogueira, em fazendas como a Hitching Post Ranch em Kenton. Você também pode deixar isso com os profissionais e assistir enquanto caubóis e vaqueiras mostram suas habilidades em rodeios repletos de ação, como o International Round Up Club Cavalcade, o maior rodeio amador do mundo, que acontece em julho em Pawhuska, ou o Will Rogers Memorial Rodeo, rodeio anual que acontece em agosto. Às segundas-feiras, na histórica Stockyards City em Oklahoma City, é possível assistir a leilões no maior mercado de gado do mundo. Você também pode visitar a Langston's Western Wear nas proximidades para comprar roupas típicas, além das botas e do chapéu Stetson que os caubóis usam.

National Cowboy & Western Heritage Museum

Desde a sua fundação, o National Cowboy Western & Heritage Museum já atraiu mais de 10 milhões de visitantes de todo o mundo interessados na história dos caubóis e na cultura do oeste dos Estados Unidos. Fundado em 1955, o museu expõe um acervo curado com esmero e que reúne obras de arte e artefatos do oeste, além de contar com galerias interativas que se concentram no caubói americano, nos rodeios, na cultura nativa, em armas de fogo da era vitoriana e em apresentações. Essa experiência impressionante começa assim que os visitantes entram no lugar e se deparam com a escultura "End of the Trail" (Fim da Trilha), um monumento de cinco metros que retrata um caubói exausto montado a cavalo. As galerias apresentam as exposições permanentes do museu. Um exemplo é a American Cowboy Gallery (Galeria do Caubói Americano), que conta a história desde a era colonial espanhola até o século XX. No local, é possível observar o aperfeiçoamento das ferramentas usadas nas fazendas, selas, esporas e roupas.

A Native American Gallery (Galeria dos Povos Nativos Americanos) conta a história das tribos indígenas de Oklahoma por meio de obras de arte, peças artesanais e vestimentas tradicionais. Você encontrará obras sofisticadas, como pinturas, esculturas e artes gráficas que retratam cenas do Velho Oeste na Art of the American West Gallery (Galeria de Arte do Oeste Americano). Já na Western Performers Gallery (Galeria de Artes Performáticas do Oeste), você encontra a magia dos pôsteres dos filmes antigos e vestimentas icônicas, além de itens relacionados ao Faroeste retratado em filmes de Hollywood e na literatura. 

Além das galerias de exposições permanentes, o museu conta com exposições rotativas para sempre fornecer novas experiências aos visitantes. Também há uma série de palestras para o público adulto, que geralmente são realizadas no Dub and Mozelle Richardson Theater, e diversos programas para as crianças, como aulas de arte e artesanato, nas quais elas aprendem a decorar bandanas ou braceletes, sessões de histórias e aulas didáticas.

Como chegar

O museu encontra-se na intersecção das rodovias I-44 e I-35, na região nordeste de Oklahoma City. Na I-44, pegue a saída 129 (Martin Luther King Boulevard) e siga para o norte até a 63rd Street. Virando à esquerda (sentido oeste), você chegará ao museu.

Explorar mais