Skip to main content
O que não falta é lagostim

Louisiana

Culinária da Louisiana chega para temperar a Milan Expo

Por: Miriam B. Weiner

Denny Culbert/Lafayette Travel
1 de 1
  • Estados:
    Louisiana

Picante, doce, fresquinho e diferente de tudo o que você provou até hoje.

No verão europeu, a Louisiana mostrou ao mundo que não faltam sabores só seus lá na Milan Expo, levando os pratos sem igual do estado às ruas da Itália.

"A culinária da Louisiana é autêntica", explica Kyle Edmiston, secretário-assistente do Escritório de Turismo da Louisiana. "Nossas raízes são muito profundas por conta da herança de franceses, espanhóis, sicilianos, africanos, caribenhos, irlandeses, alemães e índios americanos que fizeram parte do verdadeiro caldeirão que criou a Louisiana e seu povo, e cada uma dessas culturas trouxe algo de novo à mesa. É por isso que nossa cena culinária é diferente de todas as outras dos Estados Unidos."

Ingredientes deliciosos não faltam na Louisiana

A localização geográfica do estado, no sudeste dos Estados Unidos, ao longo das margens do Golfo do México, garante que não faltem frutos do mar fresquinhos: na verdade, o estado é responsável por 95% do lagostim consumido em todo o mundo. Os sabores frescos, combinados à vasta série de influências globais, criam uma cena culinária sem igual em nenhuma outra parte do mundo. Essa atmosfera única é um verdadeiro bem que Edmiston e seus colegas querem compartilhar com visitantes de todo o mundo.

"Algo que nos separa é que temos uma diversidade que outros destinos não têm", comentou. "Temos todo um sistema de trilhas feito para que as pessoas se desloquem pelo estado, atravessando a cena culinária."

 

 

Louisiana chama a atenção

A Milan Expo apresentou a oportunidade de expor os viajantes a múltiplos sabores que encontrariam em uma viagem ao Estado Creole. Para tal, a Louisiana assumiu a Food Truck Nation do Pavilhão dos EUA – um programa voltado para a comida de rua que serve todos os tipos de delícias norte-americanas. Durante três semanas, os caminhões serviram pratos inspirados na Louisiana, como sanduíches po’boys de camarão e hambúrgueres picantes temperados com produtos Tony Chachere. Havia até um cupcake com o tema Mardi Gras e cobertura de pralinê.

Trazer a cena culinária da Louisiana para a Food Truck Nation em Milão não foi tarefa fácil e exigiu cuidado no planejamento e na coordenação.

"Após nos consultar, esses itens foram escolhidos pelo Pavilhão dos EUA", explica Edmiston. "Tinha que ser algo que pudesse ser replicado, que fosse gostoso e que desse para ser comprado na Itália. Adoraríamos ter um jambalaya, um gumbo ou um étouffée, mas não daria para conseguir tudo de que os chefs precisariam para que o prato tivesse o mesmo sabor que em casa."

O aclamado chef de Nova Orleans John Besh conseguiu trazer consigo alguns dos temperos favoritos da Louisiana quando voou para Milão para cozinhar no James Beard American Restaurant, que fica na famosa Galleria Vittorio Emanuele II, no centro de Milão.

"Minha coisa favorita foi ir [ao James Beard American Restaurant] em uma das noites que o John comandava a cozinha lá", recorda-se Edmiston. "Ele fez um trabalho incrível ao pegar um pouco dos vegetais frescos dos produtores italianos e misturar com os temperos que havia trazido, criando uma mistura muito interessante."

Mas, segundo Edmiston, quem provou a culinária ao estilo da Louisiana na Milan Expo teve somente uma pequena amostra da cena culinária do estado. "Na Louisiana, culinária não tem a ver só com comida: tem a ver com as pessoas, com a música, com a experiência e com a comida."

Mas como ter a experiência completa de um jantar na Louisiana?

"Eu incentivaria [os visitantes] a irem a um lugar onde eles pudessem sentir algo mais que a comida, como restaurantes onde se toca o ritmo cajun zydeco, onde o lagostim é cozido, bolinhos de boudin servem de aperitivo e você consegue sentir a cultura total, o ambiente e também a culinária."

Sanduíches po’boys de camarão foram um dos pratos temáticos da Louisiana oferecidos na Food Truck Nation, na Milan Expo.

Sanduíches po’boys de camarão foram um dos pratos temáticos da Louisiana oferecidos na Food Truck Nation, na Milan Expo.
Ver mais
Pavilhão dos EUA
Mais informações

Tópicos relacionados:

Explorar mais

O histórico trem da Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad ganha a montanha

Destino

Durango

Mark Twain Riverboat on the Mississippi in Hannibal, Missouri
Ver mais

Experiência

Hannibal