Skip to main content
Encontrando um peixe-boi em uma excursão de nado com peixes-boi guiada em Crystal River, Flórida
1 de 1
  • Estados:
    Flórida

Crystal River (Rio Crystal) fica nas águas quentes do Golfo do México e é reconhecido, entre outras coisas, como a capital mundial dos peixes-boi.

Nada mais natural do que explorar o ar livre em Crystal River, com suas fontes cintilantes, margens de rio com palmeiras e carvalhos, trilhas para ciclismo e caminhadas, e muita pescaria. Os canais da área recebem água das fontes e são ideais para os gentis mamíferos marinhos (parentes dos elefantes) chamados peixes-boi. Então, reserve um quarto em um dos vários hotéis, pousadas e casas de temporada da região, ou adote uma opção mais rústica acampando com uma tenda ou um trailer para conhecer as maravilhas naturais de Crystal River.

Conheça os peixes-boi

Crystal River e Homosassa são os únicos lugares dos EUA onde é permitido por lei nadar com peixes-boi. Os diversos guias da área são treinados para tornar a experiência divertida e educacional para os visitantes, mas mantendo o cuidado e o respeito com essa espécie ameaçada. Você encontrará o maior número desses mamíferos aquáticos durante a temporada dos peixes-boi, de novembro a março. Conforme o Golfo do México esfria, esses animais procuram o calor em fontes naturais, que mantêm uma temperatura constante de 23 °C. Os peixes-boi ainda podem ser encontrados o ano todo nas águas de Kings Bay e no Ellie Schiller Homosassa Springs Wildlife State Park (Parque Estadual de Vida Selvagem Ellie Schiller Homosassa Springs).

Vista aérea de peixes-boi se reunindo em Three Sisters Springs

Vista aérea de peixes-boi se reunindo em Three Sisters Springs
Ver mais

Snorkel para pegar vieiras

Só tem uma coisa melhor do que comer vieiras frescas: pegá-las por conta própria. De julho a setembro, é possível reservar excursões de barco para fazer isso. As operadoras de barco normalmente oferecem tudo de que você precisa, incluindo uma licença, bandeiras de mergulho e bolsas de malha para armazenar o que você estiver pescando enquanto continua mergulhando com snorkel. Continue observando o cenário durante o retorno no barco, pois você poderá encontrar golfinhos brincando na água quente. Após chegar no local das vieiras, coloque seu pé-de-pato, a máscara de snorkel e prepare-se para caçar "olhos" azuis brilhando na borda das conchas das vieiras. Agora que você chegou no seu limite, leve suas vieiras para a doca para limpá-las e retirar suas conchas. Além disso, muitos restaurantes locais irão preparar para você tudo aquilo que pescar. Ligue com antecedência para confirmar.

Exibindo uma bolsa com vieiras impressionante

Exibindo uma bolsa com vieiras impressionante
Ver mais
Mais informações

Trilhas para passeio de bicicleta

As cidades próximas de Inverness e Floral City foram projetadas com ciclistas em mente. Alugue uma bicicleta em uma das várias lojas da área e saia para uma aventura em duas rodas. Pedale facilmente ao longo da Withlacoochee State Trail (Trilha Estadual de Withlacoochee) pavimentada de 74 km e veja florestas exuberantes, lagos cintilantes e o charme das cidades pequenas. Reabasteça-se com um almoço em um dos vários restaurantes no centro pitoresco da cidade de Inverness. Recomenda-se o uso de mountain bikes em Crystal River em uma trilha de 11 km por pinheiros, mangues, pântanos e a floresta de copa fechada úmida do Crystal River Preserve State Park (Parque Estadual da Reserva do Rio Crystal). O parque é isolado e intocado, dando aos visitantes uma visão de como a Flórida era há centenas de anos atrás.

Pedalando ao longo do caminho entre as copas na Withlacoochee State Trail

Pedalando ao longo do caminho entre as copas na Withlacoochee State Trail
Ver mais

Aproveite a pescaria

Você encontra todo tipo de pesca em Crystal River, seja em água doce ou salgada, no mar profundo ou em águas rasas. Fale com um dos experientes guias da região para saber como aproveitar ao máximo a pesca de nível internacional da área. Para pesca esportiva em água salgada, siga para as águas rasas dos rios Crystal ou Homosassa para pescar cantarilho, camurupim, garoupas e muito mais. Gosta de água doce? Não deixe de conhecer a cadeia de lagos Tsala Apopka, com 48 km, repleta de mangues verdejantes e corpos de água aberta. Os lagos são o habitat de robalos, crappies e bluegills, entre outros.

Medindo a pesca do dia em um barco de pesca

Medindo a pesca do dia em um barco de pesca
Ver mais
Mais informações

Como chegar

Crystal River está localizado em Citrus County, na costa do Golfo da Flórida, a cerca de 1,5 h do Aeroporto Internacional de Tampa e a pouco menos de 2 h a noroeste do Aeroporto Internacional de Orlando.