Skip to main content
Mergulho com snorkel na baía de Hanauma

Havaí

Costa Norte de Oahu: um guia de quem conhece o lado aventureiro do Havaí

Por: Jess Moss

1 de 1
  • Estados:
    Havaí

Honolulu, a capital do Havaí, é uma cidade cosmopolita de frente para o mar com atrações suficientes para entreter os visitantes durante semanas.

A cidade também é o centro aéreo do Havaí e a porta de entrada para as outras ilhas havaianas. Depois de escalar a cratera vulcânica de Diamond Head, passear pelo patrimônio histórico de Pearl Harbor e comprar uma autêntica camisa aloha em Waikiki, pegue a estrada e vá conhecer o outro lado do Havaí: a Costa Norte de Oahu. A menos de uma hora de carro ao norte de Honolulu, você encontrará um mundo em que o tempo passa devagar, usar calçados é opcional, e a vida gira em torno da terra e do mar. Estendendo-se de Kahuku a Kaena Point, a Costa Norte é um corredor de vales selvagens, vastas áreas cultivadas, pequenas comunidades e alguns dos pontos de surfe mais famosos do mundo.

Como chegar à Costa Norte

Alugar um carro é a melhor opção para conhecer a Costa Norte. Há uma linha de ônibus que parte de Honolulu, mas com o seu próprio carro você pode parar e ver praias e outras atrações no seu ritmo.

Para chegar à Costa Norte e poder admirar as mais belas paisagens pelo caminho, siga para o leste pela Interstate Highway H-1 e pela Highway 63. Na sequência, siga para o norte, até a Highway 83 (Kamehameha Highway), ao longo da costa a barlavento de Oahu, com uma parada no Polynesian Cultural Center (Centro Cultural Polinésio), em Laie, para conhecer as culturas que compõem as ilhas da Polinésia, incluindo o Havaí.

Chegando a Kahuku e contornando o ponto mais ao norte da ilha, a Costa Norte surge. A rodovia estende-se pela costa, passando por plantações e praias, antes de seguir mais para o interior, até a cidade de Haleiwa, onde há galerias de arte e lojas de surfe. Desse ponto, você pode continuar para o oeste, até o fim da Highway 930, em direção a Kaena Point, ou retornar para Honolulu, pela região central de Oahu.

Há algumas praias imperdíveis na Costa Norte, mas grande parte do charme da região está na cultura de cidade pequena e no estilo de vida comedido. Não apresse a visita e não se prenda a uma programação — simplesmente fique à vontade.

Road trip em direção à Costa Norte de Oahu

Road trip em direção à Costa Norte de Oahu
Ver mais

Cultura do surfe do Havaí

A Costa Norte é o epicentro mais famoso da cultura do surfe do Havaí. Ao longo da costa encontram-se algumas das praias mais lendárias para a prática do esporte: Sunset Beach, Pipeline e Waimea Bay. A temporada de grandes ondas estende-se de novembro a fevereiro, quando as ondulações podem passar dos 9 metros de altura e atraem campeões do surfe do mundo inteiro. Estacione o carro à beira da estrada, próximo a uma das praias, e passe o dia assistindo aos profissionais do surfe. Mas atenção: quando as ondas estão altas, muitas pessoas se reúnem para assistir às manobras, o que provoca um tráfego intenso.

Se não quiser ficar só olhando, aproveite para entrar na água. Diversas escolas de surfe e professores particulares podem levar você a pontos da Costa Norte onde as ondas são mais calmas. Duas escolas famosas são a Uncle Bryan's Sunset Suratt Surf Academy e a North Shore Surf Girls.

Onda em Oahu, no Havaí

Onda em Oahu, no Havaí
Ver mais

Exploração além do surfe

Quando as ondas estão calmas, algumas praias da Costa Norte tornam-se opções excelentes para a prática de mergulho com snorkel e cilindro. Aproveite para observar as tartarugas marinhas, os recifes de corais coloridos, as enguias e tudo o mais. Além disso, é possível alugar caiaques e stand-up paddles em toda a costa.

Como não há muita propaganda sobre a Costa Norte, o lugar é um destino fantástico para caminhadas, com trilhas que se afastam da civilização. Para fazer caminhadas tranquilas em meio à natureza, visite o Waimea Valley (Vale de Waimea), que ostenta cerca de 61 hectares de jardins botânicos, 78 sítios arqueológicos e várias atividades culturais. Uma trilha de 2,4 quilômetros, ida e volta, segue pela mata até uma cachoeira de quase 14 metros de altura que desemboca em uma piscina onde é possível nadar.

Para curtir uma experiência mais radical, vá para Kaena Point, no extremo oeste de Oahu, local que só pode ser acessado a pé. Apesar do nível de dificuldade moderado, a trilha recompensa com vistas excepcionais da costa vulcânica da ilha, do Oceano Pacífico e de animais selvagens, como albatrozes, focas-monge e baleias-jubarte, que circulam pela região de dezembro a maio.

Caiaque e as águas do Havaí

Caiaque e as águas do Havaí
Ver mais
Mais informações

Hospedagem e gastronomia na Costa Norte

É possível fazer a viagem de Honolulu à Costa Norte em um dia, mas para curtir o estilo de vida tranquilo desse lado da ilha, reserve uma ou duas noites. Dois hotéis atendem a esse lado da ilha: o sofisticado Turtle Bay Resort, de frente para o mar, e o Courtyard by Marriott.

De modo geral, a Costa Norte não é um lugar sofisticado, e seus restaurantes refletem isso. A única experiência de alta gastronomia da região encontra-se no Paakai, no Turtle Bay Resort. Os restaurantes locais, muitos deles localizados em Haleiwa, são um reflexo da atmosfera praiana.

Algumas das melhores opções da Costa Norte não estão nos restaurantes. Você as encontra nas feiras de produtores e barracas de comida ao longo da rodovia, onde é possível provar frutos do mar e frutas, como abacaxi e manga, e pão de banana.

Para fechar a viagem à Costa Norte, não deixe de provar a raspadinha na Matsumoto, em Haleiwa, que ajudam a refrescar os dias quentes.