Skip to main content
Vista do rio Big Piney próximo ao Devil’s Elbow no condado de Pulaski, Missouri

Missouri

Condado de Pulaski: trecho encantador às margens da Rota 66

Por: Tyler Ham Pong

Amon Focus
1 de 3
Museu Route 66 Courthouse no centro de Waynesville, no condado de Pulaski, nos EUA

Missouri

Condado de Pulaski: trecho encantador às margens da Rota 66

Por: Tyler Ham Pong

Amon Focus
2 de 3
Vista do Roy Laughlin Park e da nascente do rio Roubidoux no condado de Pulaski, nos EUA

Missouri

Condado de Pulaski: trecho encantador às margens da Rota 66

Por: Tyler Ham Pong

Amon Focus
3 de 3
  • Estados:
    Missouri

Viajar pela histórica Rota 66 revela muitos locais pitorescos do Missouri.

Com cerca de 53 quilômetros da icônica estrada conhecida como "Mother Road", o condado de Pulaski, no centro-sul do Missouri, me apresentou cenários maravilhosos do Centro-Oeste. Dá para entender porque as pessoas chamam a região de "o coração dos Estados Unidos". O local conta com uma combinação de belezas naturais intocadas, como as falésias escarpadas e os rios de água cristalina, e cidades hospitaleiras, que se encarregam de criar um destino receptivo.

Pulaski County Visitors Center: conhecendo o coração dos EUA

Um grande letreiro digital dá as boas-vindas aos turistas, e isso faz com que o singular Pulaski County Visitors Center (Centro de Visitantes do Condado de Pulaski) não passe batido de jeito nenhum. Ao chegar, segui as imagens de água corrente, que levam da porta à recepção, onde uma equipe amigável me recebeu. Todos os ambientes do local fornecem informações sobre as diferentes regiões do condado de Pulaski, em meio à decoração inspirada no Missouri. Os mais de 800 panfletos sobre atrações locais fizeram essa primeira parada valer a pena.

Placa do condado de Pulaski no centro de Waynesville, Missouri

Placa do condado de Pulaski no centro de Waynesville, Missouri
Ver mais

Waynesville: uma cidade histórica às margens da "Mother Road"

Nas proximidades encontramos Waynesville, uma pequena cidade clássica que também é a mais antiga comunidade do condado de Pulaski. A Rota 66 atravessa a cidade e garante o movimento dos negócios e museus locais.

Comecei minha jornada com uma excursão guiada pelo Old Stagecoach Stop e descobri como o lugar passou de cabana de madeira a hotel e a hospital na Guerra Civil, antes de se tornar um museu. Cada sala do museu agora representa um período da linha do tempo do Stagecoach Stop. A poucos metros, a Route 66 Courthouse abriga a sala de audiências original de 1903 no segundo andar do prédio. O restante do museu expõe peças e um diorama da antiga Waynesville.

Logo ao lado, visitei o Hoppers Pub, um bar com um excelente menu e incríveis 66 opções de cervejas servidas no balcão, incluindo um rótulo próprio, o Frog Drool IPA. As instalações do bar, assim como do museu, encontram-se no Registro Nacional de Locais Históricos. Nas proximidades, o Cellar 66 Wine Bar no Roubidoux Plaza, oferece degustações de vinho e bons pratos. Também é possível degustar doces deliciosos no Route 66 Candy Shoppe. Ao lado do centro de compras, escolhi o ambiente agradável do Nona’s Restaurant para fazer uma refeição rápida antes de procurar lojas de lembranças que vendem souvenires e itens colecionáveis feitos à mão.

Old Stagecoach Stop no centro de Waynesville, Missouri

Old Stagecoach Stop no centro de Waynesville, Missouri
Ver mais

Roy Laughlin Park: porta de entrada para os ambientes ao ar livre

A apenas alguns minutos do centro de Waynesville, o Roy Laughlin Park (Parque Roy Laughlin) proporciona experiências agradáveis ao ar livre, tanto para quem faz caminhadas com a família quanto para quem está em busca de mais aventura. A temperatura estava perfeita de manhã, e as árvores imensas se encarregaram de garantir as sombras ao longo das trilhas durante o correr do dia.

Dentro do parque, encontrei a Trilha Tears Memorial, que presta homenagem aos milhares de nativos americanos que acamparam no local durante a migração forçada para o território de Oklahoma, nas proximidades. Você pode aproveitar para conhecer a história dos cherokees no memorial para depois seguir a Trilha Tears Interpretive, que segue o curso do rio Roubidoux. Andando às margens do rio, encontrei visitantes fazendo passeios de caiaque e pescando nas águas claras do local.

A trilha leva até a nascente do Roubidoux, que sai de uma caverna subterrânea e dá origem ao rio Roubidoux. Não se conhece a extensão da caverna, e as expedições exploratórias avançaram somente por três quilômetros. Ao chegar, dei a sorte de encontrar um grupo de mergulhadores prestes a iniciar uma sessão de exploração, uma aventura para mergulhadores profissionais e curiosos como eu. Os mergulhadores profissionais podem visitar a Odyssey Scuba & Travel nas proximidades, em Waynesville, para obter os equipamentos que vão ajudar a garantir uma viagem inesquecível com instrutores experientes.

Com cidades acolhedoras, pontos turísticos históricos e a paisagem das Montanhas Ozark, o condado de Pulaski é um belo destino para conhecer a cultura do Missouri.

Passeio de caiaque no rio Roubidoux no Roy Laughlin Park, condado de Pulaski, Missouri

Passeio de caiaque no rio Roubidoux no Roy Laughlin Park, condado de Pulaski, Missouri
Ver mais

Explorar mais

O histórico trem da Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad ganha a montanha

Destino

Durango