- Estados:
- Havaí
N/A
Com rios de lava, fendas de vapor e nuvens de gases vulcânicos, o Parque Nacional dos Vulcões do Havaí é o lugar para testemunhar um acontecimento incrível: a criação de novas terras.
Esse famoso parque nacional é um patrimônio da humanidade da UNESCO e encontra-se na ilha do Havaí, também conhecida como Grande Ilha (Havaí também é o nome do arquipélago que compõe o estado). O parque conta com dois vulcões, o Kilauea e o Mauna Loa, além de ser a casa da lendária deusa dos vulcões, Pele. Para o encanto dos visitantes do parque, o vulcão Kilauea está em erupção constante desde 1983, aumentando constantemente o tamanho da ilha. O outro vulcão do parque, o Mauna Loa, teve sua última erupção em 1984 e é a maior montanha do planeta, com 80 mil quilômetros cúbicos de volume, quando consideramos sua porção que está abaixo do nível do mar.
Trajeto até os vulcões, saindo de Honolulu
O cone vulcânico Diamond Head se eleva sobre as praias de Honolulu, no Havaí.
Comece sua jornada na ilha de Oahu em Honolulu, a maior cidade e capital do estado. O cenário urbano à beira-mar reserva muitas atrações. Como todas as ilhas do Havaí são resultado da atividade vulcânica, você poderá se surpreender com os vestígios das erupções de Oahu antes de testemunhar erupções ao vivo no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. Aproveite para praticar mergulho com snorkel na Baía de Hanauma, uma antiga cratera vulcânica que agora abriga um recife de corais cada vez maior, ou para caminhar pelo cone vulcânico Diamond Head.
Há voos que partem de Honolulu de hora em hora, das 5h às 10h, em direção aos aeroportos internacionais de Hilo e Kona na Grande Ilha, e é possível contratar o aluguel de carros nos dois aeroportos.
O deslocamento pela Grande Ilha é tranquilo. A Hawaii Belt, composta pelas estradas estaduais 11, 19 e 190, circunda toda a ilha. A região de Hilo fica mais próxima do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, apenas 48 quilômetros a sudoeste pela Highway 11. O trajeto saindo de Kona é mais longo (133 quilômetros pelas costas oeste e sudeste na Highway 11), mas conta com atrações incríveis, como o Monumento Captain Cook e o solo sagrado do Parque Histórico Nacional Puuhonua O Honaunau.
Viagem de carro para explorar os vulcões do parque nacional
É possível ver o vapor que sai da cratera do Kilauea ao passear de carro pelo parque.
O terreno, a flora, a fauna e a cultura do, Parque Nacional dos Vulcões do Havaí são resultado de 70 milhões de anos de atividade vulcânica, migração e evolução. Esse processo continua até hoje, com muitos rios de lava, muitas cinzas vulcânicas e muitas erupções. Consulte o horário de funcionamento e as sugestões do parque para planejar sua visita.
Ao chegar ao parque, dirija-se ao Centro de Visitantes do Kilauea para consultar o horário de fechamento e as atividades do parque e retirar mapas das trilhas.
De carro, os viajantes podem conhecer boa parte das maravilhas naturais do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. A estrada Crater Rim Drive com 17 quilômetros de extensão circunda a cratera do vulcão Kilauea, atravessando regiões com paisagens desérticas e com florestas tropicais, levando até o início da trilha para uma breve caminhada pela cratera. A excursão independente com nove pontos de parada começa no centro de visitantes e proporciona vistas como a cratera Kilauea Iki. Você também poderá ver os gases vulcânicos escapando do chão em Sulphur Banks, o pré-histórico Thurston Lava Tube (uma caverna esculpida por um rio de lava 500 anos atrás) e uma desembocadura de cinzas criada por uma erupção de 1959 na Devastation Trail. Além disso tudo, do estacionamento da Devastation Trail parte a trilha de 1,3 quilômetro de extensão que leva à cratera Keanakakoi.
Outro trajeto que proporciona vistas espetaculares são os 30 quilômetros de extensão da Chain of Craters Road. A viagem começa 5,3 quilômetros ao sul do Centro de Visitantes Kilauea e desce por 1.128 metros até o Oceano Pacífico, onde é possível ver crateras e rios de lava, sítios de gravuras rupestres e uma falésia que proporciona vistas do arco marinho Holei e do Oceano Pacífico.
Exploração do Parque Nacional dos Vulcões a pé
O parque conta com paisagens de diferentes tipos, com floresta tropical, deserto e lava.
O Parque Nacional dos Vulcões do Havaí tem mais de 240 quilômetros de trilhas para caminhadas. Há trilhas mais fáceis nas quais é possível caminhar normalmente e trilhas mais difíceis que requerem bom condicionamento físico e equipamento profissional. As trilhas mais famosas, como as trilhas Kilauea Iki e Crater Rim, atravessam ou circundam as crateras.
A Trilha Kilauea Iki com 6,4 quilômetros de extensão não é tão exigente e parte de uma exuberante floresta tropical, descendo até um lago de lava já seco, com cones, fendas e vegetação que surge do fundo da cratera cinzenta.
A desafiadora Trilha Crater Rim com 1.219 metros de altitude leva até a cratera do topo do Kilauea por um trajeto com 17,7 quilômetros de extensão. O caminho está repleto de plantas, aves e insetos, mas as fendas de vapor e as crateras são um lembrete claro de que você está escalando um vulcão ativo.
Hospedagem e gastronomia
Muitos visitantes se hospedam em Hilo, mas alguns se hospedam em Kona e nas proximidades e se dirigem de carro para Hilo. Em Volcano Village, a cinco minutos da entrada do parque, há algumas pousadas e casas de temporada. Além disso, Volcano Village conta com diversos restaurantes.
Você também pode se hospedar no próprio parque ou aproveitar para comer na Volcano House, uma pousada histórica com 33 quartos instalada bem na borda da cratera do Kilauea.
Lēʻahi Head soars above the beaches of Honolulu, Hawaiʻi

Exploring Volcanoes National Park by Car
The terrain, vegetation, animals and culture you’ll encounter at Hawaiʻi Volcanoes National Park are the outcome of at least 70 million years of volcanic activity, migration and evolution. This process continues today, with active lava flows, ash falls and eruptions. Check the park’s list of closures and advisories when planning your visit. Once you arrive, stop at the Kīlauea Visitor Center for the most up-to-date information about closures and activities, as well as trail maps. Travelers can experience much of Hawaiʻi Volcanoes National Park’s natural wonder by car. The 17-kilometer Crater Rim Drive circles Kīlauea’s summit caldera, going through a desert and rain forest, and taking travelers near the trailhead for a short hike to the caldera floor. The park’s self-guided nine-stop tour along this route begins at the visitor center and includes overlooks such as the Kīlauea Iki. You’ll also see volcanic gases seeping out of the ground at Sulphur Banks, the lighted prehistoric Thurston Lava Tube – a 500-year-old cave formed by a river of lava – and the cinder outfall from a 1959 eruption along Devastation Trail, whose parking area also is the starting point for a 1.3-kilometer hike to the Keanakakoi Crater. Another drive with spectacular views is the 30-kilometer Chain of Craters Road. The trip starts 5.3 kilometers south of the Kīlauea Visitor Center and descends about 1,128 meters to the Pacific Ocean. You’ll see craters and lava fields as well as a petroglyph field and a cliff offering a view of the Holei Sea Arch and the Pacific Ocean.
Steam rising from a crater in Hawaiʻi Volcanoes National Park

Exploring Volcanoes National Park by Foot
Hawaiʻi Volcanoes National Park features more than 240 kilometers of hiking trails. Easier trails allow for regular walking while more arduous ones require peak fitness and professional gear. The highlights are the trails that traverse craters or encircle summits, such as the Kīlauea Iki and Crater Rim trails. The moderate 6.4-kilometer Kīlauea Iki Trail begins in a lush rainforest before descending to a lava lake – dried now, of course – with cones, steam vents and vegetation peeking through the gray crater floor. The challenging 1,219-meter-high Crater Rim Trail leads hikers on a 17.7-kilometer loop of Kīlauea's summit caldera. You’ll see plants, birds and insects, but the steam vents, craters and caldera won’t allow you to forget you’re on an active volcano.
Where to Sleep and Eat
Many visitors stay in Hilo or make the drive from the Kona side of the island. A few bed-and-breakfasts and vacation rentals are available in Volcano Village, a five-minute drive from the park entrance. There are also a variety of restaurants in Volcano Village. You can also stay in the park or grab a bite to eat at the Volcano House, a 33-room, historic lodge that sits on the rim of Kīlauea caldera.
Tópicos relacionados:

Mais experiências nas proximidades
Explorar mais

Experiência
10 lugares incríveis para mergulhar nos EUA

Experiência
Cidades para se divertir nos EUA

Experiência
Museu de aviação de Pearl Harbor

Experiência
Onde observar as estrelas nos EUA

Experiência
Hana Lava Tube (Tubo de Lava de Hana)

Experiência