Skip to main content
Como o Poverty Point se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO
Louisiana Office of Tourism
1 de 1
  • Estados:
    Louisiana

O Patrimônio Mundial Poverty Point, localizado no extremo nordeste da Louisiana (cerca de 150 quilômetros a leste de Jackson, Mississippi), é rico em significado histórico e cultural.

Sua classificação como um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO é a prova, o que o tornou o vigésimo segundo Patrimônio da Humanidade nos EUA. De acordo com os critérios da UNESCO, o Poverty Point tem o “testemunho único ou excepcional de uma tradição cultural ou de uma civilização existente ou passada.”

Transformação em um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

Deixe-nos te ajudar a planejar sua viagem para a Louisiana! Encontre artigos, fotos e muito mais aqui.

Para se tornar um Patrimônio Mundial da UNESCO, o Poverty Point teve que ser nomeado, provar sua significância nacional e que havia proteção suficiente para garantir sua preservação a longo prazo.

 

kniemla/Flickr

Os enormes montes do Poverty Point podem não parecer muito especiais logo de primeira, mas eles fornecem pistas de como as civilizações antigas viviam a milhares de anos atrás.

 

De acordo com Diana Greenlee, arqueóloga do Poverty Point e professora adjunta da University of Louisiana (Universidade da Louisiana), em Monroe, o processo acabou se tornando um desafio. “A maioria dos Patrimônios Mundiais são bastante fotogênicos” disse ela. "Nós tivemos que descobrir a melhor forma de apresentá-lo." Afinal, ela adiciona, "O Poverty Point é muito bacana, mas, à primeira vista, é só um monte de terra".

Mas estes montes de terra têm uma grande importância arqueológica. Com origem na época do rei egípcio Tutancâmon, a história do Poverty Point é um grande mistério. Arqueólogos sabem que grupos nativos de caçadores-coletores viviam nesta área da Louisiana entre 1700 e 1100 a.C. Esses grupos construíram uma paisagem espetacular, com um intrincado complexo de sulcos concêntricos em formato de "C" e montes de terra, incluindo um monte com 22 metros de altura. Pouco se sabe sobre a motivação por trás dessas terraplanagens, mas suas escalas têm magnitudes nunca vistas antes. "Não apenas o fato desses enormes montes aparentemente surgirem do nada, mas a complexidade dos seus padrões os tornam muito significativos", observou Greenlee.

 

Louisiana Office of Tourism

O maior monte do Poverty Point tem 22 metros de altura.

 

Existem algumas teorias em desenvolvimento a respeito do propósito por trás das terraplanagens do Poverty Point. Elas podem ter sido usadas para marcar o local como uma área importante ou para unir as pessoas, a fim de reforçar laços sociais. De acordo com Greenlee, “Não sabemos o que as pessoas estavam pensando quando criaram as terraplanagens. Mas os montes serviam como um sinal de poder e prosperidade.” Ela insinuou que os montes foram feitos para informar civilizações vizinhas de “que seria mais prudente cooperar do que competir”.

Já o mistério por trás do nome esquisito do monumento é mais fácil de decifrar. Poverty Point recebeu seu nome de uma plantation do século XIX, que ocupou parte do delta do Mississippi, perto dos montes.

Há várias formas de conhecer o Poverty Point. Você pode percorrer o local em uma excursão de bonde guiada com duração de uma hora, ou dirigindo ou caminhando por conta própria. Uma caminhada pelos montes leva cerca de duas horas. É possível obter mapas e folhetos no centro dos visitantes, onde um museu e teatro com um filme introdutório é exibido.

 

Bart Everson/Flickr

Siga o trajeto do Poverty Point e conheça os montes históricos por conta própria.

 

O Poverty Point também tem programas práticos e demonstrações que incluem moldagem de sílex (entalhar ferramentas de lasca de pedra), competições de arremesso de lanças que usa modelos de uma ferramenta antiga chamada atlatl, e diversas oficinas de artesanato. Além disso tudo, caminhadas noturnas guiadas dão aos visitantes a oportunidade única de conhecer o local sob as estrelas.