Skip to main content
Vieiras da Adventure Coast na concha

Flórida

Colheita de vieiras na costa oeste da Flórida

Por: Heather Lalley

1 de 1
  • Estados:
    Flórida

Procurando uma experiência prática para amantes da boa mesa na costa oeste da Flórida?

Opte pelo máximo da aventura "do mar para a mesa": colete suas próprias vieiras na Adventure Coast da Flórida. O litoral raso e as águas cristalinas desse paraíso natural são o ambiente perfeito para algas que as pequenas e doces vieiras adoram.

Antes de Ir

Para facilitar, existem muitos guias credenciados e barcos de pesca de aluguel na área que vão levá-lo para a captura (e, na maioria dos casos, fornecer os equipamentos necessários). Caso você opte pela captura por conta própria, você vai precisar de:

  • Uma licença de pesca em águas salgadas da Flórida
  • Barco, canoa ou caiaque
  • Snorkel e máscara
  • Bandeira de mergulho (mergulho livre)
  • Bolsa de mergulho
  • Sapatos para andar na água
  • Isopor com gelo (para acondicionar as vieiras)

Só preste atenção à época: por regra, a captura é permitida todos os anos entre o final de junho e fim de setembro, mas sempre pergunte antes de começar.

Mais informações

Dicas sobre como colher

Boas notícias: esses moluscos deliciosos são bastante fáceis de capturar, mesmo para iniciantes. Eles vivem no leito do mar e preferem águas rasas, com cerca de 1 a 3 metros de profundidade. E se destacam graças aos seus olhos brilhantes, de um azul elétrico, visíveis ao longo da borda das conchas.

Quando estiver preparado, lembre-se de que as vieiras precisam ser colhidas à mão e que elas conseguem nadar. A dica é agir com rapidez. Um barco, canoa ou caiaque ajudará você a alcançar seu prêmio, mas alguns coletores conseguem bons frutos simplesmente caminhado por entre as algas. É possível coletar o limite máximo legal, equivalente a aproximadamente 7,5 quilos de vieiras inteiras por pessoa (cerca de meio quilo de carne), em duas horas. Se estiver planejando um tour "faça você mesmo" para um grupo, lembre-se que o limite máximo por embarcação é de 38 quilos de vieiras inteiras (cerca de dois quilos de carne), a qualquer hora do dia.

Colha e cozinhe

Agora que você colheu suas vieiras, é hora de transformá-la em uma refeição. Certifique-se de atracar o barco na área de coleta de vieiras, que compreende águas estaduais a norte da linha de condado de Henando. Por sorte, várias restaurantes da região oferecem refeições preparadas com as vieiras que você coletar. Traga suas vieiras frescas e limpas até o restaurante The Cove, em Hernando Beach (Praia de Hernando), e o chef vai prepará-las de maneira sauté em manteiga. Ou vá ao BeckyJack’s Food Shack em Weeki Wachee ou ao restaurante R Beach em Hernando Beach para os pratos especiais no estilo preparados neles com as vieiras que você coletou.

Traga suas vieiras limpas e frescas apanhadas no local aos seletos restaurantes do condado de Hernando e deixe que o chef prepare seus pescados.

Traga suas vieiras limpas e frescas apanhadas no local aos seletos restaurantes do condado de Hernando e deixe que o chef prepare seus pescados.
Ver mais

Tópicos relacionados: