Skip to main content
Cinco lugares para vivenciar a cultura dos nativos americanos

Novo México, Arizona, Oklahoma, Washington, D.C.

Cinco lugares para vivenciar a cultura dos nativos americanos

Por: Valerie Conners

1 de 1
  • Estados:
    Novo México
    Arizona
    Oklahoma
    Washington, D.C.

Nos Estados Unidos inteiro existe um esforço para preservar e compartilhar a história célebre e muitas vezes trágica dos índios na América do Norte.

Prosperando por centenas de anos, os visitantes têm a oportunidade de conhecer as culturas indígenas do continente vendo exposições, visitando museus com história viva, comparecendo a eventos, explorando locais antigos e conversando com nativos americanos. Aqui estão cinco locais e eventos de primeira nos Estados Unidos onde é possível mergulhar na cultura dos índios americanos.

National Museum of the American Indian

Primeiro museu nacional dos Estados Unidos dedicado exclusivamente à tradição do povo nativo americano, o National Museum of the American Indian, dá destaque a 12.000 anos de história em mais 1.200 culturas indígenas. O museu conta com uma das maiores coleções mundiais de arte, objetos e arquivos fotográficos e de mídia sobre os índios americanos. Exposições permanentes lançam um olhar mais profundo sobre religiões e cerimônias próprios, além de sobre a luta contemporânea pela identidade das comunidades nativas. Localizado em Washington, D.C., no National Mall, em um edifício curvo de arenito para representar uma formação rochosa, o NMAI abriga regularmente festivais culturais, concertos e simpósios. No Mitsitam Native Foods Café, dentro do museu, os visitantes podem experimentar culinária indígena e contemporânea de todas as Américas, como tortillas e hambúrgueres ao estilo "buffalo".

Vista externa do National Museum of the American Indian, em Washington, D.C.

Vista externa do National Museum of the American Indian, em Washington, D.C.
Ver mais
Mandy Jansen/Flickr

Cherokee Heritage Center

Tahlequah, Oklahoma

Nos pés das Montanhas Ozark, em Oklahoma, fica o Cherokee Heritage Center, de 18 hectares, dedicado a preservar a cultura e os objetos da tribo Cherokee. Caminhe pela Diligwa, uma verdadeira aula viva de história, que retrata um vilarejo Cherokee em 1710 e permite que os visitantes experimentem demonstrações de artesanato, ouçam histórias e vivenciem o dia a dia no início do século XVIII. Em seguida, visite a representação do centro de um vilarejo Cherokee rural do final do século XIX, o Adams Corner. Não perca a exposição Trail of Tears, que detalha a remoção forçada dos Cherokees de suas terras ancestrais na década de 1830 até o que é a atual Oklahoma. O centro também oferece aulas culturais que promovem o artesanato tradicional dos Cherokees, como cerâmica e cestaria, e hospeda apresentações anuais de arte com trabalhos Cherokee tradicionais e contemporâneos.

Exposição no Cherokee Heritage Center.

Exposição no Cherokee Heritage Center.
Ver mais

Gathering of Nations

Albuquerque, Novo México

Considerado o maior encontro indígena da América do Norte, o evento anual Gathering of Nations, em Albuquerque, no Novo México, atrai milhares de povos indígenas, representando centenas de tribos. Os vários dias de festividades do evento celebram e promovem o patrimônio cultural dos nativos americanos. Entre os destaques estão canções tradicionais, competições de dança e tambores que contam com mais de 3.000 artistas, representando mais de 500 tribos norte-americanas. Os frequentadores também podem comprar pinturas, bijuterias e cerâmicas de mais de 800 artesões nativos americanos, além de saborear quitutes tradicionais como pão frito (um pão de minuto frito servido com mel ou coberturas de taco).

O Gathering of Nations é a maior reunião indígena da América do Norte.

O Gathering of Nations é a maior reunião indígena da América do Norte.
Ver mais

Taos Pueblo

Taos, Novo México

Saiba mais sobre a vida antiga dos povos indígenas – além de cultura e história – no Taos Pueblo, habitado por membros da tribo Taos já há mais de 1.000 anos. Emoldurada pelas montanhas Sangre de Cristo, este local declarado Patrimônio Cultural pela UNESCO gira em torno da capela San Geronimo e de dois grandes edifícios, com vários andares, construídos no típico estilo indígena, com lama e palha. Hoje, são quase 150 pessoas a chamarem o local de casa, e os visitantes podem fazer tours guiados sobre a cultura, a história e as pessoas do vilarejo.

Heard Museum

Phoenix, Arizona

O Heard Museum, em Phoenix, Arizona, exibe objetos antigos e arte contemporânea e é dedicado a preservar a cultura e o patrimônio de nativos americanos no sudoeste dos Estados Unidos. Essa coleção é formada por cerca de 44.000 objetos, inclusive tecidos Navajo, joias Zuni e arte indígena contemporânea. Entre as exposições dignas de nota estão a aquisição de 430 bonecas kachina, da tribo Hopi, de Barry Goldwater, ex-senador dos EUA. Não perca o passeio guiado gratuito e confira o calendário de eventos para fazer aulas educacionais ou a exposição de artes anual do museu, o Indian Fair and Market.

Objetos em exibição no Heard Museum, em Phoenix.

Objetos em exibição no Heard Museum, em Phoenix.
Ver mais
Kevin O’Spencer/Flickr
Explorar mais