Skip to main content
Um cavaleiro a cavalo na Original Renaissance Pleasure Faire

Califórnia, Oregon, Colorado, Washington, D.C.

Cinco eventos exóticos que revelam o espírito de destinos de viagem norte-americanos

Por: Morgan Little

Robert Armstrong/Original Renaissance Pleasure Faire
1 de 1
  • Estados:
    Califórnia
    Oregon
    Colorado
    Washington, D.C.

Cada cidade e região dos Estados Unidos possui características próprias, que se manifestam de maneiras distintas.

Algumas desenvolveram tradição gastronômica; outras, são caracterizadas por seus grandes espaços urbanos; e outras, ainda, oferecem atrações únicas que revelam a personalidade do destino escolhido. Confira aqui cinco festivais e eventos exóticos que você não pode perder.

Bay to Breakers San Francisco, Califórnia

Nascida de uma tragédia e constantemente evoluindo com toques de absurdo, Bay to Breakers é uma extensa corrida e uma festa à fantasia que ocorre todo mês de maio por toda a cidade de San FranciscoCalifórnia, começando na baía de San Francisco e terminando em Ocean Beach, na costa do Pacífico. Sua primeira edição ocorreu em 1912 com o intuito de aumentar a autoestima da cidade após o devastador terremoto de 1906. Desde então, o evento passou a representar a celebração da liberdade de expressão e da excentricidade da cidade.

Atrás dos corredores sérios vem um grupo enorme de participantes fantasiados. Se você não quiser participar da corrida, garanta seu lugar em Patricia’s Green e assista ao desfile de pessoas vestidas em todo tipo de fantasia, como super-heróis e homens vestidos de mulher (e vice-versa). As proibições ao consumo de álcool e à nudez deixaram o evento um pouco menos ousado, mas alertamos: você ainda pode ver um traseiro andando por aí.

Os corredores costumam vestir fantasias durante a Bay to Breakers, uma corrida em São Francisco que representa o espírito da liberdade de expressão característico da cidade.

Os corredores costumam vestir fantasias durante a Bay to Breakers, uma corrida em San Francisco que representa o espírito da liberdade de expressão característico da cidade.
Ver mais
Kevin O’Edwards/Flickr
Mais informações

Smithsonian Folklife Festival, Washington, D.C.

Poucas manifestações artísticas estão tão interligadas ao caráter da nação como os festivais de música e folk, e o Smithsonian Folklife Festival de Washington, D.C.combina ritmos musicais populares com a inclinação educativa do Smithsonian Institution.

O Smithsonian Folklife Festival é uma exposição internacional de tradição cultural viva que acontece no National Mall desde 1967. O evento de duas semanas, que coincide com o feriado de 4 de julho, mergulha na diversificada história cultural do país, assim como a de outros lugares do mundo. Há poucas cidades que celebram a diversidade como Washington, D.C., que abriga o National Museum of the American Indian (Museu Nacional do Índio Americano) e o National Museum of African American History and Culture (Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana).

Smithsonian Folklife Festival

Smithsonian Folklife Festival
Ver mais

Colorado Brewers Festival Fort Collins, Colorado

O movimento da cerveja artesanal tornou-se um fenômeno nacional, e Colorado é um dos estados mais intimamente ligados a essa tendência. O estado abriga as mais descoladas cervejarias do país, como a Oskar Blues e a Avery; e a cidade de Fort Collins, 105 Km ao norte de Denver, é a orgulhosa sede da New Belgium Brewing, a oitava maior cervejaria dos EUA.

Esse fato explica porque Fort Collins é a cidade sede do Colorado Brewers Festival que acontece em junho em vez de Denver. Todo o evento ocorre ao ar livre.

Original Renaissance Pleasure Faire Sul da Califórnia

Muito embora os Estados Unidos ainda não existiam durante a renascença europeia, isso não impediu que o país se tornasse um foco de celebrações dessa época. A Original Renaissance Pleasure Faire, a primeira do tipo, começou em 1963 e estabeleu o padrão para uma sequência quase interminável de feiras sobre o mesmo tema.

Em abril e maio, a cidade imaginária de Port Deptford surge em Irwindale, Califórnia, com lojas, barraquinhas e artistas imitando os anos 1580. O conceito pode ser simples, mas ele oculta grandes complexidades. Cada setor da feira segue padrões históricos muito rígidos para preservar a ilusão — empreitada que se ajusta perfeitamente ao sul da Califórnia, um lugar repleto de atores e artistas por causa de Hollywood.

The Golden Age

The Golden Age
Ver mais

Portland Rose Festival, Plunderathon Portland, Oregon

PortlandOregon, é conhecida como City of Roses ("a cidade das rosas") por uma boa razão. A cidade celebrou a primeira edição do Portland Rose Festival em 1907 como parte de uma aposta para tornar Portland um destino turístico popular. Desde então, o festival tornou-se uma tradição.

Mas isso não significa que o slogan extraoficial da cidade, "Keep Portland Weird" (Mantenha Portland bizarra), não seja obedecido. Durante muitos anos, o Rose Festival foi seguido pelo Plunderathon, com temática de piratas, durante o qual era possível cruzar com locais em fantasias completas circulando pela cidade em barcos-pirata improvisados. O evento ocorre no final de julho e envolve uma combinação dinâmica de desfiles e "maratomas" pelos bares da cidade, que geralmente ocorre próximo a atrações históricas como a Powell’s Books e os Shanghai Tunnels.