Skip to main content
Blue Ridge Parkway

Virgínia, Carolina do Norte

Cinco dias na Blue Ridge Parkway

Por: Shayla Martin

Kim Seng/Flickr
1 of 1
  • States:
    Virgínia
    Carolina do Norte

Considerada uma das estradas mais panorâmicas da Costa Leste, a Blue Ridge Parkway atrai os motoristas com suas vistas surpreendentes das Blue Ridge Mountains.

Ao longo dos 755 quilômetros que atravessam a Virgínia e Carolina do Norte, a extensa Blue Ridge Parkway oferece inúmeras trilhas de caminhada, áreas de piquenique, exposições culturais e vistas impressionantes. Concluída em 1983, a Parkway foi construída como uma estrada panorâmica entre o Shenandoah National Park e o Great Smoky Mountains National Park. Hoje, a Blue Ridge Parkway é uma das atrações mais visitadas no Sistema de Parques Nacionais dos EUA.

A melhor maneira de conhecer a Blue Ridge Parkway é de carro, que você pode alugar no Aeroporto Charlottesville-Albermarle, próximo dali, em Charlottesville, Virgínia, no início de sua viagem. Você precisará de três a seis dias, dependendo da extensão que você pretende percorrer na Parkway e da frequência de suas paradas ao longo do caminho para apreciar a paisagem. Delineamos um itinerário para cinco dias completos na Parkway.

Ponto de partida: Charlottesville, Virgínia

Em torno de 40 quilômetros do início da Parkway, Charlottesville, Virgínia, é um excelente ponto de partida para sua viagem. Passe alguns dias em Charlottesville para conhecer Monticello (a casa de Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos EUA) e as várias vinícolas locais da região. Antes de iniciar sua viagem, descanse no elegante e aconchegante Clifton Inn, estabelecido em uma área de mais de 40 hectares e abrigado sob as sombras da Blue Ridge Mountains.

Antes de pegar a estrada, passe algum tempo explorando a área de Charlottesville, onde você encontrará muitos locais históricos e vinícolas agradáveis.

Antes de pegar a estrada, passe algum tempo explorando a área de Charlottesville, onde você encontrará muitos locais históricos e vinícolas agradáveis.
Ver mais
James Beeler/Charlottesville Albemarle Convention & Visitors Bureau
Mais informações

Dia 1: Humpback Rocks a Peaks of Otter

A menos de 10 quilômetros da Parkway em Charlottesville encontra-se o Humpback Rocks Visitors Center, que apresenta exposições sobre a vida dos pioneiros nas montanhas e um museu rural ao ar livre. Faça sua primeira caminhada intensa e desafie-se a fazer um trecho árduo da Appalachian Trail até o cume do Humpback Rocks, onde você encontrará vistas esplêndidas do Shenandoah Valley. Após a caminhada, siga ao sul ao longo da Parkway e pare para um piquenique nas margens do rio James antes de experimentar uma caminhada descontraída ao longo da James River Canal Trail. Encerre seu primeiro dia dormindo sob as estrelas e aos sons reconfortantes do Abbott Lake no Peaks of Otter Campground, que fica um pouco mais a sul ao longo da Parkway.

Dias 2 e 3: Roanoke Mountain a Linville Falls

Parta logo cedo para Roanoke, Virgínia, em direção ao sul, onde você pode fazer um circuito a pé de 6,5 quilômetros em torno do da Roanoke Mountain e apreciar vistas espetaculares do sudeste de Virgínia. De volta à Parkway, pare para comer panquecas de trigo sarraceno e presunto defumado no Mabry Mill e preencha a noite com uma apresentação de bluegrass no Blue Ridge Music Center. As apresentações ocorrem várias vezes por semana, de maio a outubro.

No terceiro dia, passe pela Carolina do Norte para curtir uma manhã relaxante de observação de pássaros na Cumberland Knob, local em que foi iniciada a construção da Parkway em 1935. Em seguida, faça o percurso de duas horas de carro para a Linn Cove Viaduct, uma ponte de concreto que abraça as curvas da Grandfather Mountain. Encerre o dia com um percurso de menos de 30 minutos para Linville Falls e passe a noite em uma cabana com roupa de cama, cozinha totalmente abastecida e televisão.

Você encontrará várias vistas panorâmicas ao longo da Blue Ridge Parkway. Poupe tempo para parar e curtir a paisagem.

Você encontrará várias vistas panorâmicas ao longo da Blue Ridge Parkway. Poupe tempo para parar e curtir a paisagem.
Ver mais
Kay Gaensler/Flickr

Dias 4 e 5: de Linville Falls para Asheville, Carolina do Norte

Contemple de perto a beleza natural de Craggy Gardens, onde os arranjos florais chegam ao auge em junho e julho. Siga para a Southern Highland Craft Gallery, ao sul, para comprar artesanatos apalachianos tradicionais de artistas da Southern Highland Craft Guild , como cerâmicas decoradas, joias e artigos de couro.

Um pouco mais de 7 quilômetros mais à frente da galeria de artesanato você encontrará a Blue Ridge Parkway Headquarters, onde poderá se orientar sobre o que a Parkway oferece e receber dicas sobre lugares para caminhar e admirar a vista. Saia da Parkway e siga para Asheville, Carolina do Norte, uma frenética cidade montanhosa conhecida por seu cenário de cervejas artesanais, comunidade de artesão e culinária diversa. Chegando ao fim da Blue Ridge Parkway, passe a noite no histórico Omni Grove Park Inn e relaxe os músculos cansados com um tratamento em um spa de aproximadamente 4.000 metros quadrados.

Você encontrará muitas oportunidades para caminhar ao longo da Blue Ridge Parkway. Lembre-se de descer e esticar as pernas!

Você encontrará muitas oportunidades para caminhar ao longo da Blue Ridge Parkway. Lembre-se de descer e esticar as pernas!
Ver mais
Kevin O’Mcgee/Flickr

Explorar mais