Skip to main content
O Chicago Gospel Music Festival, que ocorre no Jay Pritzker Pavilion do Millennium Park
1 de 1
  • Estados:
    Illinois

Mergulhe na cena musical de Chicago e fique frente a frente com artistas emergentes e lendas estabelecidas.

A riqueza musical dessa cidade de entrada do Centro-Oeste é parte importante de sua cena cultural vibrante e os visitantes encontrarão casas de show com uma variedade de gêneros. O músico local e lenda do jazz Ramsey Lewis descreveu com perfeição: "Há uma grande comunidade de jazz, R&B, rock e blues aqui, e é ideal para uma pessoa equilibrada que gosta de música em geral. Eu adoro aqui." Veja como descobrir alguns dos ícones musicais da cidade.

A meca do blues

Após a Grande Migração, que ocorreu quando milhões de afro-americanos saíram do sul rural e se mudaram para Chicago e para outras cidades do norte, músicos de blues vindos do delta do Mississippi tornaram Chicago um importante centro para esse estilo musical. Um sinal dessa superioridade é o Chicago Blues Festival, que se tornou o maior festival de blues gratuito do mundo. Por três dias durante o verão, apresentações épicas de blues ocorrem em quatro palcos no Millennium Park. Apresentações passadas incluem B.B. King, Bonnie Raitt, Buddy Guy e Bo Diddley.

Buddy Guy's Legends tem apresentado artistas nacionais e internacionais há 25 anos. Imagine assistir a show de músicos como Willie Dixon, Koko Taylor, Albert Collins, B.B. King, Johnny Winter e Dr. John. O próprio Buddy Guy sempre se apresenta em janeiro, esgotando seu espetáculo permanente com 16 shows. As paredes do clube são cobertas com história do blues. De acordo com o site, "É como um museu, mas um museu que permite beber e dançar". E o que combina melhor que música e culinária excelentes? Mergulhe na comida cajun e soul no estilo de Louisiana, incluindo gumbo, jambalaya e po'boys de bagre.

A Chess Records, fundada em 1950 por dois irmãos, originalmente focava no blues, mas depois expandiu para soul, gospel e rock. Durante a época gloriosa da empresa, entre os músicos que gravavam estavam Chuck Berry, Muddy Waters, os Rolling Stones e Eric Clapton. O estúdio de gravação estava baseado em vários locais no South Side de Chicago, o mais famoso sendo 2120 South Michigan Avenue. Esse prédio agora é lar do Willie Dixon's Blues Heaven Foundation, que apresenta um museu (excursões estão disponíveis de hora em hora durante o horário comercial). Caso esteja visitando no verão, aproveite a série de apresentações semanais da fundação.

O Chicago Blues Festival, um evento anual gratuito à sombra do horizonte icônico da cidade no Millennium Park

O Chicago Blues Festival, um evento anual gratuito à sombra do horizonte icônico da cidade no Millennium Park
Ver mais

Jazz Showcase: "Onde vive o jazz em Chicago"

Chicago também possui um importante legado de jazz e o Jazz Showcase é grande parte disso. O clube histórico foi fundado em 1947 pelo amante de jazz Joe Segal, que passou de seus noventa anos, que se senta próximo à entrada e conversa com clientes enquanto cobra o couvert. Praticamente todo grande nome do jazz já se apresentou aqui ao longo dos anos, incluindo George Benson, Milt Jackson e Dizzy Gillespie, que tocou no clube em seu aniversário por muitos anos. A apresentação ao vivo de shows locais, nacionais e internacionais continua a esgotar os 170 lugares da casa sete dias por semana. Esse clube permanentemente popular também tem papel ativo na formação da nova geração de amantes de jazz. Sua matinê de sucesso às 16h aos domingos destina-se a famílias, com entrada gratuita até 12 anos de idade.

Uma apresentação intimista ao vivo no Jazz Showcase

Uma apresentação intimista ao vivo no Jazz Showcase
Ver mais
Mais informações

House music: outro lado das raízes de Chicago

A música eletrônica (EDM) que domina rádios, festivais e clubes nos dias de hoje deve muito ao "Chicago house", um gênero de EDM criado por artistas de Chicago no final da década de 1970 e início da década de 1980, sendo considerado a primeira house music. A música, que derivou do disco, era mais eletrônica e simplista, incorporando os sons distintos de um sampler, drum machine e sintetizadores em formas mais longas e destinada ao público de casas noturnas e não ao rádio comercial. Clubes populares de Chicago que ainda apresentam house music incluem The Underground Chicago, Smartbar e Beauty Bar.

Como chegar

Os aeroportos internacionais de Chicago O’Hare (ORD) e Chicago Midway (MDW) operam voos provenientes de vários lugares do mundo. Você pode alugar um carro no aeroporto, mas Chicago conta com convenientes opções de transporte público e é muito fácil se locomover pela cidade.

Explorar mais