Skip to main content
Praticantes de stand-up paddle navegam pelo Rio Tennessee em direção à Walnut Street Bridge

Tennessee

Chattanooga, Tennessee: um guia de quem sabe o que fazer nos espaços urbanos ao ar livre

Por: Zaida Rios

1 de 1
  • Estados:
    Tennessee

Localizada no extremo da cordilheira das Apalaches e riscada pelo Rio Tennessee, Chattanooga honra a sua reputação de "Cidade vibrante do sul com mais cenários deslumbrantes" e ideal para quem gosta de caminhar.

Eleita duas vezes a "Melhor Cidade de Todos os Tempos" pelos leitores da Outside Magazine, esta emocionante cidade ribeirinha o convida a uma incrível combinação de atividades ao ar livre a aventuras no rio. À procura de esportes aquáticos, ciclismo, alpinismo, rafting em corredeiras, passeios cênicos e maravilhas naturais? Você veio ao lugar certo.

RiverWalk de Chattanooga

Uma das melhores maneiras de conhecer a cidade é passear descontraidamente pela RiverWalk de Chattanooga, uma belíssima passarela de 13 quilômetros que acompanha o Rio Tennessee. É fácil relaxar às margens da correnteza, seja caminhando, pedalando em uma bicicleta do compartilhamento de bicicletas de Chattanooga ou correndo. Caminhe no seu próprio ritmo, reconecte-se com a natureza e mergulhe na atmosfera natural do centro da cidade ou das montanhas a apenas 15 minutos de distância. Há uma infinidade de parques para explorar e passeios de barco para fazer, de pedalinhos a cruzeiros com almoço ou jantar.

Com o compartilhamento de bicicletas de Chattanooga, fica mais fácil percorrer a RiverWalk

Com o compartilhamento de bicicletas de Chattanooga, fica mais fácil percorrer a RiverWalk
Ver mais

Stand-up paddle no Coolidge Park

O Coolidge Park na Costa Norte é um ponto ideal para iniciar um passeio de caiaque ou stand-up paddle (SUP) rumo à Maclellan Island (Ilha Maclellan), um santuário da vida selvagem com sete hectares de extensão. A ilha é habitat natural de gansos e martins-pescadores; por sua vez, a floresta abriga perus, corujas, raposas, pássaros canoros e pica-paus. Os visitantes podem ver também águias-marinhas, grandiosas garças azuis estendendo suas asas e pássaros canoros migratórios à procura de comida. Situada além da ilha e ao longo do litoral sul, eis a cidade. Aqui, os remadores descobrirão um lado diferente do rio, repleto de marcos arquitetônicos. Os penhascos de calcário abaixo do Hunter Museum of American Art (Museu Hunter de Arte Americana), a Walnut Street Pedestrian Bridge da década de 1890 (Ponte de Pedestres da Walnut Street) e o Tennessee Aquarium (Aquário do Tennessee) surgem todos no horizonte.

Um grupo de praticantes de caiaque avança pelo rio em Chattanooga

Um grupo de praticantes de caiaque avança pelo rio em Chattanooga
Ver mais

Chattanooga Pier no Rio Tennessee

Faça um passeio pelo Chattanooga Pier (Píer de Chattanooga) e dê uma volta em um dos pedalinhos da Chattanooga Cycleboats ou caia na água em uma barcaça anfíbia de desembarque da Segunda Guerra, também chamada de "pato". Faça uma parada na Ross’s Landing Park & Plaza, ali bem perto do píer, para explorar a Passagem (The Passage), um memorial à Trilha das Lágrimas, que marca a remoção das tribos dos povos indígenas americanos Cherokee. Esta exposição ao ar livre é parte monumento, parte exposição de arte, e inclui uma cachoeira.

Crianças mergulhando os pés no The Passage, um memorial interativo à Trilha das Lágrimas

Crianças mergulhando os pés no The Passage, um memorial interativo à Trilha das Lágrimas
Ver mais
Mais informações

Chamando todos os escaladores

A poucos quarteirões do rio, prossiga em sua visita ao High Point Climbing Center. Você ficará extasiado ante as incomuns estruturas de aço e vidro com seus 9.000 metros de espaço vertical livre: um convite a escaladores de todos os níveis de habilidade. A Climbing Magazine a batizou de "a academia mais descolada dos EUA". Na academia, você encontra paredes de escalada inclinadas, top rope, auto-belway e até mesmo duas paredes de velocidade com 15 metros de comprimento. Escale rochas e paredes internas ou vá para fora e escale a lateral do prédio.

Parede de escalada externa de aço e vidro no High Point Climbing Center

Parede de escalada externa de aço e vidro no High Point Climbing Center
Ver mais
Mais informações

Além dos limites da cidade

A apenas 9,6 quilômetros de Chattanooga, os aventureiros poderão voar de asa delta pela Lookout Mountain (Montanha Lookout) ou percorrer trilhas históricas e visitar um parque nacional da Guerra Civil Americana cuja altura se projeta por sobre a cidade. No interior da montanha, desça 340 metros abaixo da superfície para se encontrar com as majestosas Ruby Falls (Cachoeiras Ruby). Aventure-se nas câmaras da caverna e veja uma incrível cachoeira de 44 metros de altura.  Que tal mais aventuras nas águas? Faça uma rápida viagem e experimente o rafting em corredeiras no Rio Ocoee (que apareceu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1996) ou flutue em boias pelo tranquilo Rio Hiwassee.

Como chegar

Desembarque no Aeroporto Internacional de Atlanta (ATL) e faça a conexão com o Aeroporto de Chattanooga (CHA), onde você poderá alugar um carro ou pegar um ônibus, um táxi ou Uber e iniciar sua aventura cênica pelos espaços ao ar livre da cidade.