Skip to main content
Apresentação de dança da tradicional bomba, em Old San Juan, Porto Rico
1 de 1
  • Estados:
    Flórida
    Califórnia
    Nova York
    Illinois
    Porto Rico
    Washington, D.C.

Os visitantes podem conhecer e homenagear essa tradição especial junto com os moradores locais, não só no Mês da Herança Hispânica, mas durante o ano todo.

As culturas hispânicas e latinas nos EUA são vibrantes, diversificadas e incrivelmente ricas. Profundamente enraizada na tradição, a cultura hispânica e latina é homenageada durante o Mês da Herança Hispânica, que vai de 15 de setembro a 15 de outubro anualmente. O mês é celebrado em todo o país com festivais e eventos que homenageiam essas culturas fundamentais. A celebração da herança hispânica não pode se restringir a apenas 30 dias. Comemorações, bairros e museus em todo o país fazem homenagens durante todo o ano.

Miami, Flórida: "A Capital da América Latina"

Em uma cidade conhecida por sua vibração cultural, não é de se admirar que as prósperas comunidades hispânicas de Miami gostem de comemorar. Todo mês de setembro, as praias de areia branca e águas azuis de Miami compõem o cenário para a Miami Beach Hispanic Heritage Celebration (Celebração da Herança Hispânica de Miami Beach). Espere encontrar um dia com muita comida deliciosa, atrações de parques de diversões, música ao vivo e dança, com uma apresentação principal no Miami Beach Bandshell à noite. O Miami Hispanic Cultural Arts Center (Centro Cultural Hispânico de Artes de Miami), no bairro de Little Havana da cidade, realiza, durante todo o ano, apresentações ao vivo das companhias de dança Miami Hispanic Ballet e Cuban Classical Ballet of Miami. Nas proximidades, você encontrará a Gary Nader Art Center (Galeria de Arte Gary Nader), que abriga uma grande coleção de arte de artistas latino-americanos contemporâneos e peças de lendas como Diego Rivera e Wifredo Lam.

Mural colorido celebrando mulheres hispânicas em Miami

Mural colorido celebrando mulheres hispânicas em Miami
Ver mais

Los Angeles, Califórnia: rica história na Cidade dos Anjos

A Califórnia tem a maior população hispânica e latina dos EUA, em parte devido à sua proximidade com o México, sua história colonial e seu status de capital cultural. A cidade foi fundada em 1781 em um terreno hoje conhecido como El Pueblo de Los Angeles State Historic Park (Parque Histórico Estadual El Pueblo de Los Angeles), onde edifícios originais de meados do século XIX ficam ao lado de murais coloridos, todos em torno de uma praça, na qual são realizadas apresentações musicais e teatrais. O parque histórico também abriga o museu LA Plaza de Cultura y Artes, uma instituição distinta que compartilha a história, as culturas e as tradições dos povos latinos no sul da Califórnia. Na costa, o Aquarium of the Pacific (Aquário do Pacífico) em Long Beach sedia o Baja Splash Cultural Festival (Festival Cultural Baja Splash) todo ano no mês de setembro. Este evento de dois dias conta com música ao vivo, artesanato e dança, com entrada para o aquário incluída no preço do ingresso do festival.

Bastidores do El Rey Theatre em Los Angeles, Califórnia

Bastidores do El Rey Theatre em Los Angeles, Califórnia
Ver mais

Cidade de Nova York, Nova York: celebrações e locais com Pride

Mais de um quarto da população da cidade de Nova York é latina, com representatividade de todos os países da América Latina nos cinco distritos. Todo mês de outubro, milhares de espectadores lotam a Fifth Avenue para acompanhar a emoção do desfile Hispanic Day Parade, onde carros alegóricos coloridos, música animada e artistas homenageiam a população hispânica e latina da cidade. No extremo norte de Manhattan, o bairro Washington Heights é um renomado ponto de encontro para o povo e a cultura hispânicos, incluindo uma área conhecida como "Little Dominican Republic" (Pequena República Dominicana). Washington Heights tem dezenas de restaurantes que preparam a autêntica culinária hispânica. O bairro também abriga o Hispanic Society of America Museum & Library (Museu e Biblioteca da Sociedade Hispânica da América), que possui uma extensa coleção de arte e achados arqueológicos, todos para serem apreciados gratuitamente.

Chicago, Illinois: cinema, artes e cultura

Chicago é uma cidade que adora celebrar seu povo e sua história. A cidade abriga vários bairros conhecidos por terem grandes populações hispânicas, incluindo o Pilsen, que serviu como uma importante comunidade para imigrantes mexicanos por várias décadas. A história do bairro é homenageada com restaurantes familiares – que servem deliciosas refeições mexicanas – entrada gratuita no National Museum of Mexican Art (Museu Nacional de Arte Mexicana) do bairro e os imperdíveis 16th Street Murals (Murais da 16th Street), compostos por três quilômetros e meio de obras de arte que retratam a cultura e heróis hispânicos. Nos arredores, as exposições do National Museum of Puerto Rican Arts & Culture (Museu Nacional de Artes e Cultura de Porto Rico) contam a história da herança porto-riquenha e o impacto cultural da comunidade na sociedade dos EUA Todas as culturas latinas são homenageadas no Chicago International Latino Theatre Festival (Festival Internacional de Teatro Latino de Chicago), que acontece anualmente e conta com apresentações em teatros de toda a cidade, por várias semanas, nos meses de setembro e outubro.

Visitantes apreciando a coleção colorida no National Museum of Mexican Art em Chicago

Visitantes apreciando a coleção colorida no National Museum of Mexican Art em Chicago
Ver mais

San Juan, Porto Rico: capital com um legado reconhecido

O território dos Estados Unidos de Porto Rico celebra diariamente sua cultura hispânica e caribenha multifacetada, com instituições e eventos que homenageiam a herança local e instruem os visitantes. A vibrante capital da ilha, San Juan, foi fundada em 1521 em terras agora preservadas como o bairro histórico de Old San Juan. Reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, as atrações da região incluem fortalezas e igrejas do século XVI abertas para passeios, largos históricos e praças perfeitas para eventos, além de vários museus. O Museo de las Americas (Museu das Américas), localizado em um antigo alojamento do Exército, tem como objetivo conduzir a conservação e promoção do patrimônio cultural de Porto Rico e da América Latina. Todo mês de janeiro, Old San Juan é tomado pelo maior festival da ilha, Fiestas de la Calle San Sebastián. A celebração de vários dias enche as ruas com música ao vivo, desfiles e mostras de arte durante o dia, seguidos por shows, festas e danças que vão até tarde da noite. No moderno centro da cidade, o Museo de Arte de Puerto Rico (Museu de Arte de Porto Rico) é composto por 24 galerias de exposições que exibem obras de arte modernas e históricas, incluindo a galeria nacional do território, todas com entrada gratuita.

Celebrações tomam conta das ruas durante o festival Fiestas de la Calle San Sebastian em San Juan

Celebrações tomam conta das ruas durante o festival Fiestas de la Calle San Sebastian em San Juan
Ver mais

San Antonio, Texas: a maior cidade de maioria hispânica do país

Esta cidade do Texas esteve sob o domínio colonial espanhol por mais de um século, sendo, então, considerada parte do México na década seguinte. Vestígios desse passado permanecem até hoje, como o famoso Álamo (Missão San Antonio de Valero), uma das cinco históricas missões espanholas do século XVIII que colocaram a cidade na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. San Antonio celebra o Mês da Herança Hispânica com eventos em toda a cidade, incluindo o Programa Cultural e Cerimônia Cívica El Grito, que dá início às comemorações, todos os anos, no dia 15 de setembro. Aromas deliciosos e música festiva tomam conta da histórica praça Market Square ao ar livre durante este evento familiar que termina com um show ao vivo à noite. A praça histórica também abriga o Centro de Artes, um espaço para exposições de dois andares dedicado a explorar a experiência latina nos EUA. Ao longo do Mês da Herança Hispânica, o Guadalupe Cultural Arts Center (Centro Cultural de Artes Guadalupe) oferece apresentações teatrais e musicais, bem como programas educativos que reconhecem o impacto da cultura chicana no Texas.

Pai e filho admirando a história do Álamo em San Antonio

Pai e filho admirando a história do Álamo em San Antonio
Ver mais

Washington, D.C.: preservando o patrimônio na capital dos EUA

Atividades emocionantes acontecem na capital do país quando se trata de reconhecer a experiência latina nos EUA. Anunciado oficialmente em 2020, o National Museum of the American Latino (Museu Nacional do Latino-Americano) se juntará a outras instituições Smithsonian Institution no parque nacional National Mall. O museu destacará importantes contribuições de latinos-americanos na cultura e história dos EUA. O museu não está previsto para abrir totalmente até 2024, mas, até lá, a Molina Family Latino Gallery (Galeria Latina da Família Molina) no National Museum of American History (Museu Nacional de História Americana) apresentará exposições como a primeira presença física do museu. Diretamente ao norte do National Mall está o bairro Columbia Heights, em D.C., que abriga bares e restaurantes locais e uma população hispânica de longa data, responsável por atrações culturais como o GALA Hispanic Theatre (Teatro Hispânico GALA) e o Mexican Cultural Institute (Instituto Cultural Mexicano). O American Film Institute (Instituto Americano de Cinema) organiza o Latin American Film Festival (Festival de Cinema Latino-Americano) todos os anos durante o Mês da Herança Hispânica. O festival dura duas semanas com dezenas de exibições de filmes.

A Smithsonian Institution no National Mall abrigará no futuro o National Museum of the American Latino

A Smithsonian Institution no National Mall abrigará no futuro o National Museum of the American Latino
Ver mais