Skip to main content
As cavernas esculpidas à mão por Ra Paulette
1 de 1
  • Estados:
    Novo México

Um homem esculpiu diversas cavernas naturais no Novo México e as transformou em templos de arenito psicodélicos.

Há mais de 25 anos, Ra Paulette, artista do Novo México, cria fendas naturais nos desertos do Novo México e esculpe, escava e entalha habilmente intrincados mundos subterrâneos repletos de maravilhas.

Em 14 diferentes cavernas no deserto, ao norte de Santa Fé, Paulette criou um mundo de fantasia subterrâneo empregando nada mais nada menos do que a força de suas mãos. Usando, às vezes, as fendas já existentes e, em outras, simplesmente escavando túneis até os penhascos de arenito macio, o artista cria espaços subterrâneos singulares aos quais atribui algum tipo de poder espiritual.

Nenhuma das cavernas de Paulette é igual à outra; algumas contêm portas pequenas ou claraboias para permitir a entrada da luz do sol, enquanto outras têm bancos esculpidos diretamente nas paredes ou vãos profundos para colação de velas tremulantes. As paredes da caverna são também decoradas com desenhos esculpidos abrangendo desde flores a sóis abstratos e adornos puramente emotivos para esses desenhos; a aparência do conjunto é a de que tudo se formou naturalmente, pois cada peça está entalhada diretamente nas paredes.

Paulette considera suas criações mais um hobby ou um serviço público do que um negócio lucrativo e, normalmente, deixa as cavernas livres para serem descobertas pelas pessoas quando conclui seu trabalho. Sua esperança é a de que os que vierem depois dele desfrutem de alguma paz ou epifania em suas câmaras. A alegria de Paulette está em criar algo, e não necessariamente na criação acabada.

O que você deve saber antes de ir

Para fazer uma das excursões guiadas, acesse OriginNewMexico.com. As reservas devem ser feitas com antecedência.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações

Tópicos relacionados:

Explorar mais