Skip to main content
Casa Bacardí
1 de 1
  • Estados:
    Porto Rico

A casa de uma das marcas de rum mais famosas do mundo está localizada em um campus Art Déco tropical.

Nos arredores dos bairros operários de Cataño, Porto Rico, encontra-se o oásis dos apreciadores de coquetel mais exigente, a Casa Bacardí. Dentro dos gigantescos portões de ferro, adornados com o distinto símbolo de morcegos, a maior destilaria Bacardí do mundo parece mais um clube de campo exclusivo. Os exuberantes gramados e palmeiras tropicais bem cuidados, decorados com esculturas de arte moderna, oferecem a paisagem perfeita para o belo edifício Art Déco, a "Catedral do Rum".

Casa Bacardí

Vale a pena visitar a Casa, passeie pela destilaria, onde mais de 100.000 litros de rum são produzidos todos os dias. Começando nas docas da antiga cidade colonial espanhola de San Juan, Porto Rico, o serviço de balsas Lancha de Cataño leva você para fazer a travessia pela Bahía de San Juan por apenas 50 centavos. Ao desembarcar nas docas de Cataño, você encontrará um serviço de traslado à moda antiga para a Casa Bacardí por apenas três dólares.

Apesar de ser uma das maiores marcas do mundo, a Bacardí ainda é uma empresa familiar. O fundador Don Facundo Bacardí Massó, um espanhol que imigrou para Cuba em 1830, criou um método único de destilar rum, que o transformou da bebida preferida dos marinheiros da Marinha Real Britânica em uma bebida alcoólica refinada. Hoje, o Bacardí é feito quase de forma idêntica ao processo secreto original de fermentação, destilação e filtragem de carvão de Don Facundo.

San Juan
Ver mais

Onde o álcool e a arquitetura se encontram

Sua primeira destilaria em Cuba abriu em 1862. As vigas do edifício abrigavam uma família de morcegos frugívoros, que serviu de inspiração para a criação do logotipo da Bacardí. Embora o filho mais velho de Don Facundo tenha sido preso e eventualmente exilado de Cuba durante as Guerras de Independência da década de 1890, a introdução da Coca-Cola em Cuba no pós-guerra pelas tropas americanas produziu uma das bebidas mistas mais simples e populares do mundo: a Cuba Libre, ou rum com Coca-Cola (e uma fatia de limão). À medida que a Bacardí prosperava, outras fábricas eram abertas no México e em Porto Rico. Mas a instabilidade cubana da década de 1960 fez com que a família Bacardí deixasse Cuba definitivamente, levando sua destilaria em Porto Rico à uma posição de destaque.

Hoje, as excursões pela elegante e frondosa Casa Bacardí mostram alguns aspectos do processo de destilação secreta, e um museu bem equipado exibe exemplares das primeiras garrafas de Bacardí, junto com algumas das centenas de medalhas conquistadas pela marca. A excursão termina com uma visita a um bar ao ar livre, onde você pode apreciar amostras do histórico rum de Don Facundo. O destaque de uma visita à Casa Bacardí, no entanto, é o próprio edifício de destilação — um dos exemplos mais gloriosos da arquitetura tropical art déco que pode ser encontrado em qualquer parte do Caribe.

Saiba antes de ir

A Casa Bacardí está fechada às segundas-feiras.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações
Explorar mais