Skip to main content
A capela dos cães
1 de 1
  • Estados:
    Vermont

Esta capelinha celebra os laços espirituais entre cães e seres humanos.

Em 1998, o artista popular Stephen Huneck morreu e voltou à vida cinco minutos depois. Stephen vinha lutando contra a Síndrome do Desconforto Respiratório em Adultos e, após se recuperar, afirmou: “a experiência de chegar bem perto da morte, somada ao que aprendi a respeito do amor com minha esposa, e o valor que eu atribuía às coisas mais simples da vida tiveram todos um profundo impacto sobre mim. Sou um artista e compartilho minhas impressões e sentimentos com as pessoas por meio da arte.”

Pouco tempo depois de voltar para casa e encontrar sua esposa e três cães, Huneck teve a ideia de “construir uma capela” onde pudesse celebrar a união espiritual que temos com nossos cães, um lugar a ser aberto a esses queridos animais e a pessoas de qualquer fé ou crença.” Huneck construiu a capela na “Montanha dos Cães”, em sua fazenda nos altos de St. Johnsbury, Vermont.

Huneck a projetou no estilo de uma “igrejinha de vilarejo construída em Vermont em 1820, muito bem adornada por seu cenário de belíssimos picos e pastos”, como ele assim a descreve em seu site pessoal. “O campanário branco aponta para os céus, e o Labrador alado no topo se revolve com o vento proclamando a afinidade especial do lugar com os cães.” A entrada na capela é saudada pela luz projetada através do vitral, com imagens de cães estampadas e gravuras desses magníficos bichos ao redor. As paredes internas estão cheias de mensagens escritas à mão e fotografias de cães e de outros animais que já se foram, e as mesas oferecem mimos aos visitantes caninos.

Em homenagem aos laços que unem os seres humanos e os cães

Há inúmeras esculturas dos nossos amigos peludos espalhadas pela Montanha dos Cães e uma fileira de cabeças caninas montadas em pilares, além de um homenzinho vestido de terno conduzindo seu cão. Uma placa no lado de fora da capela diz: “Welcome all creeds, all breeds. No dogmas allowed”, isto é, “Bem-vindos todos os credos e animais de diferentes raças. Proibida a entrada de dogmas”.

Em janeiro de 2010, a resseção econômica atingiu a Capela dos Cães e outras galerias de Huneck, forçando-o a dispensar a maioria de seus funcionários. Huneck faleceu uma semana depois. Sua esposa Gwen continuou administrando a capela até sua morte, no verão de 2013. A equipe, porém, empenhou-se em preservar a visão dos fundadores, e a Montanha dos Cães continua gratuita e aberta ao público.

O que você deve saber antes de ir

A pouco mais de três quilômetros leste de St. Johnsbury, na Rt. 2, vire à esquerda na Spaulding Road e siga em frente: você encontrará uma estrada de cascalho cujas curvas o levarão à Montanha dos Cães.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações
Explorar mais
Um passeio de gôndola descontraído na primavera

Destino

Providence

O céu teatral sobre Montauk Point Lighthouse

Destino

Long Island