Skip to main content
A estátua de Vulcano na parte mais alta da cidade à noite em Birmingham, Alabama

Alabama

Birmingham, Alabama: uma cidade arraigada na história e repleta de cultura

Por: Christi Womack

1 de 1
  • Estados:
    Alabama

Descubra como esse acolhedor destino cosmopolita nos conta sua história preservando o seu passado e nos levando a mergulhar nele.

Impulsionados pela prosperidade proporcionada pela indústria do ferro e do aço na virada para o século XX, os espaços de artes dramáticas de Birmingham se proliferaram. Com a chegada da década de 1960, a cidade se transformou no centro do movimento nacional dos Direitos Civis. Nesta vibrante cidade, situada no sopé das Apalaches, explore marcos históricos e conheça o passado forjado na diversidade cultural de que todos hoje desfrutam.

Símbolos marcantes do Historic Civil Rights District

Que tal uma experiência carregada de emoção? Visite, então, o Birmingham Civil Rights National Monument (Monumento Nacional dos Direitos Civis de Birmingham), que faz parte da U.S. Civil Rights Trail (Trilha dos Direitos Civis dos EUA), e saiba como Martin Luther King Jr. e outros líderes delinearam um novo rumo para os direitos humanos. Com quatro quarteirões, o distrito inclui o A.G. Gaston Motel, sede de sua campanha, além de outros destinos imperdíveis que nos colocam diante da grandeza daquela época:

  • Birmingham Civil Rights Institute – Afiliado da Smithsonian Institution (Instituição Smithsonian), este instituto nos apresenta o papel da cidade no movimento dos Direitos Civis. Explore as exposições nas diversas galerias e confira o calendário com uma lista de eventos especiais.
  • Igreja Batista na 16th Street – O ponto central da comunidade foi um alvo de ataques que culminou com a morte de quatro jovens negras em 1963. A igreja tornou-se um ponto de encontros e continua a receber visitantes em seus cultos de adoração e excursões marcadas em horários especiais.
  • Histórica Igreja Batista de Bethel – Explore a sede do movimento, hoje um Patrimônio Histórico Nacional, onde o Reverendo Fred Shuttlesworth promoveu esforços pacíficos de desagregação.
  • Kelly Ingram Park (Parque Kelly Ingram) – Use o seu celular para fazer uma excursão gratuita com áudio e conheça a importância das esculturas montadas neste local acolhedor bem no coração do Birmingham Civil Rights Distric (Distrito dos Direitos Civis de Birmingham). Em uma ocasião fatídica, o ajuntamento de pessoas ocupou o parque ao lado da Igreja Batista na 16th Street para criar atenção em torno do movimento.

Excursão pelo museu e centro de pesquisa do Civil Rights Institute

Excursão pelo museu e centro de pesquisa do Civil Rights Institute
Ver mais

A era industrial de Birmingham

Antes dos dias dos Direitos Civis, Birmingham já havia despontado com a chegada da indústria do aço e do ferro no fim da década de 1880. No Sloss Furnaces, um marco histórico nacional, explore a fábrica que produziu ferro por cerca de 100 anos. Faça uma parada no centro de visitantes para ver as exposições e aproveite para fazer uma excursão autoguiada pelo maquinário, que inclui dois altos-fornos, e pelos 40 edifícios.

No alto da Red Mountain, o Vulcan Park e Museu (Museu e Parque Vulcano) proporciona vistas incríveis da cidade. Bem acima da cidade, maravilhe-se ante a estátua de Vulcano, forjada em ferro produzido na região em 1904; a obra é um símbolo da história industrial de Birmingham. Em parte alguma do mundo você encontrará uma estátua tão grande como esta.

O Railroad Park (Parque da Ferrovia), um espaço verde à beira do lago, é bastante popular como área de piqueniques, caminhadas, concertos e outros eventos. Durante sua estadia aqui, observe atentamente o Birmingham History Wall (Muro da História de Birmingham) para ter uma ideia visual da tradição industrial e artística da cidade. Veja bem de perto os muros e assentos cujos tijolos e paralelepípedos foram produzidos com materiais do local.

O Sloss Furnaces, um marco histórico nacional, funcionou no passado como alto-forno

O Sloss Furnaces, um marco histórico nacional, funcionou no passado como alto-forno
Ver mais

Reputação galgada na excelência no Theatre District

As luzes de neon voltaram a brilhar no restaurado Theatre District de Birmingham, um distrito tomado pelo entretenimento, lojas e inúmeras opções gastronômicas. Assista a um espetáculo no Red Mountain Theatre Company, um teatro sem fins lucrativos com talentos locais e nacionais apresentando um repertório que inclui musicais vultosos, novos trabalhos e concertos. Mergulhe na história incrustrada nos espaços do Lyric Theatre, o mais antigo teatro da cidade, inaugurado em 1914 como recanto de espetáculos variados. Transformado em cinema na década de 1930, restaurações recentes criaram um palco maior para o teatro ter capacidade de receber festivais e representações dramáticas. Do outro lado da rua, faça uma parada em outro local histórico. Construído em 1927, o Alabama Theatre ainda apresenta filmes, concertos e outros eventos especiais, dentre eles o Sidewalk Film Festival (Festival de Cinema Sidewalk) todos os anos em agosto.

Os históricos espaços Lyric e Alabama no Theatre District

Os históricos espaços Lyric e Alabama no Theatre District
Ver mais

Como chegar

Desembarque no Aeroporto Internacional Birmingham-Shuttlesworth (BHM) e alugue um carro para começar a explorar a cidade. O aeroporto fica a cerca de oito quilômetros do centro da cidade.