Skip to main content
Berkeley Pit
1 de 1
  • Estados:
    Montana

Novas espécies de fungos e bactérias habitam esse lago mortal

O cobre dessa antiga mina a céu aberto ajudou a eletrificar os EUA. Agora ela tem mais de 40 bilhões de galões de água ácida, metais pesados e formas de vida microscópicas únicas. A Berkeley Pit é uma antiga mina de cobre a céu aberto em Butte, Montana e agora um dos únicos lugares no mundo onde você pode pagar para ver lixo tóxico. A enorme dimensão do local é algo a se contemplar. Nas fotos aéreas, parece ser apenas uma enorme mancha negra.

A mina tem cerca de 1,6 km de comprimento por 800 m de largura e mais de 540 metros de profundidade, sendo que 305 deles são compostos por água ácida com altas concentrações de metais pesados e produtos químicos tóxicos, incluindo cobre, ferro, arsênico, cádmio, zinco e ácido sulfúrico. A água rica em ferro perto da superfície é avermelhada, produzindo uma tonalidade verde-limão vibrante não muito abaixo da superfície, onde as concentrações de cobre são maiores. Se você fosse beber grandes quantidades dessa linda mistura, isso o mataria, corroendo seu sistema digestivo.

Curiosamente, descobriu-se que novas espécies de fungos e bactérias se adaptaram às condições adversas dentro da mina. A intensa competição pelos recursos limitados fez com que essas espécies desenvolve-se a produção de compostos altamente tóxicos para melhorar a capacidade de sobrevivência, alguns dos quais foram separados desses organismos e apresentam atividade seletiva contra linhagens de células cancerígenas. Atualmente, a pesquisa continua.

Ao longo da vida útil da mina, aproximadamente 320 milhões de toneladas de minério e mais de 700 milhões de toneladas de rocha residual foram extraídas do mina. Em outras palavras, ela produzia cobre suficiente para pavimentar uma rodovia de quatro pistas de cinco centímetros de espessura de Chicago a Nova York, com o suficiente para chegar até Long Island.

O que você deve saber antes de ir

Saída 126 ao lado da I-90. Há placas indicando claramente o caminho e um amplo estacionamento. A plataforma de observação fica aberto de segunda a sábado, das 8h às 20h, e domingo, das 9h às 18h. A entrada custa dois dólares.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações

Tópicos relacionados:

Explorar mais
Preparação para andar de caiaque no rio Yellowstone

Destino

Billings