Skip to main content
Aprendendo sobre artesanato durante uma excursão pela fábrica de guitarras Gibson em Memphis, Tennessee

Tennessee, Alabama, Michigan, Minnesota, Texas

Bastidores do Rock: veja como a música é produzida

Por: Idoia Gkikas

1 de 1
  • Estados:
    Tennessee
    Alabama
    Michigan
    Minnesota
    Texas

Uma coisa é ouvir música; outra é saber como ela é feita.

Conhecer os bastidores do processo de produção irá mudar a forma como você ouve suas canções favoritas, não importa se esteja nos marcos históricos ou museus da música ou nos estúdios de gravação. Atrações como essas proporcionam um vislumbre da magia da música e, por acaso, acontecem em destinos igualmente incríveis.

Excursão musical em Shoals Music – Florence e Muscle Shoals, Alabama

Com sua cidade-irmã Florence do outro lado do Rio Tennessee, Muscle Shoals ficou conhecida no passado como a "capital mundial da gravação de sucessos" e criadora do seu próprio estilo musical, o Muscle Shoals Sound. O som é uma mistura peculiar de Blues, Rock, Gospel, Soul e Country, presente nas canções de artistas como Aretha Franklin, Etta James, Bob Seger e Paul Simon. Faça uma excursão pelo FAME Studios e o Muscle Shoals Sound Studio para conhecer os instrumentos e os equipamentos de gravação usados pelos artistas. Não deixe de fazer uma parada no W.C. Handy Birthplace, Museum & Library (Local de nascimento, Museu e Biblioteca de W.C. Handy) para ver onde o "pai do Blues" nasceu. Um importante festival de música acontece em sua homenagem todos os meses de julho.

Visita interna às instalações do famoso Muscle Shoals Sound Studio no Alabama

Visita interna às instalações do famoso Muscle Shoals Sound Studio no Alabama
Ver mais
Mais informações

Third Man Records – Detroit, Michigan

Fundada em 2001 por Jack White, membro das famosas bandas The White Stripes e The Raconteurs, a Third Man Records acrescentou duas vitrines ao estúdio original. O local, que fica no bairro Cass Corridor de Detroit, foi inaugurado em 2015 para abrigar uma combinação de estúdios de gravação, selos, espaços musicais e fábrica de prensagem de vinil; tudo isso você pode ver na prática nos fundos da loja. Vale a pena ressaltar que essas são algumas das primeiras máquinas construídas e em uso há mais de 35 anos. Você pode também assistir a concertos, experimentar antigos equipamentos de gravação e comprar uma gravação feita no local. Hospede-se em Detroit para explorar as diversificadas ofertas culturais desta cidade à qual todos querem voltar, como o seu vibrante centro, o RiverWalk e o Motown Museum (Museu da Motown), considerado pela Lonely Planet o segundo melhor destino do mundo em 2018.

A prensagem de discos de vinil comemora o seu retorno em lugares como a Third Man Records em Detroit, Michigan

A prensagem de discos de vinil comemora o seu retorno em lugares como a Third Man Records em Detroit, Michigan
Ver mais
Mais informações

Fábrica de guitarras Gibson em Memphis, Tennessee

O que Jerry Garcia, B.B. King, Bob Marley e Joan Jett têm em comum? Além de serem músicos lendários, todos tocavam com guitarras Gibson. Veja como cada instrumento é cuidadosamente confeccionado na fábrica de guitarras Gibson em Memphis. Você poderá até mesmo experimentar as guitarras nos diversos estágios de fabricação: um processo simplesmente inspirador para os aficionados no instrumento. A fábrica da Gibson fica na mundialmente famosa Beale Street, outro imperdível destino repleto de restaurantes com pratos espirituais e bares com música Blues. Aproveite a hospitalidade visitando Graceland, a propriedade de Elvis Presley; o Memphis Rock n’ Soul Museum (Museu de Rock n' Soul de Memphis); e o Sun Studio.

Instrumentos construídos artesanalmente na fábrica de guitarras Gibson em Memphis, Tennessee

Instrumentos construídos artesanalmente na fábrica de guitarras Gibson em Memphis, Tennessee
Ver mais

Songbirds Guitar Museum – Chattanooga, Tennessee

O Songbirds Guitar Museum (Museu de Guitarras Songbirds) é um espaço de música ao vivo e, mais notavelmente, o acervo de alguns dos mais raros instrumentos existentes. Este é um verdadeiro paraíso para os amantes das guitarras e aficionados em história da música. Explore a vasta coleção de guitarras raríssimas, algumas avaliadas em milhões de dólares, incluindo a Gibson Firebirds, as Fender Stratocasters com cores personalizadas, as Les Paul Sunbursts e protótipos retrô.  Os fãs mais sérios terão uma oportunidade única de segurar e tocar esses incríveis instrumentos em uma excursão Player Experience dedicada à experiência de tocar. Depois, vista as botas de caminha e aprecie a beleza natural de Chattanooga e uma infinidade de recreações ao ar livre.

Mais informações

Paisley Park – Chanhassen, Minnesota

Tudo o que Prince pôde sonhar ele produziu no seu complexo, o Paisley Park: álbuns de sucesso, incluindo "Diamonds & Pearls", "Emancipation" e o "The Black Album"; concertos espontâneos; convidados especiais do calibre de Madonna e Stevie Wonder; e até mesmo a filmagem de "Graffiti Bridge" aconteceu no Paisley Park. Durante a excursão guiada, você conhecerá o seu palco de apresentações, o estúdio de gravação e o famoso piano roxo. A falecida lenda do Rock nasceu em Minnesota e marcou sua presença na vizinha Minneapolis, um sofisticado destino urbano no Rio Mississippi. Faça uma parada na loja de discos Electric Fetus onde Prince comprava suas gravações, veja a casa de "Purple Rain" e confira a Calhoun Square, o complexo de lojas e entretenimento citado em seu álbum "Crystal Ball".

No estúdio de gravação de Prince no Paisley Park em Chanhassen, Minnesota

No estúdio de gravação de Prince no Paisley Park em Chanhassen, Minnesota
Ver mais
Paisley Park-NPG Records
Mais informações

Gravações do "Austin City Limits" – Austin, Texas

A explosão de popularidade de Austin, conhecida como a "Capital Mundial da Música ao Vivo", se deve às suas opções culturais, gastronômicas e musicais. Desde 1974, apresentações ao vivo de todos os gêneros musicais (Hip-Hop, Southern Rock, Country, Jazz e muito mais) foram transmitidas no "Austin City Limits" (Limites da Cidade de Austin), o que o torna o mais longo programa musical em exibição da história da TV. Participe do sorteio para conseguir ingressos gratuitos e assistir a uma gravação ao vivo. Se você não tiver sorte, compre ingressos para um concerto no Moody Theater, onde o show é gravado, ou assista ao Austin City Limits Festival em outubro. Explore o cenário de música ao vivo nos distritos de entretenimento Warehouse, Sixth Street e Red River, saboreie uma refeição rápida em um dos famosos food trucks e mergulhe na história conhecendo os museus locais.  

O panorama no Austin City Limits Festival em Austin, Texas

O panorama no Austin City Limits Festival em Austin, Texas
Ver mais
Mais informações
Explorar mais