Skip to main content
Passeio de caiaque na baía bioluminescente de Laguna Grande em Fajardo, Porto Rico
1 de 1
  • Estados:
    Porto Rico

Ao pensar em entretenimento noturno em Porto Rico, geralmente pensamos na dança, nos restaurantes e nos bares. Mas você sabia que a vida noturna de Porto Rico tem um outro lado?

Longe das praças e dos bares de coquetéis agitados, ficam as baías bioluminescentes, ricas em organismos microscópicos chamados dinoflagelados que brilham quando agitados. Das cinco baías desse tipo no planeta, Porto Rico possui três delas, então é só reservar uma noite para visitar essas águas mágicas.

Mosquito Bay, Vieques

Ainda que tenha visto a bioluminescência pessoalmente em outro lugar no mundo, nunca viu nada como isso. Localizada na pequena ilha de Vieques, a sudeste de Porto Rico, Mosquito Bay possui o recorde de bioluminescência mais brilhante do mundo registrado pelo Guinness Book. Como é estritamente proibido nadar nessa baía bioluminescente, uma excursão de caiaque é a melhor maneira de se aproximar do show de luzes. Informe-se na Melaya's Tours and Black Beard Sports sobre as opções de excursão.

O céu noturno visto de Vieques

O céu noturno visto de Vieques
Ver mais

Laguna Grande, Fajardo

A segunda baía mais brilhante, Laguna Grande, é uma pequena enseada na ponta nordeste de Porto Rico, o que é conveniente para a cidade de San Juan. Com várias maneiras de conhecer a baía bioluminescente, ela também é acessível para pessoas com as mais diversas deficiências físicas. Reserve uma excursão de caiaque para as águas cintilantes da baía aberta. Entre as agências especializadas estão Kayaking Puerto Rico, Pure Adventure e Puerto Rico Bio Bay Tours. Outra opção é a excursão noturna guiada de Cabezas de San Juan Nature Reserve, com um passeio de bondinho ao longo da lagoa e uma caminhada na passarela acima da água. É necessário fazer reserva.

Mais informações

La Parguera, Lajas

Siga para o litoral sudoeste de Porto Rico para a terceira baía bioluminescente, La Parguera. Embora seja considerada a menos brilhante das três baías, La Parguera não perde em beleza. Além de sua localização conveniente, La Parguera é atraente pela possibilidade de mergulhar com snorkel na água brilhante. Operadoras como Paradise Scuba and Snorkeling Center e Parguera Water Sports and Adventures combinam passeios de caiaque ou aventuras aquáticas diurnas com mergulhos noturnos inesquecíveis.

Boiando e relaxando durante o dia em La Parguera

Boiando e relaxando durante o dia em La Parguera
Ver mais

Dicas para observar a bioluminescência

Muitos visitantes querem nadar nas baías bioluminescentes de Porto Rico. Saiba que La Parguera é a única delas em que isso é permitido pelas operadoras de turismo. O segredo para aproveitar ao máximo o "brilho" de sua experiência é acompanhar os ciclos lunares. Quanto mais próximo da lua nova, maior será o brilho. Algumas operadoras de turismo não realizam excursões durante a lua cheia. Por fim, reserve o horário mais próximo da madrugada possível, pois a escuridão é maior e a quantidade de turistas é menor.

Como chegar

O Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín (SJU) pode ser facilmente acessado por várias companhias aéreas a partir de diversos pontos no mundo. No aeroporto, você encontrará facilmente transporte terrestre por ônibus, táxi ou aluguel de carro.