Skip to main content
Farol de Portland em Cape Elizabeth

Maine, Massachusetts

Atrações e atividades em uma viagem de carro pelo litoral de Maine

Por: Miriam B. Weiner

Kim Seng
1 de 1
  • Estados:
    Maine
    Massachusetts

Em qualquer estação do ano, a costa rochosa de Maine é linda, seja recoberta de flores silvestres da primavera ou de folhas secas do outono.

Com suas inúmeras cidades costeiras pitorescas e dezenas de minúsculas ilhas, o litoral atlântico deste estado do nordeste dos EUA tem muito a oferecer. Explorar o litoral de Maine é muito fácil e você só precisa de: um carro, uma semana e um espírito aventureiro.

Ponto de partida: Boston, Massachusetts

Quer viajar de carro pela costa de Maine? Boston, Massachusetts é um excelente ponto de partida. Se descer no Aeroporto Internacional de Logan em Boston, você terá fácil acesso a inúmeras locadoras de automóveis e a tudo o que a cidade pode proporcionar. Antes de cair na estrada, reserve um ou dois dias para descobrir os locais históricos da cidade; siga a Freedom Trail e saiba porque a cidade desempenhou um papel importante na Guerra Americana da Independência, ocorrida no final do século 18. Para ter uma ideia de como é a Boston atual, faça uma visita às lojas da Newbury Street ou delicie-se com a magnífica cozinha da cidade.

Antes de cair na estrada, comece a sua viagem em Boston, Massachusetts, e aprecie seus diversos locais históricos, lojas e restaurantes.

Antes de cair na estrada, comece a sua viagem em Boston, Massachusetts, e aprecie seus diversos locais históricos, lojas e restaurantes.
Ver mais
Massachusetts Office of Travel & Tourism

Dia 1: Boston a Kennebunkport

Quando estiver pronto para pegar a estrada, uma boa opção é a rota panorâmica. Prefira o norte de Boston seguindo pela U.S. Route 1 em vez de a Interstate 95, e veja inúmeras cidades encantadoras da Nova Inglaterra ao longo do litoral. O trajeto de cerca de 145 quilômetros pela Route 1 a nordeste de Boston o levará até Kennebunkport, Maine, um popular destino de férias de alguns dos mais importantes políticos dos EUA.

Imponentes mansões incrustradas em penhascos escarpados com vista para o oceano, embelezadas pelas praias ao redor, proporcionam pitorescos passeios durante todo o ano, por isso venha preparado com uma jaqueta para encarar as frias brisas do mar. Após uma boa dose de ar fresco, acomode-se e jante em um dos encantadores restaurantes da região, dentre eles o Stripers Waterside Restaurant (com frutos do mar locais e belíssimas vistas da água) ou o Mabel’s Lobster Claw (famoso por seus rolos de lagosta, uma especialidade de Maine). E por falar em acomodação, ajeite-se em uma das charmosas pousadas de Kennebunkport.

As magníficas mansões de Kennebunkport, Maine, com vista para o oceano Atlântico.

As magníficas mansões de Kennebunkport, Maine, com vista para o oceano Atlântico.
Ver mais
Amy Meredith

Dias 2-3: de Kennebunkport a Portland

Acorde bem cedo e tome o seu café na Dock Square em Kennebunkport, onde os históricos armazéns hoje abrigam galerias de arte, butiques e cafés locais. De lá, pegue a Route 1 e siga por 46 quilômetros rumo nordeste até Portland, Maine. Atividade é o que não falta nesta pujante cidade. Em Portland, a maior área urbana de Maine, há inúmeras coisas para se fazer, de compras e locais para refeições a caminhadas e passeios de bicicleta.

Com seus cerca de 3 quilômetros estendendo-se pelo porto, a Eastern Promenade é o lugar perfeito para mergulhar nas paisagens de Portland, seja de bicicleta ou mesmo a pé neste tranquilo calçadão pavimentado. E para quem quer se aventurar na água, o porto é sem dúvida imperdível: diversas empresas de excursão e fretagem oferecem passeios de barco pelo Atlântico. Mas o grande destaque da sua estadia em Portland será uma visita ao famoso Farol de Portland. Este histórico farol, situado em uma falésia rochosa à beira-mar nas proximidades do Fort Williams Park, protege a entrada da Baía de Casco desde 1791. Se quiser curtir a noite, o centro de Portland oferece inúmeras opções de restaurantes e acomodação à sua escolha.  

Considerada a maior cidade de Maine, Portland apresenta um eclético cenário gastronômico, além de inúmeras opções para compras e um belíssimo e histórico farol.

Considerada a maior cidade de Maine, Portland apresenta um eclético cenário gastronômico, além de inúmeras opções para compras e um belíssimo e histórico farol.
Ver mais

Dia 4: Portland ao Acadia National Park

Seguindo rumo nordeste pela Route 1, os quase 250 quilômetros que levam de Portland ao adorado Acadia National Park (Parque Nacional Acadia) de Maine são incrivelmente agradáveis. Ao longe, você verá o escarpado litoral do estado, com suas praias rochosas esculpidas pelas agitadas ondas do Atlântico.

Na metade do percurso entre Portland e Acadia, faça uma rápida parada em Camden, Maine, uma encantadora cidade portuária repleta de restaurantes e butiques locais, além de incontáveis vistas panorâmicas. Aproveite a parada para visitar Curtis Island Light, um histórico farol na entrada da baía de Penobscot. Pegue novamente a estrada e siga pelos cerca de 115 quilômetros restantes que levam a Acadia e acomode-se em uma das pousadas próximas a Bar Harbor (ou monte sua tenda em uma das áreas de camping do parque); prepare-se para dias incríveis de aventura ao ar livre.

No caminho de Portland ao Acadia National Park, faça uma parada em Camden para admirar as belas vistas do porto.

No caminho de Portland ao Acadia National Park, faça uma parada em Camden para admirar as belas vistas do porto.
Ver mais

Dias 5 a 7: Acadia National Park e Bar Harbor

Aceite a nossa sugestão e passe pelo menos dois dias no Acadia National Park. As inúmeras trilhas de Acadia estão prontas para receber ciclistas e praticantes de caminhada e equitação, enquanto os lagos e fontes são um prato cheio para os amantes da pesca, canoagem e passeios de caiaque. Quer um pouco mais de aventura? Experimente fazer uma escalada ou siga as íngremes trilhas até o cume de Dorr Mountain (são aproximadamente 5 quilômetros de ida e volta até o pico) e contemple magníficas vistas do parque.

Há muitas atrações no Acadia National Park, mas reserve algum tempo para explorar a pequena cidade de Bar Harbor, situada a nordeste do parque na baía de Frenchman. Nesta incrível cidade estilo resort, você encontrará inúmeras butiques, restaurantes de frutos do mar locais e históricas mansões. Suba a bordo de uma das históricas escunas da Downeast Windjammer Cruises e dê uma volta panorâmica por sobre as águas para apreciar vistas magníficas da cidade e do parque.

Reserve vários dias para descobrir as trilhas na mata do Acadia National Park, os picos das montanhas e as praias rochosas.

Reserve vários dias para descobrir as trilhas na mata do Acadia National Park, os picos das montanhas e as praias rochosas.
Ver mais
Greg Sager
Mais informações
Explorar mais