Skip to main content
Teto da livraria Albertine
1 de 1
  • Estados:
    Nova York

Apesar do magnífico teto celestial, é a vasta coleção de livros franceses a verdadeira estrela da livraria.

O teto de cenas celestiais pintado à mão se estende por sobre as prateleiras de livros no segundo andar de Albertine, uma livraria no Upper East Side de Manhattan.

Uma visão dos sonhos, em que planetas e signos do zodíaco seduzem o visitante a mergulhar em um mundo onde ciência e poesia se fundem perfeitamente. Mesmo com toda a sua grandiosidade, a obra de arte acaba sendo obscurecida pela verdadeira estrela da loja: a vasta coleção de livros franceses.

Albertine é prova física da dedicação do governo francês em promover o intercâmbio intelectual entre os povos francês e norte-americano. Pessoas de origem francesa e amantes dos livros encontram aqui um paraíso comum. Patrocinada pelos Serviços Culturais da Embaixada Francesa, a livraria nasceu em 2014 na histórica Payne Whitney Mansion (Mansão Payne Whitney). O estabelecimento contém mais de 14.000 livros de 30 países falantes do francês e é a única loja em Nova York dedicada exclusivamente a oferecer volumes impressos em francês e inglês.

O espaço é belíssimo, um refúgio tranquilo do agito da cidade. Além do teto estelar, bustos de personagens famosos das culturas francesa e franco-americana, como Descartes e Benjamim Franklin, adornam o espaço, sem falar na sala veneziana com espelho do chão ao teto. À entrada do prédio, encontra-se uma réplica da escultura O Jovem Arqueiro de Michelangelo. Antes, havia ali uma obra supostamente original de Michelangelo, que foi doada por empréstimo ao Metropolitan Museum of Art (Museu Metropolitano de Arte) após passar décadas despercebida.

Aqui, o visitante poderá explorar o vasto acervo de títulos literários da livraria. Albertine também promove debates, discussões e leituras com participação aberta ao público.

O que você deve saber antes de ir

Para chegar a Albertine, pegue uma das linhas de metrô 4, 5 ou 6 na área residencial e desça na 86th Street ou 77th Street (se pegar a 6). De lá, você andará poucos metros pela 5th Avenue.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações

Tópicos relacionados: