Skip to main content
Aeroporto e Museu da Aviação de College Park
1 de 1
  • Estados:
    Maryland

O aeroporto mais antigo do mundo ainda em operação foi fundado pelos irmãos Wright em College Park, Maryland.

Após realizar o primeiro voo controlado de longa distância em 1903 utilizando um veículo mais pesado que o ar, Orville e Wilbur Wright empreenderam repetidas tentativas de negociar um contrato com o Departamento de Guerra dos EUA. A princípio, os militares levaram certo tempo para compreender as aplicações de guerra dos aviões; somente em 1909, decidiram aceitar a ajuda dos irmãos Wright.

Após alguns voos teste com o exército em Fort, Mayer, Virgínia, identificou-se a necessidade de criar uma instalação específica para aeronaves. Wilbur Wright supervisionou a construção do Aeroporto de College Park em 1909.

Aqui, ele ensinou os tenentes Frederic Humphreys e Frank Lahm a pilotar seus aviões; os dois tornaram-se os primeiros pilotos oficialmente militares. Em 1911, civis começaram a pilotar aviões no Aeroporto de College Park, que se mantém em operação desde então.

O “Berço da Aviação”

O aeroporto recebeu a alcunha de “berço da aviação” e abriga muitos dos primeiros exemplares desta indústria. Irene Van Deman, a primeira mulher a subir a bordo de um avião, voou aqui em 1909 e, em 1912, Bernetta Adams Miller tornou-se a primeira piloto a conduzir uma aeronave militar. Em 1911 e 1912, miras de bombardeiro e metralhadoras foram adaptadas aos aviões e testadas pela primeira vez. Em 1912, o tenente Henry Arnold entrou para a história como o primeiro piloto a alcançar 1,6 km de altitude. Em 1918, o Correio iniciou aqui seu serviço postal aéreo, despachando correspondências entre Washington, Filadélfia e a cidade de Nova York. Em 1920, Emile e Henry Berliner protagonizaram aqui a primeira decolagem vertical, consagrando-se pioneiros no desenvolvimento do helicóptero. Em 1927, o Bureau of Standards (Departamento de Normas) passou a testar o uso da radionavegação como meio de auxiliar os pilotos a voar sob condições climáticas adversas.

Em 1981, o aeroporto recebeu o acréscimo de um museu; graças a uma parceria firmada com o Smithsonian Institute (Instituto Smithsonian) e à extensa reforma por que passou, o espaço foi reaberto em 1998. Suas exposições contam ao visitante a história da aviação e o quanto o Aeroporto de College Park foi fundamental para a evolução inicial desta indústria.

Inúmeras réplicas e modelos originais de aeronaves podem ser vistos no museu, incluindo um planador dos irmãos Wright e o Wright Brothers Model B, um dos aviões originais usado para serviços postais pelo Correio; o Berliner, considerado hoje o primeiro helicóptero; e uma reconstrução de como era o interior do hangar do Aeroporto de College Park por volta de 1909. Uma das paredes do museu é colada à pista do aeroporto e totalmente cercada por janelas. Se estiver com sorte, você poderá ver um avião decolando ou aterrissando durante sua visita.

O que você deve saber antes de ir

Saindo da estação de metrô de College Park, basta atravessar uma área industrial para chegar rapidamente ao museu. Há também um amplo espaço de estacionamento. O museu abre diariamente (exceto na maioria dos feriados) das 10h às 17h.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações

Tópicos relacionados:

Explorar mais
Uma vista panorâmica à noite do Baltimore Inner Harbor

Destino

Baltimore