Skip to main content
Folhagem de outono em Lundy Falls

Califórnia

5 destinos belíssimos na serra do Leste da Califórnia

Por: Idoia Gkikas

Turismo no condado de Mono
1 de 1
  • Estados:
    Califórnia

É um dos segredos mais bem guardados da Califórnia para quem curte uma aventura.

O condado de Mono é lar de paisagens belíssimas, diversão ao ar livre e belezas naturais, como a entrada leste para o Yosemite National Park (Parque Nacional de Yosemite).

Yosemite National Park

O condado de Mono oferece acesso à entrada leste do Yosemite – o lado menos lotado – pela impressionante estrada Tioga Pass Road/SR 120 West. Enquanto a U.S. Highway 395 (Scenic Byway, assim chamada pelo estado) fica aberta o ano inteiro, a Tioga Pass Road/SR 120 West fica fechada nos meses de inverno, em geral do início de novembro ao fim de maio.

Paisagem imperdível: Tuolumne Meadows, lago Tenaya e Olmsted Point são três pontos espetaculares e imperdíveis.

Como explorar: curta hiking, veja animais selvagens e flores da primavera em Tuolumne Meadows; pesque, nade e reme seu caiaque no lago Tenaya; e tire fotos do Half Dome e do Clouds Rest pelo Olmsted Point.

De caiaque no lago Tenaya

De caiaque no lago Tenaya
Ver mais
Turismo no condado de Mono

Bodie State Historic Park

A maior cidade-fantasma não restaurada dos EUA e local de uma das maiores febres do ouro da história da Califórnia, Bodie chegou a ter uma população de 10.000 pessoas no final da década de 1870. Hoje, memórias dos dias de mineração ganham vida nas estradas de terra de Bodie, com quase 200 construções ainda de pé e exatamente como estavam quando a cidade foi abandonada.

Paisagem imperdível: ande por Bodie em um passeio autoguiado e tire fotos dos antigos prédios e do cemitério. No museu, você encontra mapas vendidos por um pequeno valor. Os passeios em Stamp Mill ocorrem todos os dias durante todo o verão.

Como explorar: faça uma viagem alternativa do final de maio até o fim de outubro de Mammoth Lakes, lago Mono ou Bridgeport, a cidade mais próxima de Bodie. Traga um casaco e calçados confortáveis, além de comida, água e protetor solar; não há serviços nesse parque estadual.

Construção abandonada no Bodie State Historic Park

Construção abandonada no Bodie State Historic Park
Ver mais
Alekos McKee
Mais informações

Lago Mono

O lago Mono é um amplo lago de água salgada conhecido pelas formações de carbonato de cálcio (calcário), chamados de torres de tufa. Sais e minerais das montanhas, combinados com a evaporação natural, o deixam mais de duas vezes mais salgado que o oceano.

Paisagem imperdível: veja formações de tufa de outro mundo, a cratera vulcânica Panum Crater e milhões de pássaros migratórios.

Como explorar: o melhor local para ver a as formações de tufa de calcário é na Mono Lake Tufa State Natural Reserve (Tufa Sul, Reserva Natural Estadual de Tufa do Lago Mono). Você encontrará também passeios guiados de canoa, caiaque e a pé; pergunte nos dois centros de informação ao visitante de Lee Vining.

De caiaque ao redor das torres de tufa do lago Mono

De caiaque ao redor das torres de tufa do lago Mono
Ver mais
Turismo no condado de Mono
Mais informações

Devils Postpile National Monument

Devils Postpile é considerado um dos melhores exemplos do mundo de formações colunares de basalto. O que se assemelha a uma pilha bem arrumadinha de troncos criada por gigantes foi na verdade formada por uma complicada série de fluxos vulcânicos e movimento glaciar.

Paisagem imperdível: as colunas de basalto de 18 metros de altura são por si só impressionantes, mas o padrão hexagonal simétrico e cruzado que elas formam é ainda mais perceptível do topo da formação rochosa.

Como explorar: os visitantes podem pegar o ônibus obrigatório até Devils Postpile, saindo da área-base de alojamentos Main Lodge, na Mammoth Mountain (montanha Mammoth), nos meses de verão. Desde o ponto de ônibus, a caminhada até a base é de 600 metros.

Devils Postpile National Monument

Devils Postpile National Monument
Ver mais
Turismo no condado de Mono

Rainbow Falls

Rainbow Falls fica onde o rio San Joaquin se abre em uma cachoeira de 30 metros. Ela ganhou esse nome por causa dos arco-íris que parecem dançar em sua névoa.

Paisagem imperdível: veja um sem-fim de arco-íris que formam a água em cascata, especialmente nos dias ensolarados.

Como explorar: uma caminhada relativamente fácil de 4 quilômetros (só ida) desde Devils Postpile, Rainbow Falls (cataratas Rainbow) fica aberta somente no verão, geralmente do meio de junho a outubro. Curta um piquenique, pesque truta no rio San Joaquin e não se esqueça de trazer uma câmera.

Rainbow Falls

Rainbow Falls
Ver mais
Robert Bohrer

Como chegar

O Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) tem voos o ano inteiro para o condado de Mono via Aeroporto Mammoth-Yosemite (MMH). No inverno, pegue voos diretos de San Diego (Alaska Airlines) e San Francisco (United). O condado de Mono fica a poucas horas de carro dos aeroportos internacionais de Reno, Las Vegas, Los Angeles e San Francisco. De carro, a US Highway 395 fica aberta o ano inteiro, enquanto as rotas que atravessam as montanhas (Tioga Pass, Sonora Pass, Monitor Pass) ficam fechadas nos meses de inverno, mas ficam abertas aproximadamente do meio de maio até o meio de novembro.

Mais informações