Skip to main content
Observando o cume da Old Rag Mountain no Shenandoah National Park, Virgínia
1 de 1
  • Estados:
    Califórnia
    Virgínia
    Tennessee
    Utah
    Arizona

Quer transformar sua caminhada no parque em uma aventura selvagem?

Você pode desfrutar das incríveis vistas dos parques nacionais dos EUA enquanto põe à prova suas habilidades de sobreviver em terrenos acidentados. As caminhadas a seguir são árduas e gratificantes. Se seu estilo é mais para solo plano, elas não são para você. Mas se prefere adrenalina pura e quer encarar um desafio, continue lendo.

1. Old Rag Mountain no Shenandoah National Park

A maioria dos viajantes fica só admirando as vistas próximas ao Skyline Drive, que serpenteia o Shenandoah National Park (Parque Nacional Shenandoah), em Virgínia (a 114 quilômetros de Washington, D.C.). O que poucos imaginam é que há vistas ainda mais incríveis para quem ousar e fizer o percurso a pé.

A Old Rag Mountain é a caminhada mais famosa do Shenandoah por um simples motivo. Ao chegar ao topo, você terá uma vista aberta de 360 graus de todo o parque. A maioria dos caminhantes faz entre sete e oito horas o passeio de ida e volta que totaliza 14,48 quilômetros. Prepare-se para derrapar em cascalho solto, para esgueirar-se por passagens apertadas, subir colinas íngremes e arrastar os pés por toda a extensão das laterais do penhasco. Mas a paisagem é o que faz tudo isso valer a pena. Dica local: chegue antes das 8 h para evitar as multidões.

Escalando rochas na Old Rag Mountain, no Shenandoah National Park, Virgínia

Escalando rochas na Old Rag Mountain, no Shenandoah National Park, Virgínia
Ver mais
Mais informações

2. Half Dome Hike no Yosemite National Park

Fazer a caminhada Half Dome, no Yosemite National Park, (Parque Nacional Yosemite) na Califórnia, exige que você não só se agarre aos cabos de segurança, mas também tenha uma licença para acessar a trilha. A demanda para essa caminhada é bem grande.

Tendo um percurso de 22,5 a 25,7 quilômetros ida e volta, não é tarefa simples escalar o Half Dome. Na reta final, existem cabos por todo o caminho para ajudar os caminhantes a alcançarem o topo da rocha íngreme sem utilizar equipamento de alpinismo.

É possível concluir a caminhada em um dia se você começar logo cedo, e as vistas do cume do Half Dome compensam todo o desafio do passeio. Para caminhar no Half Dome, você pode solicitar uma licença antecipada durante todo o mês de março, antes do início da temporada de caminhadas. Do total de solicitações, o parque concederá acesso aleatoriamente a 300 caminhantes por dia. Você também pode tentar obter a licença no dia da caminhada, mas não há garantia de que conseguirá.

Vista do icônico cume do Half Dome no Yosemite National Park Califórnia

Vista do icônico cume do Half Dome no Yosemite National Park Califórnia
Ver mais
Kenny Karst
Mais informações

3. Angels Landing Trail no Zion National Park

Não se deixe enganar pelas bem conservadas trilhas que existem no início dessa caminhada – Angels Landing, no Zion National Park (Parque Nacional Zion), em Utah, é para quem gosta de aventura.

Embora curta, a subida de Angels Landing traz um desafio. A caminhada, com oito quilômetros para ir e voltar, oferece vistas deslumbrantes, mas a chegada é complicada e repleta de fortes inclinações e quedas íngremes. No local, há correntes instaladas para ajudar aqueles que querem chegar ao cume. Mas as vistas da formação rochosa de 454 metros fazem toda a vertigem valer a pena.

Caminhada em um cume estreito em direção a Angels Landing no Zion National Park, Utah

Caminhada em um cume estreito em direção a Angels Landing no Zion National Park, Utah
Ver mais
Mais informações

4. Alum Cave no Great Smoky Mountains National Park

Localizada no Great Smoky Mountains National Park (Parque Nacional Great Smoky Mountains), no leste de Tennessee, a Alum Cave está mais para um “abrigo rochoso” do que propriamente uma caverna, então os claustrofóbicos nada têm com o que se preocupar. Você vai ficar sem fôlego com as incríveis vistas e subidas íngremes dessa trilha de sete quilômetros de ida e volta.

Os caminhantes iniciam a trilha por uma escadaria de pedra (com a ajuda de cabos de mão) para chegar até a Arch Rock. Depois, a trilha chega ao pico após uma escalada de quase 1,5 km em rocha pura. Aqueles que ainda tiverem energia podem continuar ir da Alum Cave até o Mount LeConte (Monte LeConte), o terceiro pico mais alto das Great Smoky Mountains.

5. Grandview Trail no Grand Canyon National Park

A trilha Grandview é considerada uma das caminhadas mais difíceis do Grand Canyon National Park (Parque Nacional Grand Canyon), no Arizona. Nela, há pouca sombra, subidas íngremes, trilhas acidentadas e muitos rochedos. Ela é recomendada apenas para pessoas experientes em caminhadas no deserto. Mas, como o próprio nome sugere, essa caminhada de até 10,3 km (ida e volta) também oferece vistas deslumbrantes do desfiladeiro e do rio Colorado.

Opções menos intimidadoras também oferecem belas vistas, como a trilha South Kaibab, de 9,6 km de ida e volta. As subidas também são muito íngremes, mas a trilha é mais conservada. Não importa a trilha que você escolher, evite os brutais meses de verão a menos que não se incomode em perder uma vida inteira de suor em uma caminhada de um só dia.

Vista da Grandview Trail no Grand Canyon National Park, Arizona

Vista da Grandview Trail no Grand Canyon National Park, Arizona
Ver mais
Explorar mais