Montgomery e Selma Alabama
- Principais aeroportos:
- Birmingham (BHM)
- Montgomery (MGM)
- Estados:
- Alabama
Cidades do sul arraigadas na história dos direitos civis dos EUA
Comece com o passado
Em 1965, centenas de defensores dos direitos civis marcharam 87 quilômetros pela Highway 80, de Selma a Montgomery, para montar acampamento e reivindicar direitos iguais de voto. Visite o National Voting Rights Museum and Institute (Instituto e Museu Nacional dos Direitos de Voto) em Selma, conheça o ponto de partida da marcha no Brown Chapel A.M.E. Church & King Monument e siga a rota do Rev. Martin Luther King Jr. pela Edmund Pettus Bridge.
Prossiga em sua viagem através da história percorrendo a Dexter Avenue no centro de Montgomery, considerada a ruela mais histórica dos EUA. Leia placas informativas na Court Square Fountain (Fonte da Court Square), onde escravos eram vendidos no século XIX e Rosa Parks recusou-se a ceder seu assento no ônibus um século depois. O Rosa Parks Museum, a poucos quarteirões dali, é um museu dedicado à vida desta mulher e ao Boicote dos Ônibus de Montgomery. Passe pelo prédio onde foi enviado o telegrama que desencadeou a Guerra Civil Americana (é possível ler o texto do telegrama em uma baliza histórica no lado externo) e toque o púlpito onde King pregou de 1954 a 1960 na Igreja Batista King Memorial da Dexter Avenue.
No prédio do Capitólio no Alabama, Jefferson Davis prestou juramento como o primeiro e único presente dos Estados Confederados da América em 1861; o prédio serviu também de capitólio da União e o fim da Marcha de Selma a Montgomery. Não se esqueça de visitar a Primeira Casa Branca da União, a curta distância dali.
Fora da cidade
Se você se instalar no centro de Montgomery, poderá ir a pé a museus, restaurantes, lojas e pontos de entretenimento. Os fãs da música terão a chance de prestar homenagem a um ícone do Country no Hank Williams Museum e visitar uma coleção abrangente de lembranças, dentre elas o Cadillac azul que o músico de 29 anos de idade dirigia quando faleceu em 1953.
No Riverfront Park, assista a um concerto ou a um evento especial, veja um jogo de beisebol no Riverwalk Stadium e faça um passeio em stand-up paddle ou um cruzeiro cênico com jantar pelo Rio Alabama. Mais tarde, tome um drink no Aviator Bar, todo decorado com relíquias da aviação, incluindo uma réplica do Wright Flyer suspensa no teto. Saboreie um jantar no Capitol Oyster Bar, local muito procurado por sua comida caseira sulista, as vistas do rio e os shows de música Blues aos domingos, que não desapontaram de forma nenhuma. Após o fechamento de outros bares às sextas e sábados à noite, siga até o clube underground Sous La Terre para curtir música Jazz e Blues. Os ávidos por cultura devem planejar uma visita ao Blount Cultural Park (Parque Cultural Blount), lar do Montgomery Museum of Fine Arts (Museu de Belas Artes de Montgomery) e do Alabama Shakespeare Festival (Festival Shakespeariano do Alabama). Confira também o F. Scott and Zelda Fitzgerald Museum, um museu construído em homenagem ao famoso casal literário que se conheceu em Montgomery em 1918.
Fato interessante
A primeira Casa Branca da União em Montgomery foi usada por apenas três meses durante a Guerra Civil Americana, de fevereiro a maio de 1861. Hoje, visite o local gratuitamente.
Foto: Art Meripol
Zelda Fitzgerald, esposa do escritor americano F. Scott Fitzgerald, foi uma filha de Montgomery, e aqui conheceu seu futuro esposo em 1918.
Foto: Art Meripol
Montgomery abrigou a primeira escola de voo dos EUA, criada por Orville e Wilbur Wright em 1910. Hoje, é a Base da Força Aérea Maxwell.
Foto: Chris Granger