Skip to main content

O coração da cidade

A Plaza de España é o centro das atividades culturais, religiosas e governamentais em Guam há séculos. Dentre seus sítios históricos estão Azotea, o último elemento estrutural remanescente do Palácio do Governador; os Almacen Arches (Arcos do Almacen), estrutura de arcos triplos que serviam de entrada para o armazém real, construído em 1736; e a Chocolate House (Casa do Chocolate), edifício redondo usado pelas administrações espanhola e americana. A Hagatna Heritage Walking Trail (Trilha de Caminhada pela História de Agana), de quatro quilômetros de extensão, atravessa a vila e conecta 17 sítios históricos. Um dos locais mais importantes é a Catedral-Basílica Dulce Nombre de Maria, centro da comunidade católica de Guam construído em terras doadas por um chefe chamorro em 1669. Mais adiante na trilha se encontra o Fort Santa Agueda, construído entre 1794 e 1802. Veja a San Antonio Bridge (também conhecida como Tollai Acho ou Spanish Bridge), construída em 1800 e vigiada pela estátua de bronze "La Sirena", uma lendária sereia.

 

Volte no tempo

Os visitantes que quiserem conhecer melhor os povos indígenas de Guam devem visitar a Governor’s House (Casa do Governador), onde fica um museu com exposições de antiguidades do povo chamorro. Continue até o Angel Santos Memorial Park (Parque Memorial Angel Santos) para ver oito pedras "latte" em forma de cogumelo, usadas como fundação pelos antigos chamorros para casas de madeira e palha, entre 800 e 1700 DC. À beira-mar, o monumento Latte of Freedom (Latte da Liberdade) lembra uma pedra "latte", mas é uma moderna torre de observação com vista para a baía de Agana. Os fãs da Segunda Guerra Mundial vão querer conhecer o Pacific War Museum (Museu da Guerra do Pacífico) e o War in the Pacific National Historical Park (Parque Histórico Nacional da Guerra do Pacífico). Aventure-se até o Chief Quipuha Park (Parque do Chefe Quipuha), no Paseo de Susana, península ao norte do centro da cidade. O parque, fundado após a Segunda Guerra Mundial, homenageia o primeiro líder católico de Guam.

 

Atividades atuais

Desfrute da cultura moderna da ilha em Chamorro Village; aberto todos os dias, ele é mais popular às quartas-feiras graças ao Wednesday Night Market (Mercado Noturno de Quarta-feira), que oferece culinária local e internacional, artesanato e presentes diferenciados. Confira também os itens livres de impostos comercializados em mais de 100 lojas no Agana Shopping Center. A vida noturna não chega a ser agitada, mas há restaurantes à beira-mar onde é possível experimentar as culinárias chamorro, filipina e americana.

Fato interessante

Criança faz pose no Latte Stone Park
Ver mais

Você pode experimentar um tipo diferente de "latte" em Agana. Conheça os enormes pilares, ou rochas "latte", no Latte Stone Park. Eles foram usados como fundação para construções do antigo povo chamorro.

Estátua da Liberdade de Guam, em Agana
Ver mais

Agana tem sua própria Estátua da Liberdade, erguida em 1950 pelos Escoteiros da América em homenagem ao 40º aniversário da organização.

Plaza de España, um lembrete do passado espanhol da cidade
Ver mais

Reivindicada pelos espanhóis em 1686, Agana foi considerada a primeira cidade europeia no Pacífico.

Foto: Guam Visitors Bureau

A Plaza de España no centro de Agana, Guam
Ver mais
Experiências próximas