Skip to main content

A El Yunque Rainforest (Floresta Tropical El Yunque) há muito é uma joia preciosa da ilha. Seu nome significa "a bigorna" por conta de seu topo plano. O Rei Alfonso XII de Espanha proclamou a área como reserva protegida em 1876. Em 1903, o Presidente Theodore Roosevelt dos EUA a declarou Luquillo Forest Reserve (Reserva Florestal Luquillo). Em 1971, uma espécie de pássaro anteriormente não conhecida, a mariquita-alvinegra-de-porto-rico, foi descoberta nas maiores elevações da floresta.

El Yunque é um paraíso para caminhadas com cerca de 38 km de trilhas recreativas. As trilhas variam em comprimento, elevação e dificuldade. Algumas caminhadas populares incluem La Coca Trail (Trilha La Coca) e Juan Diego Trail (Trilha Juan Diego), que leva a piscinas naturais. A La Mina Trail (Trilha La Mina) conduz os caminhantes para La Mina Falls, uma cachoeira aberta para natação. A Mt. Britton Trail (Trilha Mt. Britton) leva a vistas impressionantes do topo de Mt. Britton, a 941 m acima, e sua torre de observação. Uma torre de observação de fácil acesso é a Yokahú Tower (Torre Yokahú), que possui um estacionamento. A torre de 480 m de altura oferece aos visitantes impressionantes vistas 360° da ilha.

Além de caminhadas, há muito o que fazer na floresta tropical. Pegue um livro-guia e estude as espécies nativas da flora. Fique atento para observar vários pássaros, incluindo pica-paus, beija-flores verdes e o famoso papagaio-de-porto-rico. Se procura emoções mais aceleradas, coloque um arnês e voe sobre as copas exuberantes do Rainforest Zipline Park (Parque de Tirolesas da Floresta Tropical). Ou então, desfrute das vistas da floresta tropical enquanto cavalga ao longo do Mameyes River (Rio Mameyes) na excursão do Carabalí Rainforest Park (Parque da Floresta Tropical Carabalí).

A floresta tropical fica a uma viagem de carro de cerca de uma hora de San Juan e várias empresas locais oferecem excursões guiadas da área.