Skip to main content
Caminhando pelo Illinois State Memorial no Vicksburg National Military Park, Mississippi
1 de 8
Monumento no Vicksburg National Military Park, Mississippi
2 de 8
Vista panorâmica do Illinois State Memorial, Vicksburg National Military Park, Mississippi
3 de 8
Canhão militar, no Vicksburg National Military Park, Mississippi
4 de 8
Visite o Elvis Presley Museum, Tupelo, Mississippi
5 de 8
USS Cairo Gunboat and Museum no Vicksburg National Military Park, Mississippi
6 de 8
Jantar em Jackson, Mississippi
7 de 8
Vistas do rio Mississippi na Natchez Trace Parkway
8 de 8
  • Estados:
    Mississippi

O Mississippi é famoso por várias coisas, incluindo o blues, patrimônios históricos americanos e culinária sulina

É também onde fica a Natchez Trace Parkway, uma exuberante região do estado que eu tive a felicidade de conhecer há pouco tempo.

O belo interior do Mississippi

Paralela à trilha original (conhecida como "Old Trace"), a Parkway começa em Natchez, no sudoeste do estado, e ruma em direção ao norte por 715 quilômetros até chegar a Nashville, no Tennessee.

A área, com muito verde, têm árvores imponentes e vegetação rasteira e abundante. A estrada de duas faixas é ladeada por áreas densamente arborizadas. Originalmente uma série de caminhos dos índios nativos americanos, caçadores e comerciantes, a Old Trace era a melhor forma para as pessoas irem de um lugar a outro.

Acredita-se que a cidade de Natchez, o ponto original da estrada, seja a colônia europeia mais antiga no rio Mississippi.

Histórias sem-fim ao longo da Old Trace

No meu caminho para o norte, eu me deparei com vários patrimônios históricos, como a Shaifer House, onde foram disparados os primeiros tiros da Batalha de Port Gibson durante a Guerra Civil americana; Grand Gulf Military Park, com suas duas fortificações; e o Vicksburg National Military Park, que abriga a canhoneira encouraçada USS Cairo, uma das últimas embarcações desse tipo que resistiram ao tempo.

Antes de sair da área, parei nas Windsor Ruins, nas proximidades de Port Gibson. Outrora uma grandiosa mansão, os dias de glória chegaram ao fim quando um hóspede acidentalmente derrubou um cigarro aceso, o que fez o lugar todo queimar até virar pó. Tudo o que resta agora são as colunas majestosas.

O antigo e o novo se encontram na culinária sulina

De volta à estrada, fui buscar um pouco do frango frito especial do restaurante Old Country Store, em Lorman. Desde 1875, quem percorre o Trace sempre vem aqui para fazer compras e comercializar. Hoje em dia, é um local onde você encontrará a boa e velha culinária sulina e uma lojinha de presentes para comprar suas lembrancinhas. Ao me desculpar por precisar pedir a comida embalada para viagem, Mr. D, proprietário, disse: "Tenho certeza absoluta de que você vai voltar. Coloquei aí meu molho secreto, o 'Volta logo, benzinho'". E, olha, tinha uma coisa incrível aí mesmo. Na hora que cheguei à parada seguinte, já tinha devorado tudo e estava pronta para mais.

Foi um ótimo trabalho em Jackson, capital do Mississippi e também epicentro das delícias culinárias do sul. Um almoço delicioso no 1908 Provisions, composto por ceviche de atum e peixe-vermelho empanado, fez a festa na minha boca.

Mais informações

Lugar de nascimento do rei do rock 'n roll

Minha parada final ao longo da Natchez Trace Parkway foi na cidade de Tupelo, mais conhecida como lugar de nascimento do Elvis Presley.

Tupelo foi onde o Elvis fez a primeira apresentação no rádio, aos 10 anos de idade. A pequena casa onde ele nasceu fora construída pelo pai dele, depois pegar um empréstimo de US$ 180 com o chefe. Não havia nem água encanada.

O Elvis Presley Museum, a estátua do Rei e também a igreja e capela prestam homenagem a essa lenda do rock and roll. Do lado de fora do museu encontra-se o carro um Plymouth verde, ano 1939, réplica do carro que a família dirigiu até Memphis em busca de uma vida melhor, quando Elvis tinha 13 anos.

Em suma: minha viagem me levou a lugares incríveis que são de interesse para fãs de história e de música. Não deixe de incluir a Natchez Trace Parkway no seu próximo itinerário rumo aos EUA.