Alabama
Alabama: beleza, história, cultura e aventura
Road trip pelo estado, segundo o Alabama Tourism Department
Grandes cidades atraentes e coloridas
A capital do Alabama, Montgomery, é uma das cidades mais históricas dos EUA. Uma estátua de Rosa Parks marca o início de uma avenida de um quilômetro de extensão que inclui um antigo local de leilão de escravos, o berço dos Estados Confederados da América, a igreja de Dr. Martin Luther King Jr., o local onde Rosa Parks começou sua famosa viagem e o ponto final da Marcha de Selma a Montgomery. Mergulhe nessa história marcante e explore o pequeno centro de Montgomery com hotéis, museus, restaurantes e atrações.
Cerca de uma hora e meia ao norte, você encontrará Birmingham, a maior área metropolitana do Alabama. Este destino gastronômico se autodenomina a "Mesa de Jantar do Sul" por seus diversos restaurantes comandados por chefs. Faça uma visita a Vulcan, a maior estátua de ferro fundido do mundo no Vulcan Park and Museum (Parque e Museu Vulcan). Daqui, aprecie as vistas de toda a cidade, incluindo cinco distritos de entretenimento no centro e em seus arredores, e o Birmingham Civil Rights National Monument (Monumento Nacional dos Direitos Civis de Birmingham). Birmingham também abriga a maior coleção de motocicletas do mundo no Barber Vintage Motorsports Museum (Museu Barber de Veículos Motorizados Vintage).
Destinos culturais no norte do Alabama
Apelidada de "Cidade dos Foguetes", Huntsville abriga o maior museu espacial do mundo, o U.S. Space & Rocket Center (Centro Espacial e de Foguetes dos EUA), e o acampamento educativo Space Camp, com tudo incluído. Visite a maior instalação de artes de propriedade privada do sudeste dos EUA no Lowe Mill ARTS & Entertainment (Centro de Artes e Entretenimento Lowe Mill), ouça música ao vivo na casa de shows Orion Amphitheatre e dê um passeio pelo Big Spring International Park (Parque Internacional Big Spring).
A pouco mais de uma hora de viagem, descubra "A Capital Mundial da Gravação de Sucessos" na região conhecida como The Shoals. Este grupo de quatro cidadezinhas: Muscle Shoals, Florence, Sheffield e Tuscumbia, no extremo noroeste do Alabama, são conhecidas por seus estúdios de gravação, onde alguns dos maiores sucessos das décadas de 1960 e 1970 foram criados. Visite os lendários FAME Recording Studios e Muscle Shoals Sound Studio. Nas proximidades, visite o Ivy Green, um museu e lar de Helen Keller, e conheça o W.C. Handy Home & Museum (Museu e Casa de W.C. Handy).
História e beleza natural na costa
Sede da primeira celebração do Mardi Gras dos EUA, Mobile possui uma interessante mistura de sabores, culturas e tradições tão ricas quanto o gumbo servido em restaurantes locais. A cidade foi fundada pelos franceses como a primeira capital do território da Louisiana, depois se tornou uma colônia da Grã-Bretanha e da Espanha. Por muito tempo uma importante cidade portuária, foi aqui que o último navio negreiro, o Clotilda, chegou aos EUA e onde seus ocupantes formaram a histórica comunidade de Africatown.
Cerca de uma hora ao sul de Mobile, Gulf Shores e Orange Beach estão localizadas no extremos sul do Alabama, ao longo das margens do Golfo do México. Esta região é agraciada pelo clima quente, pelo povo hospitaleiro e pelas belezas naturais intocadas. Essas cidades turísticas têm 52 quilômetros de praias de areia branca, além de cafés descontraídos e bares de praia animados com música ao vivo. Para passar um dia em uma praia intocada, explore o Gulf State Park (Parque Estadual do Golfo), que separa essas duas cidades com 2.600 hectares de ecossistemas protegidos, incluindo 3 quilômetros de praia.
Road trip pelo estado, segundo o Alabama Tourism Department
Fato interessante
Nos anos 60 e 70, artistas, como Aretha Franklin e The Rolling Stones, gravaram suas músicas em Muscle Shoals, que ficou conhecida como a "Capital Mundial dos Hits".
Foto: Art Meripol
O delta do rio Mobile-Tensaw é conhecido como a Amazônia dos EUA. O corpo d'água abriga mais biodiversidade aquática do que qualquer outro sistema fluvial do país.
Foto: Chris Granger
O foguete Saturn V que levou o homem à superfície da Lua foi construído em Huntsville.
Foto: Chris Granger