USA Radio

Por mais de 14 séculos, o povo Anasazi prosperou neste lugar que chamamos de Mesa Verde Country. O poder desse cenário magnífico ainda é sentido por uma nova geração de artistas e poetas; os sabores frescos da fazenda ainda podem ser sentidos nos ingredientes cultivados na área e nos vinhedos. O chamado da natureza selvagem é respondido nos mesmos vales e montanhas de hoje, só que assumiram a forma de bicicletas, caiaques e linhas de pesca. A história é lembrada e recontada em centros culturais, museus, danças e demonstrações. O artesanato é exibido em entrepostos comerciais, galerias e lojas. Tudo isso pode ser encontrado nas comunidades do sudoeste: Cortez, Dolores e Mancos. Mesa Verde Country: a maior concentração de sítios arqueológicos da América do Norte.

O Parque Nacional Mesa Verdeé só o começo, já que outros tesouros mundiais ficam ali pertinho. O Ute Mountain Tribal Park foi escolhido pela National Geographic Traveler como um dos "80 melhores destinos do mundo para viajar no século XXI" – e olha que só nove lugares nos Estados Unidos receberam essa designação especial. A poucos quilômetros de Cortez, em um vale fértil com vinhedos viçosos, fica o Canyons of the Ancients National Monument, que inclui Hovenweep e Sand Canyon. Este é o lugar certo para praticar hiking ou mountain bike em diversos sítios antigos – e perceber que milhares outros estão esperando ser descobertos. O Four Corners Monument fica a uma breve viagem de carro partindo de Cortez. Aqui dá para pisar em quatro estados ao mesmo tempo – e você já pode riscar esse da lista de lugares a visitar antes de morrer. Não esqueça a câmera!

Depois de um dia repleto de história, vá para a cidade se arriscar em galerias de arte, museus, culinária direto da fazenda, cervejarias locais e compras. O povo Anasazi habitou os vales e as mesas do sudoeste do Colorado, incluindo onde fica hoje o Mesa Verde National Park, até por volta de 1300 d.C. Cultivando milho, feijão e abóbora, eles criaram a base da agricultura para fazendeiros, agricultores e vinicultores da atualidade, que trazem consigo essa longínqua tradição. Para matar a sua sede, a área tem quatro cervejarias e duas vinícolas. No Mesa Verde Country, a agricultura faz parte da cultura.

Fãs da vida ao ar livre adoram a possibilidade de ter terrenos tão diversos e tão próximos um dos outros, seja via hiking, bicicleta ou acampamento. Se você curte bicicleta, quer escapar das multidões e ainda por cima curtir trilhas e atalhos belíssimos e vazios, o Mesa Verde Country é o destino certo das suas pedaladas o ano todo. De via única até ladeiras dificílimas nas San Juan Mountains, o Mesa Verde Country oferece quase 1.000 quilômetros de trilhas de mountain bike na área, com cânions, rochas escorregadias, pinheiros e juníperos até floresta antiquíssima.

Primavera, verão e outono são as melhores épocas para o passeio, mas muita gente curte praticar de fat bike na neve invernal, e há outros passeios possíveis nos desfiladeiros. As elevações maiores das mesas e trilhas nas montanhas oferecem vistas incríveis, além de trazer alívio ao calor que faz no verão.

Ciclistas de estrada e motociclistas podem aproveitar as duas belíssimas estradinhas: a Trail of the Ancients National Scenic Byway (a única da América do Norte dedicada à arqueologia) e a San Juan Skyway, considerada a estrada mais bonita dos EUA.

No Mesa Verde Country as tradições do passado não ficam só na memória: são vividas no dia a dia. Elas estão no rosto dos habitantes locais, no artesanato local repassado geração após geração, na celebração da comunidade. Vivem na brisa morna dos desfiladeiros, no pôr do sol, na herança que está nas rochas, nas árvores, nos vales.

Um dia só não dá conta: dar adeus é difícil, mas o retornar é um até breve. Todo mundo que visita a área traz essa memória consigo.

Experiências próximas ao Mesa Verde Country, no Colorado

Site de viagens oficial do Mesa Verde Country, no Colorado

Informações de viagens oficiais do Mesa Verde Country

Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar