USA Radio

Viagem de trem de costa a costa

Veja no Mapa Dicas de Viagem

Andar de trem é uma forma tranquila e pitoresca de apreciar as vistas majestosas dos EUA. Os Estados Unidos têm uma extensa malha ferroviária que atravessa o país, levando as pessoas até os centros de grandes cidades, de costa a costa. As comodidades a bordo, como o vagão-dormitório, o vagão-restaurante e o acesso Wi-Fi, garantem a conveniência e o conforto da viagem. Nós acompanhamos o pessoal do Millennial Trains Project a algumas das principais cidades do sul dos EUA. Você pode reproduzir essa viagem de trem transcontinental, ou adaptar o trajeto como preferir, contando com o transporte da Amtrak, empresa responsável pelo transporte ferroviário no país.

P

onto de partida: Los Angeles, Califórnia

Para fazer essa viagem, pegue um voo até o Los Angeles International Airport. Antes de embarcar no trem, reserve alguns dias para conhecer Los Angeles, na Califórnia. Autoproclamada como "capital mundial do entretenimento", a Cidade dos anjos está repleta de estrelas e ícones da indústria do entretenimento. Reserve o dia para visitar pontos turísticos como Hollywood Walk of Fame, TCL Chinese Theatre, L.A. Live and the Grammy Museum e Griffith Park, onde você pode passear à sombra da famosa placa de Hollywood. Mas Los Angeles não se resume a Hollywood. Relaxe antes de partir para atravessar o país indo à praia, conhecendo as lojas da moda em Venice Beach ou andando de montanha-russa no Santa Monica Pier. Ao pôr do sol, junte-se aos moradores locais e turistas mais antenados no bar e na piscina que ficam no topo do Standard Hotel. 

Trem com destino ao Texas

Embarque em um trem na Los Angeles Union Station. Os trens da estação do centro da cidade partem com destino a Chicago, em Illinois, a Dallas, no Texas, e a Seattle, em Washington. Para reproduzir o trajeto do Millennial Trains Project, embarque em um trem que siga para o sudeste, com destino a San Antonio, no Texas. A viagem é longa e leva cerca de 28 horas, mas as paisagens maravilhosas do sudoeste fazem o passeio valer a pena. Se precisar esticar as pernas, você pode fazer uma parada em Tucson, no Arizona, que fica praticamente na metade do caminho entre Los Angeles e San Antonio. Essa cidade do Arizona conta com diversas galerias de arte, restaurantes deliciosos que servem comida típica local e o pitoresco Parque Nacional de Saguaro. 

Assim que o trem chega ao centro de San Antonio, é possível perceber o estilo único e a mistura de culturas da cidade. Essa pitoresca cidade do sul do Texas abriga um dos mais famosos marcos históricos dos EUA, o Alamo, a missão franciscana onde ocorreu a lendária batalha de 1836. Depois de conhecer um pouco da história local, desfrute de uma margarita refrescante em um dos muitos restaurantes especializados na culinária Tex-Mex da River Walk.
Depois de visitar San Antonio, você pode fazer um rápido desvio de 128 km até Austin, capital do Texas que fica a nordeste de San Antonio, onde é possível encontrar muitos food trucks que servem pratos deliciosos e casas de show com apresentações de música ao vivo. Durante o dia, visite o impressionante capitólio local ou aproveite para passear de barco ou caiaque no Lady Bird Lake. Depois, aproveite para escutar as bandas locais na Sixth Street, à noite.

Uma jornada pitoresca pelo sudeste dos EUA

Embarque novamente em um trem no centro de San Antonio e siga por pouco mais de 875 km para o leste, em direção a Nova Orleans, na Louisiana. O trajeto leva cerca de 15 horas e apresenta vistas belíssimas da Costa do Golfo e dos afluentes da Louisiana. A cidade, também chamada de The Big Easy, é embalada pelo som do jazz 24 horas por dia. Passeie pela história Jackson Square ou pelo icônico French Quarter e você com certeza encontrará diversos músicos que distraem a multidão com melodias alegres. Aprecie a música e aproveite para desfrutar de um doce no Café du Monde ou de um coquetel de primeira no clube de jazz Maison Bourbon. 

Após uma viagem com 11 horas e meia de duração em direção ao nordeste, saindo de Nova Orleans e passando pelo interior do Alabama, você chegará à movimentada e agitada cidade de Atlanta, na Geórgia, a 750 km de distância. Essa cidade do sul preserva boa parte da história dos direitos civis dos EUA. Faça uma visita ao Martin Luther King Jr. National Historic Site, onde você conhecerá todos os esforços feitos pelo líder dos direitos civis para garantir a igualdade de raças no país. Passeie pelo World of Coca-Cola para saber mais sobre uma das bebidas mais famosas do mundo e também reserve tempo para explorar o Jardim Botânico de Atlanta ou o pitoresco Woodruff Park.

Ponto de partida: Washington, D.C.

Washington, D.C. fica a cerca de 14 horas de trem de Atlanta, uma viagem que passa pelas montanhas e florestas verdejantes da Geórgia, Carolina do Norte e Virgínia. A capital dos EUA impressiona pelos museus do complexo Smithsonian e os monumentos pitorescos espalhados pelo National Mall e todas as atrações são gratuitas. Washington, D.C. também conta com uma cena gastronômica movimentada, que você pode conhecer no badalado Union Market, diversas lojas e atrações históricas, além da vida noturna animada. Siga de carro ou bicicleta para o sul da cidade, em direção à bela fazenda produtora de Mount Vernon, onde George Washington, o primeiro presidente dos EUA, viveu. Em Washington, D.C., você pode embarcar em um voo para voltar para casa ou continuar sua viagem de trem saindo da Union Station em direção a outros destinos da Costa Leste, como as cidades de Nova York, em Nova York, e Filadélfia, na Pensilvânia. 

Veja no Mapa

Informações da rota

Distância da rota 5387 Quilômetros
Tempo da rota 53 Horas
Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar