Este website usa Cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Saiba mais sobre como usamos os Cookies.

x
OK
USA Radio
Texas

Marfa

Faça uma peregrinação a este centro de arte contemporânea mundialmente famoso


Em 1971, o artista minimalista Donald Judd partiu de Nova York para o oeste em busca de um lugar para criar e abrigar permanentemente as suas esculturas de formato cada vez maior. A oeste de Pecos, encontrou a tranquila cidade de Marfa e o forte M. A. Russell, uma base militar desativada, onde criou a Fundação Chinati, um dos melhores espaços de exposição de arte de instalação contemporânea do país.

Com o nome de uma serra nas proximidades, a fundação destaca obras em que a arte e a paisagem circundante estão intimamente relacionadas, com uma coleção permanente que contém peças de Judd e onze artistas com o mesmo espírito, incluindo Don Flavin e Claes Oldenburg. O elemento central, 100 obras sem título em alumínio laminado, de Judd, formada por cem retângulos de alumínio, cria efeitos surpreendentes de acordo com a combinação de luz e espaço. Do lado de fora, 15 obras sem título em concreto usam a luz diurna da região como meio, com oitocentos metros de blocos de concreto ocos de cinco por três metros criando um efeito de sombra e luz sobre a pradaria que vai mudando lentamente.

Por causa da Chinati, desenvolveu-se uma pequena indústria de arte conceitual em Marfa, uma cidade de cerca de dois mil habitantes que começou como parada de abastecimento de água para trens no início da década de 1880. No centro da cidade, restaurantes que atendem os pecuaristas da região coexistem com livrarias de artes, e o hotel Thunderbird, original dos anos 50, foi reprojetado para se ajustar à nova estética de arte, misturando minimalismo com retrô. Entre os pousos mais tradicionais, o restaurado El Paisano Hotel remonta a 1930 e foi usado como locação e alojamento do último filme de James Dean, Assim caminha a humanidade, na década de 1950.

A leste da cidade, as chamadas Luzes Misteriosas de Marfa foram um dos apelos à fama da cidade antes da chegada de Judd, cintilando esporadicamente junto ao horizonte depois do pôr do sol, sem motivo conhecido. O Observatório McDonald vizinho abre outros horizontes com as suas Festas Estelares programadas regularmente.

Essa ideia de viagem pode ser encontrada em:

1.000 lugares para ver nos Estados Unidos & no Canadá antes de morrer©

Para informações completas sobre os locais mencionados aqui, além de muitas outras ideias de viagens nos Estados Unidos, veja o best-seller de Patricia Schultz.

Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar