USA Radio
Colorado

Destaque: Colorado Peaks – Chegando a Grandes Alturas

As Montanhas Rochosas do sul do Colorado inspiram e convidam para uma escalada


Os picos das majestosas Montanhas Rochosas do sul, conhecidas como Cordilheira Norte Americana, são os 54 Fourteeners (uma referência aos 54 picos com + de 14 mil pés de altitude) — como os alpinistas carinhosamente os chamam — ou picos a 4.267 metros acima do nível do mar. Os picos montanhosos únicos e majestosos do Colorado atraem pessoas do mundo inteiro, com quase meio milhão de pessoas escalando os 54 Fourteeners do Colorado a cada ano. Tão deslumbrantes quanto esses, e normalmente menos frequentados, são os picos menos elevados — a 3.350, 3.660 e 3.960 metros acima do nível do mar — que oferecem vistas magníficas certamente comparáveis a qualquer dos Fourteeners.

Como Chegar

As Rochosas do sul se estendem do norte do Colorado e seguem pelo centro do Estado até a fronteira sul. Estes altos picos podem ser acessados a partir de dezenas pequenas cidades de montanha e trilhas remotas por todo o Colorado central. Visite o U.S. Forest Service, Rocky Mountain Region, para obter uma lista de todos os Fourteeners, incluindo latitude e longitude. Você também encontra opções de caminhada e outras atividades recreativas em todas as florestas do Colorado: Arapaho e Roosevelt; Grand Mesa, Uncompahgre e Gunnison; Pike e San Isabel; Rio Grande; Routt; San Juan e White River National Forests.

Hospede-se Aqui

Há fartas opções de acampamento perto de qualquer Fourteener no Colorado. Reservas antecipadas em muitos campings locais estão disponíveis em Recreation.gov e os locais também oferecem área de camping por ordem de chegada. Depois de sua escalada, retorne a seu camping para dar descanso a seus pés doloridos e narrar a aventura de conquistar uma Fourteener!

Certifique-se

De se informar antes de subir em altos picos alpinos! Estude seus mapas e planeje sua rota, incluindo planos de contingência para mau tempo, ferimentos ou doenças. Avise às pessoas exatamente onde você está e quando pretende voltar. Se seu destino é uma Fourteener, comece cedo (antes do nascer do sol), e planeje começar a descida no máximo ao meio-dia, mesmo que você não tenha chegado ao pico.

Mais ainda, a doença das alturas pode transformar rapidamente um dia prazeroso nas montanhas em uma situação de emergência que exige ação imediata. Pesquise sobre as dicas de como permanecer saudável durante sua jornada alpina.

Não Se Esqueça

Solos alpinos de altitude são frágeis e podem levar anos para se recuperar de explorações fora das trilhas. A Colorado Fourteeners Initiative é uma organização sem fins lucrativos criada para promover caminhadas de baixo impacto, educar o público a respeito destes lugares especiais e guiar voluntários nas terras altas para restaurar trilhas e rotas para o topo danificadas por montanhistas.

Comece

Escalar um pico elevado exige planejamento e preparação prévios. Caminhe em grupos, nunca sozinho, e planeje de acordo com as habilidades do escalador mais fraco.

Considere também a possibilidade de escalar picos menos conhecidos e menos elevados que oferecem vistas igualmente deslumbrantes, mas que podem ser menos frequentados. O Outdoor Recreation Information Center (Centro de Informações de Recreação ao Ar Livre), localizado em Denver, oferece excelentes informações sobre trilhas para diversas experiências de caminhada. O Colorado Mountain Club também é um ótimo recurso para opções de conservação, programas educacionais e aventuras em grupo nas montanhas.

Você Sabia?

Solos antigos são destruídos por caminhadas fora das trilhas. Em elevações de 12, 13 e 14 mil pés, pode levar 1.000 anos para regenerar 3 centímetros de solo. O solo sustenta a vegetação exuberante da tundra alpina, mas o tráfego pedestre na paisagem pode remover a vegetação, expondo o solo antigo, que então é arrastado por água, deixando apenas o leito de rocha.


Por Janelle Smith
Recreation.gov

Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar