Este website usa Cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Saiba mais sobre como usamos os Cookies.

x
OK
USA Radio
Novo México

Pueblos indígenas do Novo México

Experimente o modo de vida tradicional do nativo americano


As 19 tribos Pueblo do Novo México são descendentes dos Anasazi, que viveu na região árida de Four Corners, há cinco séculos. Vindos do México, pioneiros espanhóis os encontraram vivendo em comunidades bem definidas e assim os chamaram "Pueblo", que significa "aldeia" em espanhol.

Hoje, as tribos Pueblo, do Novo México, estão espalhadas ao longo do rio, entre Albuquerque e Taos, com algumas a oeste, como Zuni e Acoma. Muitos dos edifícios de adobe que margeiam as ruas empoeiradas dessas cidades foram construídas centenas de anos atrás, e caminhões pick-up e antenas de TV são frequentemente os únicos sinais de modernidade. Algumas aldeias são mais tradicionais que outras; muitos moradores de Taos Pueblo e Acoma Pueblo ainda vivem sem água encanada e energia elétrica.

Acoma Pueblo, a ‘cidade do céu’, situa-se em cima de um planalto escarpado, uma hora a oeste de Albuquerque. Situada a 111 metros acima do nível do deserto, é uma cidade murada, com cerca de 300 estruturas de adobe, que se acredita ter sido habitada desde o século XI. Apenas cerca de 50 dos 2.800 membros da tribo residem aqui o ano todo, mas muitos retornam nas férias. A melhor época para visitar é 2 de setembro, o dia da festa que celebra o santo padroeiro deste pueblo.

Todos os pueblos recebem os visitantes de braços abertos, inclusive durante alguns festivais, que ocorrem quase todo mês. Você verá danças tradicionais que celebram a colheita ou o dia da festa de um dos muitos santos católicos que foram absorvidos pelo visão de mundo animista de Pueblo. Embora estas sejam algumas das cenas mais marcantes que se pode encontrar, completa com trajes cerimoniais coloridos, cânticos, tambores e sapateado, normalmente não é permitido fotografar nem gravar.

Um bom lugar para iniciar a exploração das tribos Pueblo do Novo México é o Centro Cultural Pueblo Indígena, em Albuquerque, de propriedade e operado por 19 pueblos. Ele inclui um grande museu de cultura Pueblo, demonstrações de artistas indígenas e danças cerimoniais ao vivo. Albuquerque também abriga o Encontro das Nações, no final de abril, o maior encontro anual de nativos americanos do mundo. Um evento caleidoscópico de sons e cores estonteantes, que reúne representantes de mais de 500 tribos, entre elas Cherokee, Pueblo, Sioux e Seminole, que chegam de todas as partes dos EUA e Canadá para praticar, ensinar e trocar tradições tribais. O evento de três dias apresenta um Mercado Comercial Índio, competições de canto e dança e a coroação da Miss Mundo Indígena.

Essa ideia de viagem pode ser encontrada em:

1.000 lugares para ver nos Estados Unidos & no Canadá antes de morrer©

Para informações completas sobre os locais mencionados aqui, além de muitas outras ideias de viagens nos Estados Unidos, veja o best-seller de Patricia Schultz.

Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar